Davicamarinha 0 Denunciar post Postado Setembro 21, 2009 Bom dia a todos, recentemente comecei a prestar consultoria tanto de TI quanto de Design para uma empresa. Bom, para resumir as coisas, a situação esta muito feia. Temos 17 computadores em rede, e uma internet muito lenta para os 10Mbps contratados. Nos teste de velocidade que eu fiz, se eu utilizar o cabo que sai do Switch para o meu PC, a velocidade fica em torno de 180 a 200Kbps, sendo que pelos os meus calculos, deveria ficar em torno de 500 a 600Kbps. Temos um switch Encore ENH916-NWY de 16 portas e um hub Encore ENH908-NWY de 8 portas. Pelo o que eu consegui descobrir: - o cabo da internet sai do modem e vai para o servidor Linux. - do servidor linux, ele vai para o hub, e do hub tem um cabo que liga no switch. Pelo o que eu li antes de vir pedir ajuda a vocês, é que o hub pode ser o culpado pela lentidão, e que o correto seria ligar o cabo da internet no switch e nao no hub. Alguem pode me dar uma ajuda com isso? Pois a rede esta super lenta e nao esta mais funcionando o voip. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
dark0 0 Denunciar post Postado Setembro 21, 2009 Olá O problema é lentidão em toda a rede, ou somente na internet ? Bem.. Se o cabo da internet sai do modem, e vai para o Servidor Linux, imagino, que o Servidor Linux, seja um Firewall, correto ? Partindo deste ponto de saída, podemos considerar um problema no Linux.. tanto de software, quanto de hardware. Já tive problemas de lentidão com a internet, e o problema em alguns casos foi o Linux sobrecarregado, E em outros casos, a placa de rede do Servidor Linux com problema. Em outros casos, era o próprio Modem ADSL. Seguindo do Servidor Linux então.. o cabo vai para o HUB. HUB, por padrão, é muito mais lento que um SWITH,pela forma que ele trabalha. Por isso lhe questiono, é realmente necessário ter um HUB e um SWITH ? POrque não ligar todos os micros + internet no SWITH ? (Imagino que a resposta seja pela quantidade de portas do SWITH..) Bem, o que eu faria, nesse caso: 1- Identificaria, se o problema é na rede inteira, ou somente na internet. 1-a- Se o problema for na rede inteira, sugiro um teste com o SWITH, e com o HUB.. se tiver a possibilidade de trocar os 2, e colocar um SWITH de 24 portas (se tem 17 micros.. um de 16 portas não serviria..) 1-b- Se o problema for somente na internet, sugiro isolar.. Primeiro tirar o Servidor Linux do caminho, e configurar o Modem para acesso direto no SWITH. Se o problema persistir, saberemos que nao é o Linux. Então, recomendo tentar a troca do Modem adsl.. (a proposito, qual a marca dele?) 2- Após verificação com equipamentos.. Se o problema continuar, sugiro uma avaliação quanto ao cabeamento de rede. Pois se os cabos estão com problema, a performance cai tambem. 3- Depois da verificação de cabeamento, sugiro uma verificação quanto aos micros.. Placas de rede dos mesmos.. e por ultimo, Sistema Operacional deles. Se o problema de lentidão na internet continuar, você pode ter em algum dos seus micros.. ou um trojan, que pode estar sugando toda a internet.. ou algum software de download de musicas.. torrent.. e afins... sugiro uma varredura nas maquinas. Após tudo isso.. se a internet continuar lenta.. você deve entrar em contato com a operadora de internet, pois tudo o que eles mandariam você fazer internamente, você já fez.. Só pra constar.. tenho aqui internet de 6MB, e faço download a 600kb/seg.. Logo.. se você tem 10MB.. a tendência era pra ser algo próximo a 900kb/seg.. Abraços dark0 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Setembro 21, 2009 Há de se levar em consideração clausulas contratuais com a prestadora de serviços de Internet. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Davicamarinha 0 Denunciar post Postado Setembro 21, 2009 Nos testes q eu fiz, ligando o modem (um D-Link 500B) direto no meu PC, da os 10Mbps contratados. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
dark0 0 Denunciar post Postado Setembro 21, 2009 Então David.. agora, você precisa isolar o problema. Como existem Muitas variaveis.. você vai ter de fazer por partes.. E acho que a primeira delas.. seria tirar o Linux do meio.. e testar a internet sem ele.. Bem.. eu escrevi as dicas pra você lá.. não vou repetir aqui.. hehe Abraços Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Davicamarinha 0 Denunciar post Postado Setembro 21, 2009 Conversei aqui com a Diretoria da empresa, vamos refazer tudo. Comprar um switch com 24 portas (para evitar essas gambiarras de switch e hub interligados), montar um rack, refazer todo o cabeamento da empresa. Valeu a força a todos. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
dark0 0 Denunciar post Postado Setembro 21, 2009 Se você está pegando a rede agora, acho que o ideal é isso mesmo. Refazer tudo, da forma correta.. assim evitará problemas futuros.. pois você arruma isso.. depois vai aparecer outro sapinho.. hehe Abraços Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites