CoM4nD 0 Denunciar post Postado Setembro 25, 2009 Boa noite, estou montando um sistema de cadastro de clientes, onde o campo "email" é um campo unique. O projeto consiste em: Um DataSet tipado com a tabela "clientes" tendo a coluna email como UNIQUE. Um DataGridView onde eu posso visualizar os dados do cliente e editá-los. Porém, estou com o seguinte problema: ao inserir ou editar um cliente, quero fazer a validação do e-mail (pra ver se já existe outro cliente cadastrado com o mesmo e-mail) no próprio datagridview. Lendo alguns tópicos, eu vi que a validação de dados deve ser feita pelo evento "RowValidating" ou "CellValidating". Porém, não encontrei uma forma de verificar se o e-mail já existe utilizando esses eventos. Somente consegui exibir uma mensagem de erro utilizando o evento "DataError" do DataGridView, porém, neste evento eu não consigo "travar" o cliente na célula que está sendo editada (o que consigo fazer no evento CellValidating, utilizando o "e.Cancel = true"). Gostaria de poder fazer a validação do e-mail e travar o cliente na célula (ou na linha) caso o e-mail já esteja cadastrado. Se alguém puder me ajudar, desde já agradeço. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quintelab 91 Denunciar post Postado Setembro 25, 2009 CoM4nD, seja bem vindo ao Fórum iMasters, conheça nossas regras: Regras do Fórum Você terá que fazer uma busca na sua fonte de dados verificando se o e-mail já existe, não tem como fugir disso. Abraços... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
CoM4nD 0 Denunciar post Postado Setembro 25, 2009 CoM4nD, seja bem vindo ao Fórum iMasters, conheça nossas regras: Regras do Fórum Você terá que fazer uma busca na sua fonte de dados verificando se o e-mail já existe, não tem como fugir disso. Abraços... quintelab, obrigado pela resposta, achei que tivesse algum outro jeito mais automático de fazer isso, mas, vou fazer a validação da forma que você recomendou, muito obrigado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites