Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

pcassiano

Photoshop para Apostilas

Recommended Posts

Preciso criar uma apostila beeem basiquinha, para ensinar Word para uma pessoa que não sabe nada de Informática. Esta apostila obrigatoriamente deve ter muitos screenshots. Até aí, tudo bem.

Acontece que eu gostaria de dar um "tapa no visual" desses screenshots. Como eu faço para:

1) Dar um zoom em uma determinada área da imagem (o screenshot), destacando-a? Por exemplo: sabe a Barra de Botões do Word? Deixá-la "em evidência", "puxando" ela "pra fora", com um zoom, para dizer "... é aqui, não é ali...".

2) Destacar uma determinada área da imagem, "clareando-a" e "escurecendo" o resto? Por exemplo: posso criar um retângulo em torno da área da Barra de Botões, tipo com a borda vermelha e tal e, mais importante, "clarear" a área interna deste retângulo, "escurecendo" a área externa, para dar destaque mesmo, "iluminar".

Note que são dois "efeitos" diferentes que quero aplicar sobre meus screenshots, onde deverei escolher em que momento cada um deles se aplica.

Entendeu?

Como eu faço?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia :)

1) Dar um zoom em uma determinada área da imagem (o screenshot), destacando-a? Por exemplo: sabe a Barra de Botões do Word? Deixá-la "em evidência", "puxando" ela "pra fora", com um zoom, para dizer "... é aqui, não é ali...".

Seleciona toda a área que você quer ampliar, aperte o V do teclado para pegar a Move Tool. Depois pressione Ctrl+T e redimensione o quanto desejar. Enquanto estiver selecionada a área, você pode mover e redimensionar a vontade.

2) Destacar uma determinada área da imagem, "clareando-a" e "escurecendo" o resto? Por exemplo: posso criar um retângulo em torno da área da Barra de Botões, tipo com a borda vermelha e tal e, mais importante, "clarear" a área interna deste retângulo, "escurecendo" a área externa, para dar destaque mesmo, "iluminar".

Selecione a área desejada, e pressione Ctrl+Shift+I. Isso irá inverter a seleção - ou seja, você terá selecionado toda a área externa, onde estará escuro. Pegue o balde de tinta, e deixa a opacidade dele em 50% (isso se faz lá em cima na barra de ferramentas). Escolha o preto, crie uma nova layer (Ctrl+Shift+N) e pinte a seleção.

Toda area externa ficou escura, e onde você deseja, está claro.

Se quiser ainda deixar um contorno vermelho, como citou, pegue o Rectangle Tool (U do teclado) e lá em cima na barra de ferramentas, escolha o Style 1px Stroke 0%opacity. Isso deixará apenas um contorno e nada de preenchimento. O contorno estará preto, para mudar, dê dois cliques na layer para abrir as Blending Options, vá em Stroke e troque a cor :)

Acho que é isso, se precisar de mais alguma coisa pode falar!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.