and.ardo 0 Denunciar post Postado Outubro 8, 2009 Olá pessoal. Estou fazendo um site em asp.net e na camada de apresentação gostaria de colocar um menu "vertical". Só que este menu teria que estar fixado na tela caso o usuário clica-se em algumas de suas opções, atualmente quando alguém clica em uma das opções do tal menu o link abre uma outra página separada ou sobrepõe a página atual (usando Target "_blank" ou "_parent" etc...) Ai pesquisando vi que usando esse tal FrameSet eu poderia dividir a tela em colunas, mas até o momento não consegui implementar isso a minha interface, alguém pode me orientar por favor? Qual seria o código (html) para dividir a página default.aspx em duas colunas, e a partir daí navegar pelo menu sem sobrepor a página atual? Obrigado, Anderson. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Ivan.Teles 23 Denunciar post Postado Outubro 8, 2009 Por que você não utiliza master page? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
and.ardo 0 Denunciar post Postado Outubro 10, 2009 Então Ivan, e que em uma master page não sei se rola um menu vertical, daí a minha idéia de dividir o site em duas colunas sendo a coluna da esquerda fixa (menu) e a da direita dinâmica aparecerendo o conteúdo cujo usuário escolheu no menu (coluna da esquerda). Se eu colocar o menu vertical em uma master page quando alguém for selecionar algum Sub-Item do menu toda a página ficará com seu layout comprometido já se houver como dividir isso em colunas e não em linhas por mais que o menu e seus sub-menus fiquem expandidos eu não teria que me preocupar com isso. No momento estou trabalhando com um controle.ascx que tem quase a mesma função da master page mas o problema se mantém da mesma forma como lhe disse acima. Na verdade a minha opinião é que o asp.net ao menos até a versão 3.5 que utilizo não criou uma ferramenta para se criar menus "horizontais e/ou verticais" que funcione de forma descente no Internet Explorer versão 7 e 8, aquele componente "Menu" que existe na caixa de ferramenta "Navigation" quando você consegue que ele funcione no I.E 7 acaba não funcionando na versão 8 ou fica comprometido no FireFox, etc...Com isso ficamos obrigados a trabalhar com menus em CSS etc... o que me parece uma falha da Microsoft que não consegue criar uma ferramenta dela para gerar um simples menu que é algo tão comum em qualquer site, infelizmente é isso. vlw. Anderson Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Ivan.Teles 23 Denunciar post Postado Outubro 11, 2009 Cara eu acho q da pra fazer com master e como você falou em menu com submenu, ustiliza treeview ele se metem aberto!!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
and.ardo 0 Denunciar post Postado Outubro 15, 2009 Então foi essa linha de raciocínio mesmo que estou seguindo, como não consigo algo mais apropriado para se fazer um menu vertical no asp.net estou utilizando uma tree view acoplada a um controle.ascx (mas daria no mesmo se fosse em uma master page), essa tree view ao menos até o momento esta sendo compatível com varias versões de browsers diferentes que testei (fato raro na internet), pelo que vejo o problema de usar menus são os submenus que se expandem dependendo das versões do browser do usuário esse submenu não aparece, fica invisivel. Uma outra idéia que tive também foi a seguinte, como alguns browsers tem problemas com submenus então crio somente o menu principal, e quando o usuário clica neste menu principal ao invés de extender um submenu eu abro uma página.aspx que tem em seu corpo vários icones (no lugar das opções do submenu) algo parecido com o painel de controle do windows, da mais trabalho e me parece ser uma cambiarra monstro...rs, mas é uma saida que tem funcionado em todos os browsers, afinal de contas deixa de ser submenu e passa a ser uma pagina asp.net comum que chamo de "sub-selecao". Valeu pelas dicas, muito obrigado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites