milaBastos 0 Denunciar post Postado Outubro 11, 2009 Bom domingo à todos... Andei estudando visualg e me deperei com uma dúvida... Queria saber com se faz um algoritmo em visualg que leia 6 numeros e depois informe, em ordem crescente, estes numeros. Se torna facil este exercicio com o comando se... neste caso já sei como se faz... Mas queria fazê-lo utilizando algum comando de repetição para diminuir o código... não tenho a mínima ideia por qual caminho iniciar...se é melhor pelo repita,ou para... :blink: ? desde já agradeço pela ajuda e espero que a gente troque conhecimentos por meio deste fórum. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif :D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Kandrade 7 Denunciar post Postado Outubro 11, 2009 Bom domingo à todos... Andei estudando visualg e me deperei com uma dúvida... Queria saber com se faz um algoritmo em visualg que leia 6 numeros e depois informe, em ordem crescente, estes numeros. Se torna facil este exercicio com o comando se... neste caso já sei como se faz... Mas queria fazê-lo utilizando algum comando de repetição para diminuir o código... não tenho a mínima ideia por qual caminho iniciar...se é melhor pelo repita,ou para... :blink: ? desde já agradeço pela ajuda e espero que a gente troque conhecimentos por meio deste fórum. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif :D Seja bem vindo ao fórum. Nesse caso como voce sabe que serão 6 números lidos use o loop para. Voce vai usar vetor? Poste o código que voce tem. Abraço! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
milaBastos 0 Denunciar post Postado Outubro 13, 2009 O codigo é este, a logica do algoritmo eu sei, mas não sei como colocar o codigo para fazer a verificação do menor numero com vetor dentro do loop para , acho que é neste local que esta o erro: algoritmo "numerosOrdemCrescente" // Função :Ler 6 números inteiros e colocá-los em ordem crescente. //Síntese: // Entrada:6 numeros inteiros informados pelo usuario. // Processamento:verificacao de qual é menor. // Saída:Numeros na ordem que foram informados e em ordem crescente. // Autor :Camila Bastos. // Data : 11/10/2009. var controlador,y:inteiro numero: vetor[1..6] de inteiro inicio // Seção de Comandos para controlador de 1 ate 6 faca escreval("Informe um número inteiro:") leia(numero[controlador]) fimpara escreval("=============================================================") escreval("Números informados:") para controlador de 1 ate 6 faca escreva(numero[controlador]) fimpara escreval("") escreval("=============================================================") //Verificando quais numeros sao menores para colocar em ordem crescente. //nesta parte não estou conseguindo fazer a verificação corretamente. //talvez seja o codigo que esta errado. para controlador de 1 ate 6 faca se ((numero[controlador]+1) = 7)entao interrompa para y de 1 ate 6 faca se (numero[controlador] < (numero[controlador]+y))entao numero[controlador]<-numero[controlador] senao numero[controlador]<-(numero[controlador]+y) fimse fimpara fimse fimpara //Imprimindo os numeros em ordem crescente. //nesta parte os numeros estão saindo na ordem que o usuario digitou. escreval("=============================================================") escreval("Ordem crescente:") para controlador de 1 ate 6 faca escreva(numero[controlador]) fimpara escreval("") escreval("=============================================================") fimalgoritmo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Kandrade 7 Denunciar post Postado Outubro 13, 2009 Tenho certeza que tem vários tópicos parecido com esse no fórum. Eu tentei buscar, mas achei a busca um pouco complicada. Não sei porque mas mudou bastante. Veja, voce pode usar vários algoritmos para ordenação. Um dos mais fáceis é esse aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bubble_sort Esse é mais ou menos o que voce tentou. A estrutura é essa: para j de 0 até 6 faça para i de 0 até 5 faça se numero[i] > numero[i+1] // faca a troca fim_se fim_para fim_para Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites