Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

educadorgustavo

antes de contratar programador -

Recommended Posts

Olá pessoal. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Pretendo contratar um programador (ou uma equipe) em 2010 para por em prática um projeto web, mas antes, gostaria de elucidar algumas dúvidas, para que possa entregar o projeto "completo" ao(s) programador(es).

Bem, gostaria de saber:

A utilização do "WWW" ainda é necessária para acessar algum site? Pois os navegadores se encarregam do "HTTP://" na hora de acessar, portanto, agente não precisa digitar, mas em relação ao "WWW"? (P.S.: Só para informar, Tim Berners-Lee - criador da W.W.W. - está estudando a possibilidade de excluir definitivamente o "http://" da internet mundial)

Supondo que eu possua o domínio www.exemplo.com, é possível criar um sistema web em que o usuário, ao se cadastrar, passe a ter seu espaço virtual (seu endereço web) com seu nome de usuário no lugar do "www"? Ou seja, gustavo.exemplo.com? Pois tradicionalmente, para fazer-mos isso temos que acessar nosso painel de controle (cPanel) e adicionar-mos o sub-domínio. Mas é possível programar um sistema que faça isso diretamente, sem precisar da interferência do administrador?

É possível construir um sistema que, antes de liberar o registro do usuário, verifique se o número do RG (ou CPF) do usuário confere com o nome digitado? O governo federal "libera" esse tipo de consulta, ou será que existe outro meio de averiguar essas informações? Exemplificando minha proposta: ao invés de se utilizar um nome fantasia + a senha para acessar a conta (fazer login no sistema web), gostaria que o nome de usuário fosse o número do RG do usuário (ex. 123456) e, ao acessar a conta, ao invés de aparecer, por ex., Bom dia 123456, aparecesse o nome real do usuário: "Bom dia, Gustavo", pois o sistema "sabe" que 123456 é o RG de Gustavo.

A confirmação/validação do nº de RG (ou CPF) do usuário seria necessária porque, se não houvesse essa fiscalização, qualquer um poderia inventar uma seqüência de dígitos e dizer que é seu RG (ou CPF). Sabem responder?

4º Sabemos que inovar do zero e criar um sistema novo é uma dificuldade; aproveitar idéias já existentes e modificá-las é outra. Assim, questiono aos programadores: criar sistema similar a um twitter ou um orkut é uma tarefa difícil, mesmo para programadores experientes? Pois já li, de um programador, que ao acessar os códigos (on-line) de um sistema web dá para ver como ele funciona e assim "tentar" fazer igual. Isso é fato? Será que um programador que possua experiência em php, xhtml, mysql, etc. é capaz de criar uma comunidade virtual, mesmo sem nunca ter criado uma? Ou será que isso é coisa para quem já fez e obteve sucesso na construção? (P.S.: Não estou falando de um programador adaptar um Community Builder ao projeto. Estou falando de um programador criar uma comunidade virtual "do zero", diante das necessidades do projeto)

4.1 Se vocês, programadores, fossem criar um "Orkut" para um cliente, quanto cobrariam e em quanto tempo entregariam o projeto funcional?

Essa dúvida chega a ser jurídica: ao contratar um programador (freelancer), como ter a segurança de que ele não "se apossará" do meu projeto caso "goste"? Pois uma pessoa de má fé pode simplesmente "pegar" o projeto, dizendo que vai fazer, e depois de ler, dizer que não pode fazer, e aproveitar a idéia para ele mesmo tentar "lucrar". Já procurei saber no INPI e eles disseram que idéia de projeto a se fazer não pode ser registrada. Assim, se o programador "roubasse" minha idéia, bastaria ele fazer algo um pouco diferente do projeto original e assim estaria "livre" de um processo judicial. Mas e aí? Vocês tem opinião a respeito?

Tentei explicar minhas dúvidas de modo sucinto.

Quem puder ajudar, ficarei muito grato.

E quem se habilitar à tarefa, pode enviar-me uma MP com link para seu portfólio. ;)

Valeu e até mais!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, outra dúvida: é possível criar um aplicativo que instale nos navegadores (IE, FF, Chrome, Ópera, Safari) um botão, e que este dê acesso ao banco de dados do usuário no site exemplo.com? Pois minha idéia seria que o usuário pudesse "clicar" num botão do navegador e ele abriria automaticamente uma tela de login, para dar entrada no banco de dados do usuário. É possível? Quais tecnologias o programador deverá conhecer para fazer isso?

Valeu mais uma vez!

Compartilhar este post

Link para o post

Tópico movido:

Webstandards: CSS / XML / XHTML / HTML http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif Dúvidas Gerais

[1] Não é necessário o uso do www.

[2] Sim, você pode fazer um subdomínio assim gustavo.exemplo.com.

[3] Da uma olhada aqui, acho que da para fazer isso sim.

[4] Se o programador for experiente mesmo, não vai ser difícil, apenas trabalhoso.

[4.1] Depende de vários fatores. Das tecnologias usadas, da formação do programador, etc.

[5] Acho que sim. Não sei.

[6] Da para adicionar na barra de favoritos, com JavaScript.

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

a quinta dúvida é questão de ética profissional

1. assinem contratos de confidencialidade

2. contrate pessoas que sejam confiáveis (o mais difícil...)

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Thiago e hinom! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Quanto a validação do CPF pelo nome, infelizmente a Receita não disponibiliza seus bancos de dados para este tipo de consulta. No entanto, os números do CPF seguem um padrão matemático que pode ser checado - tipo serial de software.

Porém, entre 2009 e 2012, nosso país passará por uma gigante mudança no número dos registros de civís (RIC), portanto, não seria uma boa criar um login por CPF hoje se daqui "a pouco" ele será alterado.

Quanto a dúvida nº 5, é uma pergunta sem resposta "segura" mesmo.

Mas quem tiver mais esclarecimentos...

Valeu pessoal! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

Compartilhar este post

Link para o post

contratação de funcionários será sempre um risco.

uma dica importante é evitar contratar pessoas por vínculo afetivo.

prefira profissionais capazes e competentes.

por exemplo,

vamos supor que você contrate o seu primo.

vocês se conhecem desde criança, confiam plenamente um no outro, pois, afinal, são da família.

No dia-a-dia começam a sugrir desentendimentos e consequentemente rompimento do acrodo de tabralho. Nesse momento, poderá perder não somente o ´vinculo trabalhista, mas também o vínculo afetivo.

Por isso, é preciso saber tomar decisões e fazer escolhas de forma racional.

Isso não quer dizer que seja errôneo trabalhar com pessoas próximas a você.

Se possuir pessoas próximas à você que sejam profissionais experientes, terá grandes chances de ter um negócio bem-sucedido.

Compartilhar este post

Link para o post

Já Respondida!

Olha Gustavo, eu já andei pesquisando isso, e direto pelo sistema não achei como, pois quem cria isso é o painel de controle do sei domínio. No caso eu utilizo aqui Locaweb e tive a mesma dúvida que você. E simplesmente o cara se cadastrar no seu sistema e criar um subdomínio com o nome dele não tem como. Pelo menos na locaweb. Se tiverem outras soluções até eu gostaria de saber! Mas a princípio direto assim não tem como!

Como explicado acima, existem sim validações para o CPF, mas por ser um padrão de números, qualquer site gerador de CPF poderia fazer com que burlasse esta validação. Mas nossa única saida mesmo é esta validação, e esperar que o usuário não gere um novo CPF automaticamente por meio de softwares! Até porque se não me engano por lei se mentires sobre os teus dados isso é um crime. Não?

Para programadores experientes digo realmente que não é uma tarefa Difícil, mas sim Custosa! Imagina reinventar o Orkut, os caras demoraram anos para deixar do jeito que ele esta agora, passaram por uma série de bugs que foram aparecendo naturalmente no processo de desenvolvimento dele, dai você quer um Orkut da vida em seu site. É possível sim, com certeza, mas poderá ser demorado. Mas no final das contas poderá ficar até melhor! Mas nem tente competir com eles, pois eles tem nome, e você ainda não. A não ser que fosse usar para outro objetivo.

4.1 Pergunta difícil, eu como programador Free trabalhando meio turno, dependendo do projeto diria uns 3 a 4 meses pra deixar tudo redondinho... O valor poderia dizer que seria 4 digitos no mínimo! rsrsrs

Já tive dúvidas nesta área também, mas quanto a designers. A saída mais segura é um contrato, pois ai qualquer coisa chame judicialmente. Não entendo muito desta área, mas sei que um contrato bem feito salva muita gente deste problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.