Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

DanielD2

Como dar um comando para uma função de dentro de um movieclip

Recommended Posts

Boa tarde a todos!

Bom mais uma vez tenho um problema e venho recorrer a vocês, aparentemente deve ser bem besta, mas infelizmente não tá dando certo comigo.

Criei um movieclip na stage e adcionei a ele outro movieclip manualmente, bom dentro desse segundo movieclip tenho uma animação e no final dessa animação preciso mandar um comando chamando uma funcão que irá montar um menu, no as2 é assim:

this._parent._parent.funcao();

agora no as3 eu tentei a mesma coisa e não vai.

this.parent.parent.funcao();

//--> e também tentei 

root.funcao();

Dá o seguinte erro:

1061: Call to a possibly undefined method montaMenu through a reference with static type flash.display:DisplayObjectContainer.

E ta instanciado certinho, mais não vai, provalvelmente não é assim mais né?

valew Pessoall

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Object(root).funcao(); //ou NomeDaSuaClasseMain(root).funcao();

Bruno valeu, deu certo como sempre...

Mas eu tenho uma dúvida por que chamar a classe "MÃE", para um metodo tão simples, você sabe porque ou já ouviu falar?

valeu cara http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

A classe Main (Principal) é a classe do seu SWF. Nela você define os métodos e as propridades do seu filme. Os MovieClips que você usa no seu palco, por exemplo, também são "propriedades" da sua classe principal.

Quando você acessa a propriedade root, você acessa um descendente de DisplayObject e que normalmente é MovieClip. Teste trace(root) no lugar do código que te passei. Se você tenta chamar seu método diretamente, vai ter um erro: funcao não é um método de MovieClip. E de fato não é. Esse método é da sua classe Main.

Entendeu mais ou menos?

Compartilhar este post

Link para o post

Nao consigo de jeito nenhum fazer a chamada no parent(root) da minha função...

To até nervoso, nao vai...

Li em todo lugar, sempre da erro :@

Se alguem puder ajudar..]Valeu

Olá Mário Pácio.

Fica legal você abrir um tópico próprio e postar o código que está usando.

Basta acionar o ícone < > e colar o action entre as tags code e /code.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal.

A grande vantagem de usar o root no Flash era fazer ou manipular algo de qualquer lugar não importa aonde.

Sendo assim, usar o parent mesmo que funcionasse, acabaria com essa praticidade, por isso acesse o root assim:

MovieClip(root).funcao();

Na verdade, mesmo que você queira usar o parent também tem de fazer isso:

MovieClip(parent).funcao();

Att,

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal.

A grande vantagem de usar o root no Flash era fazer ou manipular algo de qualquer lugar não importa aonde.

Sendo assim, usar o parent mesmo que funcionasse, acabaria com essa praticidade, por isso acesse o root assim:

Att,

Querido amigo Foxn, muito obrigada http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal.

Att,

Vale lembrar que, programando em OOP, você não deve precisar disso. Um objeto não deve depender de outro que ele nem sabe que existe. Já que queremos reutilizar nossos códigos, não podemos esperar que o objeto retornado pela propriedade root tenha sempre os métodos esperados.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.