Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

prompt

Como fazer um "serviço" para ficar rodando num servidor web ti

Recommended Posts

Opa galera, beleza?

 

To querendo dessa vez implementar uma rotina em C# numa hospedagem web, que vai ficar fazendo verificações nos domínios e gravando status no BD..

Porém não sei como fazer essa rotina rodar sozinha sem a intervenção de nenhúm usuário..

Como posso fazer isso?

 

Valeu!

Abração,

Prompt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prompt acho que da fazer usando thread, mas de qualquer forma tera q dá uma chamada inicialmente ele.

 

Fala Ivan, beleza?

Brigadão pela resposta!

 

A sim, tudo bem, isso será um serviço que vai rodar indefinidamente sem pausa, portanto posso sim dar um start inicial nele e depois só monitorar..

 

Me desculpe, mas o que é thread? Nunca ouvi falar..

 

 

Abraço,

Prompt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

beleza cara, então thread, é tipo algo que fica rodando em segundo plano em uma aplicação como no MSN é um thread que verifica status das mensagens e dos usuarios online, eu mesmo usei isso em um software,

que verifica o tempo de intervalo determinado pelo usuario pra ta enviando informações a um webservice. Sacou?

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Thread_%28ci%C3%AAncia_da_computa%C3%A7%C3%A3o%29

http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/5xt1dysy.aspx

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/7a2f3ay4%28VS.80%29.aspx

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você tem acesso completo ao servidor da hospedagem para poder instalar um Windows Service?

 

Caso não tenha, utilize o arquivo Global.asax com o evento CacheItemRemovedCallback para executar o mesmo.

 

Veja este artigo que poderá lhe ajudar nisso.

 

http://www.ramonduraes.net/category/ASPNET-Cache-CallBack.aspx

Atenciosamente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Precisa ser uma página web?

Eu tenho um script em python na minha hospedagem (locaweb) que roda todo dia 2 horas da manhã e grava algumas coisas no banco.

Dai depois tem uma página em ASP.NET que usa os dados, deixei bem separado.

Eu achei que ficou legal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai galera, desculpem a demora para responder.

 

Realmente Oenning, precisa ser num sistema web pois ficarei executando isso 24hs por dia.

O intúito principal é verificar o status do servidor de BD e de inúmeros domínios ao mesmo tempo, para ter um feedback que as hospedagens não costumam dar como se o servidor ficou fora do ar em determinada hora e coisas do tipo.

 

Vou ler mais sobre as soluções de vocês e do um retorno se me resolveu, mas show, vieram 3 soluções diferentes, animal, uma delas vai ter que resolver!! rs

 

 

Brigadão mais uma vez pessoal,

Abraços!

 

Prompt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi. Ainda acho que uma página web não é a melhor solução.

Se você comprar uma hospedam Cloud com Windows, você pode fazer um Windows Service como disseram ali em cima, acho que é o mais correto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O intúito principal é verificar o status do servidor de BD e de inúmeros domínios ao mesmo tempo, para ter um feedback que as hospedagens não costumam dar como se o servidor ficou fora do ar em determinada hora e coisas do tipo.
Bom prompt, se o intuito é verificar o status do banco de dados de vários dominios, creio que a solução é bem simples. Faça assim crie um banco em um local onde a conexão não irá cair e nos sites que precisam ser verricados, você implementa uma rotina que sempre a conexão ao banco de dados for recusada você grava um log nesse outro banco de dados. Eu faço atualmente faço o seguinte sempre q ocorre algum problema em algum sistema web que desenvolvi o sistema dispara um email pra mim (seria a mesma ideia?). Agora se você quer verificar a funcionalidade de o site esta fora dor ar, você pode criar um robo em seu proprio PC ou no servidor da sua empresa pra pingar o dominio de tempos em tempos e quando a resposta for negativa você grava um log.

 

Espero que ajude, Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O intúito principal é verificar o status do servidor de BD e de inúmeros domínios ao mesmo tempo, para ter um feedback que as hospedagens não costumam dar como se o servidor ficou fora do ar em determinada hora e coisas do tipo.
Bom prompt, se o intuito é verificar o status do banco de dados de vários dominios, creio que a solução é bem simples. Faça assim crie um banco em um local onde a conexão não irá cair e nos sites que precisam ser verricados, você implementa uma rotina que sempre a conexão ao banco de dados for recusada você grava um log nesse outro banco de dados. Eu faço atualmente faço o seguinte sempre q ocorre algum problema em algum sistema web que desenvolvi o sistema dispara um email pra mim (seria a mesma ideia?). Agora se você quer verificar a funcionalidade de o site esta fora dor ar, você pode criar um robo em seu proprio PC ou no servidor da sua empresa pra pingar o dominio de tempos em tempos e quando a resposta for negativa você grava um log.

 

Espero que ajude, Abraço!

 

Sim, Ivan, é exatamente isso que quero, mas quero fazer uma interface que me mostre em tempo real o que está acontecendo nos diversos servidores entendeu? O problema é que localmente não tenho um acesso muito bom a internet e não gostaria de ficar dependendo disso para que as informações fossem gravadas.

 

Mas gostei da sua solução, que o msn usa e tal, só não tive tempo de implementar ainda.

Inclusive, estava pensando, posso usar esta solução num chat on-line, para verificar o status dos usuários, se o atendente está escrevendo, se existe uma mensagem nova.. etc

Essa é outra coisa que me intriga.. como enviar mensagens em tempo real de um computador para o outro passando pelo servidor..

Não pesquisei muito a fundo ainda, pra ser bem sncero, mas quero muito aprender a fazer isso!!

 

Vou testar as opções que foram dadas e ler um pouco mais e posto aqui o resultado beleza?

Obrigado pela ajuda dnovo Ivan.

 

Abração!

Prompt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

So pra esclarecer...

Essa é outra coisa que me intriga.. como enviar mensagens em tempo real de um computador para o outro passando pelo servidor..

Se você reparar no msn ao conversar com uma pessoa, as vezes aparece q a pessoa esta digitando algo, porém depois de um tempo não chega nenhuma mensagem.. O que ocorre é que ele verifica se a pessoa esta teclando e as vezes a pessoa começa a teclar e desiste, mesmo assim demora um pouco pq o programa tem um intervalo de verificação de o outro esta teclando. Eu não sei ao certo se é uma conexão direta, PC a PC e o server so faz uma ponte, mas acho que tudo q ocorre entre o MSN fica em um server e os Messenger ficam verificando no servidor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

So pra esclarecer...

Essa é outra coisa que me intriga.. como enviar mensagens em tempo real de um computador para o outro passando pelo servidor..

Se você reparar no msn ao conversar com uma pessoa, as vezes aparece q a pessoa esta digitando algo, porém depois de um tempo não chega nenhuma mensagem.. O que ocorre é que ele verifica se a pessoa esta teclando e as vezes a pessoa começa a teclar e desiste, mesmo assim demora um pouco pq o programa tem um intervalo de verificação de o outro esta teclando. Eu não sei ao certo se é uma conexão direta, PC a PC e o server so faz uma ponte, mas acho que tudo q ocorre entre o MSN fica em um server e os Messenger ficam verificando no servidor.

 

É, faz sentido, acho que você ta certo Ivan, a única coisa que me preocupa é, por exemplo, se o msn fica verificando de tempo em tempo se a outra pessoa mandou msg, imagino que seja uma verificação de banco de dados certo? Fico imaginando a quantidade de Selects no banco de dados ao mesmo tempo que isso não gera.. sei lá como eles fazem, mas deve ter um belo esquema..

 

Vou dar uma boa pesquisada, acho que isso é tema de interesse pra muita gente ai.

Quam puder contribuir será show.

 

Como é melhor proceder Ivan, abrir um outro post com esse assunto diferente?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.