Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

wllf

[Resolvido] Select

Recommended Posts

Olá pessoal, estou desenvolvendo um sistema para auto escola, mas estou com um problema na montagem da query estoque.

 

Preciso somar todas as entradas de uma determinada pasta da tblentrada e incluir na tblestoque, com a mesma descrição, montei um select assim:

SELECT SUM(M.QTDADE), E.DESCRIÇAO_MATERIAL
FROM TBLENTRADAMAT M, TBLESTOQUE E
WHERE M.DESCRIÇAO_MATERIAL = E.DESCRIÇAO_MATERIAL

 

Ou seja é para somar as entradas da tblentradamat somente quando a descrição for igual a descrição tblestoque, mas o delphi emiti uma mensagem de erro na linha do select(Ele sói lê a função SUM e não aceita selecionar a E.DESCRIÇAO_MATERIAL.

 

Caso alguém possa me ajudar valeu 1!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, sua dúvida é meio básica... seu problema é que sua condição está incompleta... sempre que se usa comandos como sum e count com outros campos de retorno, é obrigatório usar a cláusula group by com estes outros campos informados.... no seu caso, seu group by será por E.DESCRIÇAO_MATERIAL.

 

SELECT SUM(M.QTDADE), E.DESCRIÇAO_MATERIAL
FROM TBLENTRADAMAT M, TBLESTOQUE E
WHERE M.DESCRIÇAO_MATERIAL = E.DESCRIÇAO_MATERIA
GROUP BY E.DESCRIÇAO_MATERIAL

[]'s

 

Ps.: no seu where, em vez de E.DESCRIÇAO_MATERIA não seria E.DESCRIÇAO_MATERIAL?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Chrnos

 

Valeu pela dica, tentei varias vezes montar esse select mais sempre surgia um erro, não tinha idéia que ao usar o comando SUM eu teria que group by junto.

 

Obrigado!!!!!!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.