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Mário Monteiro

Tempo de resposta é a chave para a disseminação viral de informações

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Tempo de resposta é a chave para a disseminação viral de informações

 

A disseminação rápida de informações pela rede é um fenômeno de grande interesse dos cientistas sociais, assim como dos planejadores de campanhas publicitárias e dos especialistas em segurança, sempre às voltas com o espalhamento rápido de vírus e outras ameaças.

 

Segundo uma pesquisa realizada na Universidade Carlos III de Madri, na Espanha, não é a identidade de opinião ou de gosto dos internautas, mas a heterogeneidade no tempo de resposta às mensagens que determina se uma notícia ou filme se espalhará de forma viral pela internet ou se cairá no esquecimento.

 

Os modelos tradicionais estimam que os internautas respondem às mensagens, em média, em um dia - ou seja, leva cerca de um dia para que uma mensagem seja transmitida entre os membros de uma rede social. Entretanto, dados reais coletados em um experimento realizado para observar e quantificar a disseminação de informações negociais em redes sociais apontam que há, na verdade, duas velocidades associadas com a atividade dos usuários.

 

De acordo com o professor Esteban Moro, que fez a análise em conjunto com seu colega José Luis Iribarren, os usuários "viciados em tecnologia, que estão estão sempre conectados e que respondem aos e-mails muito rapidamente", são os responsáveis pela difusão de certos rumores ou campanhas de forma muito rápida pela internet.

 

Assim, se a informação é capaz de capturar a atenção desses internautas de primeira linha, ela atingirá muitas pessoas muito rapidamente. Por outro lado, se a informação não é tão interessante, será espalhada lentamente, porque dependerá daquele grupo de internautas que leva mais tempo para ler e responder as mensagens. Isto faz com que alguns rumores e outras informações fiquem dormentes nas redes sociais por muito tempo.

 

A matemática da disseminação de informações

 

Os modelos matemáticos que os dois pesquisadores criaram explicam porque as campanhas virais demoram tanto tempo para funcionar e são capazes até mesmo de avaliar o seu possível impacto. "Com este experimento, fomos capazes de prever, com uma pequena margem de erro, quantas pessoas irão receber as informações e quanto tempo vai demorar para que ela chegue até eles. Este é o primeiro modelo quantitativo que permite prever o que está acontecendo," afirma Moro.

 

A qualidade dos dados permite uma modelagem matemática das campanhas virais através de processos de ramificação, que, por sua vez, acentuam os pesquisadores, ressaltam o papel preponderante da heterogeneidade nas redes sociais onde se dá a propagação da informação.

 

Para chegar a estas conclusões, os pesquisadores analisaram os resultados de um conjunto de campanhas de marketing viral projetado por Iribarren para a IBM. Mais de 30.000 pessoas de 11 países europeus participaram das campanhas, que consistiam no modelo clássico da recomendação de um amigo.

 

Um boletim de notícias da própria empresa continha um formulário de inscrição que, depois de concluído, incluía a possibilidade de recomendar a assinatura para outra pessoa. Para aumentar a taxa de recomendação, foi anunciado um sorteio de um computador portátil entre aqueles que passassem a mensagem para um amigo. Isso garantiu a geração de dados suficientes para que os pesquisadores pudessem analisar a disseminação das informações.

 

Os resultados foram publicados na Physical Review Letters, um dos mais respeitados periódicos científicos do mundo.

 

Via Inovação Tecnológica

 

Fonte: iMasters

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