Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Jackson Dias

O Cérebro nosso de cada dia.

Recommended Posts

Bom pessoal em uma outra área do fórum encontrei uma postagem muito boa.

 

 

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif

Olhe para esta figura por alguns instantes e decida: para que lado a bailarina gira?

 

Imagem Postada

 

http://www.cerebronosso.bio.br/storage/RotatingBallerina.gif

 

Agora, feche os olhos por alguns instantes, abra-os e tente enxergar a bailarina girando no sentido oposto. Consegue? Se não conseguir, vá dar uma volta, leia outras coisas, depois volte aqui no site e veja a bailarina de novo. Constatar que ela pode subitamente girar para o lado oposto é uma surpresa e tanto!

 

A surpresa, claro, é oferecida pelo seu cérebro: esta imagem é uma série de 34 quadros que não mudam de ordem (eu chequei, mas, se você quiser se convencer, bastar salvar esta imagem e abri-la em um editor que a mostre quadro-a-quadro), repetidos em loop.

 

O cérebro enxerga movimento onde não há a partir da interpolação entre imagens sucessivas. Assim funcionam o cinema, os desenhos animados e aqueles filminhos que aprendemos a desenhar quando crianças na margem dos cadernos. E assim as 34 imagens da dançarina são interpretadas como cenas sucessivas de uma moça que gira sobre uma perna só.StaticBallerina.gif

 

Mas qual perna? Aqui está o truque: as imagens no filminho acima são ambíguas. Metade delas tanto pode representar a bailarina vista de frente quanto de costas; na outra metade das imagens, onde ela aparece de lado, a perna levantada pode ser tanto a esquerda quanto a direita (tente se convencer disso com a imagem estática ao lado).

 

O cérebro, no entanto, não se entende com ambiguidades, e tenta sempre encaixar suas representações do mundo em uma explicação única, coerente: se há movimento, ou bem a bailarina gira para a direita, ou para a esquerda. Em momentos diferentes, você pode enxergar ora a um movimento no sentido horário, ora no anti-horário - mas, a cada momento, o movimento só pode ser um.

 

O que nos faz enxergar a Bailarina Ambígua girando, digamos, para a esquerda, e não para a direita? Acaso, talvez, ou algum processo já em andamento no cérebro naquele instante que torna a interpretação tendenciosa para um lado ou outro.

 

Mas a informação, e com ela nossas expectativas, faz uma diferença. Por exemplo, quando o cérebro percebe a Bailarina Ambígua girando para a direita, no sentido horário, ele percebe a perna direita levantada; quando percebe a Bailarina girandopara a esquerda, no sentido anti-horário, ele enxerga a perna esquerda levantada. Você pode usar esse conhecimento para tentar mudar suas expectativas e convencer seu cérebro (ou seja, convencer a si mesmo!) a interpretar a mesma bailarina de duas maneiras diferentes.

 

 

 

Esta imagem aparece em uma matéria da Australian Associated Press como parte de um suposto "teste de lateralidade cerebral". Segundo eles, quem vê a bailarina girar no sentido horário "usa mais o lado direito do cérebro"; quem vê a bailarina girar no sentido anti-horário "usa mais o lado esquerdo do cérebro".

 

A parte da lateralidade é, até onde eu sei, besteira - como a maior parte das declarações da pseudo-psicologia popular que banaliza (incorretamente) a lateralização cerebral (que existe!) como sendo o lado direito do cérebro emocional e o lado esquerdo, racional. Mas isso é outra estória...

 

Fonte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei se tem lado bom ou lado ruim isso, mas consegui "controlar" a imagem para girar no sentido que eu pretendia.

Tanto em sentido horário quanto em sentido anti-horário.

Consegui fazer isso com a cabeça um pouco mais inclina para o lado que eu desejei e olhando para a perna "levantada". Tanto do lado esquerdo quanto do lado direito consegui pefeitamente sem dificuldade. Espero que isso não seja coisa de louco se não vou confirmar o que já estava pensando http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/shifty.gif

 

Achei muito interessante essa matéria.

 

Num outro tópico o pessoal só conseguiram ver uma ou duas vezes girando em sentido contrário.

 

E ai no de vocês deu o que?

 

Abraços!

Jackson

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hehehe, funcionou mesmo, custei pra conseguir, mas a dica de inclinar a cabeça realmente ajuda. Abraço.

 

Uffa!!! eu estava um pouco preocupado achando que tinha comprovado que sou louco.

Que bom que descobri que não sou o unico.

 

:rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depois de passar quase metade do meu horário de almoço olhando pra figura, eu já estava com a baba escorrendo quando percebi que depois de um tempo a bailarina estava parada e eu estava girando :blink:. Isto seria normal? :huh:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

está fora do ar a pagina

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só não está abrindo a imagem no fórum, motivo qual não sei.

Mas no site está abrindo perfeitamente tio Mário.

 

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif

http://www.cerebronosso.bio.br/para-que-lado-a-bailarina-gira/

 

 

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, como é uma sequencia de Imagens não há como negar que começa a dirar no sentido horário porém se a pessoa já começar a ver após o video em movimento ai talvez veja no sentido anti-horário.

 

Meu cérebro se recusa a aceitar que a bailarina está em sentido Anti-horário

 

Será que é normal?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.