Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Diego Garcia

CT-e utilizando a solução CTe_Utils

Recommended Posts

Antes de mais nada um Salve a todos os membros do forum, esse é meu primeiro tópico, espero poder colaborar para que o forum continue de alto nível.

Gostaria de saber se alguém esta utilizando a solução Cte_Utils (a versão para CT-e da NFe_Utils )? percebi que mesmo usando essa solução é necessário a geração dos arquivos XMLs de envio, e como sou leigo no assunto, gostaria de saber também se alguém tem algum exemplo da geração do xml referente ao serviço CteRecepcao. Tentei fazer algumas coisas usando o componente TXMLDocument, porem não sei aplicar o schema xml corretamente.

Também aceito outras sugestões para implantar essa solução dentro do meu software.

Desde já agradeço a atenção.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Diego

Já ouviu falar em ACBR? Dê uma pesquisada porque eles tem vários componentes em delphi que auxiliam tanto no desenvolvimento de uma aplicação em NFe como CTe

Se você já conhece, ou não, te adianto que o CTe deles não está totalmente completo, e ainda existem erros e auxências na geração do xml.

Obs: eu não sei se quando você falou destes utils eram estes do ACBR, se sim, desculpa

O que concordamos aqui foi fazer uma geração nossa. Desenvolvemos classes do tipo TCollectionItem que lêem e geram xml; muito semelhante, no geral, com o ACBR. Contudo é mais legível e mais simples o código, como também tem tudo que o ACBR não tem

Mas como o problema não para por ai, indicaria também que você estudasse, entendesse, e tirasse proveito, da maneira que o ACBR faz as comunicações com o WebService. Esta parte está bem completa, e pode ser adaptada como você quiser.

Obrigado

Antes de mais nada um Salve a todos os membros do forum, esse é meu primeiro tópico, espero poder colaborar para que o forum continue de alto nível.

Gostaria de saber se alguém esta utilizando a solução Cte_Utils (a versão para CT-e da NFe_Utils )? percebi que mesmo usando essa solução é necessário a geração dos arquivos XMLs de envio, e como sou leigo no assunto, gostaria de saber também se alguém tem algum exemplo da geração do xml referente ao serviço CteRecepcao. Tentei fazer algumas coisas usando o componente TXMLDocument, porem não sei aplicar o schema xml corretamente.

Também aceito outras sugestões para implantar essa solução dentro do meu software.

Desde já agradeço a atenção.

Compartilhar este post

Link para o post

O Bruno, tudo bom? antes de mais nada, obrigado por me responder.

Sobre o ACBr eu conheço sim, não me informei muito bem sobre o projeto pois pelo que entendi ele é baseado em componentes, e aqui na empresa não estamos acostumados a utilizar componentes de terceiros (não que isso seja uma regra). O Utils é um outro projeto, baseado em DLL, vale a pena dar uma conferida, a parte de comunicação deles é muito simples (confere aqui o site oficial), porem, 80% dos métodos recebem um xml como parâmetro, e quem esta desenvolvendo para o CT-e sabe a complexidade da geração desses xmls.

Eu gostaria inicialmente de uma ajuda para gerar os XMLs dentro do Schema Exigido. Pelo que entendi existem algumas regras que devem ser seguidas para que o xml seja validado. Eu li bastante a documentação disponível, mas achei mais confuso do que tentar fazer "na raça"

Quem puder ajudar eu fico grato.

Compartilhar este post

Link para o post

Diego

Nós usávamos dll aqui também, mas a dll não dá acesso ao código, então prefirimos o ACBR

Sobre o componente é bem simples, tem o tutorial da instalação e utilização no site. Porém como eu disse, o mais interessante disto é você aprender com o ACBR a fazer as validações do xml, assinatura e comunicação, que vão ser muito necessárias.

Sobre a geração, prefirimos trabalhar com classes, pois são flexíveis, como imaginamos que o layout pode ser futuramente

Mas se mesmo assim você não quer usar componentes nem trabalhar com classes.. Dá para continuar usando o TXmlDocument, tanto que eu desenvolvi um programa inteiro com ele, mas depois vi que tem seus defeitos... A melhor maneira de usar o TXmlDocument é aprendendo a mexer com um de seus atributos que é o DOMXmlDocument, que é um pouco mais complexo, mas é muito completo.. Pesquise isto

Outras maneiras, geralmente usadas para leitura, seria você escrever, ou conseguir um cte pronto, e utilizálo no XmlMapper, e fazer os arquivos ToDp e ToXml, que irão ler do xml e traduzir para um DataPackt, muito provavelmente um ClientDataSet, ou irão traduzir dos dados do Client para o Xml

pesquise direitinho isto que é bem interessante também, Utilize isto no XmlTransform, desta forma você terá todos os campos do xml em um client, podendo manipulá-lo como quiser

Ainda acredito que uma classe de geração, manipulando strings, seja o melhor, mas aqui estão os outros meios que eu encontrei no caminho do desenvolvimento desta empresa

Obrigado =)

O Bruno, tudo bom? antes de mais nada, obrigado por me responder.

Sobre o ACBr eu conheço sim, não me informei muito bem sobre o projeto pois pelo que entendi ele é baseado em componentes, e aqui na empresa não estamos acostumados a utilizar componentes de terceiros (não que isso seja uma regra). O Utils é um outro projeto, baseado em DLL, vale a pena dar uma conferida, a parte de comunicação deles é muito simples (confere aqui o site oficial), porem, 80% dos métodos recebem um xml como parâmetro, e quem esta desenvolvendo para o CT-e sabe a complexidade da geração desses xmls.

Eu gostaria inicialmente de uma ajuda para gerar os XMLs dentro do Schema Exigido. Pelo que entendi existem algumas regras que devem ser seguidas para que o xml seja validado. Eu li bastante a documentação disponível, mas achei mais confuso do que tentar fazer "na raça"

Quem puder ajudar eu fico grato.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado mais uma vez Bruno,

Para manipular o xml estou usando o TXMLDocument mesmo, e estou armazenando seus dados em estruturas (Records) que eu mesmo criei.

Pelo que vi, vou usar a dll para assinar e validar o xml e estabelecer comunicação SSL com os webservices que irei consumir, de qualquer forma assim que tiver um tempo vou estudar um pouco mais sobre as tecnologias que você me recomendou e também vou estudar mais sobre o ACBr. O único problema é que, pelo andar da carruagem só terei tempo em 2012 =P.

abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.