Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

nemtconto

Função Replace

Recommended Posts

Galera, meu BO é o seguinte. O vendedor aqui vendeu uma coisa para o cliente, e sempre sobra pra quem? pro programador é claro...

Então qual é o problema.

Vai exister em uma tabela no banco de dados, um local chamado "termos técnicos" ou seja, nesta tabela terá mais de 300 palavras com termos técnicos.... Tipo um "dicionario" por assim dizer, de palavras, por exemplo "Hospedagem" - "Aonde você irá hospedar seu site, é igual a imasters no Dial Host" e tal? Sacaram?

Ou seja essa tabela já existe, ela tem o "ID" o "TERMO" e a "DESCRIÇÃO" do termo.

Até ai perfect, da pra excluir, editar, incluir e etc pelo sistema que fiz... O BO agora é!!!!!!

Quando o cara vai "inserir uma noticia" no site, é gravado em outro banco, o titulo, a descrição e etc... Até ai certo também, mas o que deve ser feito agora é toda a noticia que ele "ADICIONAR" ao site, aonde estiver escrito "HOSPEDAGEM" assim que passar o mouse por "cima" deverá abrir tipo um "alt ou um toltip (já ouviram falar? é um javascript bem bacana já pronto)" mostrando a "descrição" desse termo mas no caso se a noticia tiver mais de mil palavras e dessas "mil" palavras tiver umas "150" que contenham nesse banco elas deverão ser "substituidas" e assim que passar o mouse em cima deverá abrir a descrição de cada palavra...

E eu não sei nem ao certo como começar, verifiquei aquilo pelo forum algo parecido e até mesmo no google, mas como não sei o que se trata... então não sei ao certo "o que procurar"... alguém já passou por isso, ou teria sugestões de como eu deva buscar isso ou melhor, como eu posso fazer?

Não precisa do código nem nada (claro que se tiver nem que seja um exemplo vai ajudar pra caramba) mas apenas "sabendo" o "procedimento" de como fazer já vai ser ótimo!

Então se alguém puder dar um help ficarei muito feliz! Obrigado mais uma vez pelo help galera!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

a notícia esta em outro banco de dados? simplesmente faça duas conexões, pegue a notícia de uma e as palavras de outra.

você sabe como fazer o replace de cada palavra para aparecer a descrição? se não, posta aí.

Espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post

a notícia esta em outro banco de dados? simplesmente faça duas conexões, pegue a notícia de uma e as palavras de outra.

você sabe como fazer o replace de cada palavra para aparecer a descrição? se não, posta aí.

Espero ter ajudado.

Nunca mexi com replace na verdade.... mas já entendi o que você quis dizer... farei um teste aqui sobre isso e caso não de certo eu posto aqui, e caso de certo posto o resultado para quem tiver a mesma dúvida xD

Mas se puder me ajudar com isso xD

Compartilhar este post

Link para o post

abra um recordset com a tabela dos termos e faça assim:

do until rs.eof
replace(noticia,rs("termo"),rs("descricao"))
rs.movenext
loop

onde noticia é a var que leva a notícia, e no lugar de rs("descricao") você coloca o esquema do alt lá e usa rs("descricao") para puxar a descricao do db.

Compartilhar este post

Link para o post

você poe usar um AJAX no evento onmouserover e exibir dentro de um div a descricao

Compartilhar este post

Link para o post

você poe usar um AJAX no evento onmouserover e exibir dentro de um div a descricao

Teria algum exemplo disso? por que nunca mexi com Ajax, mas sei que não deve ser tão "dificil" uma vez que já se tem a "lógica do negócio"...

por que estou fazendo uns testes aqui do jeito que o "augustoclaro" falou pra ver se consigo chegar no resultado que quero... porém como as noticias podem ser grandes, parece que o "do until" demora um pouco para verificar palavra por palavra..

e o pior é que tem alguns termos que são assim "Agua Filtrada" porém ele não reconhe isso para fazer o replace....

não sei se tem a ver também...

mas as palavras no banco do "termo" são sempre com a primeira letra maiuscula... já quando se bota a "noticia" ela não é é tudo minusculo isso também dificulta? tá meio osso fazer isso...

Compartilhar este post

Link para o post

existem varios exemplo, inclusive um AutoComplete no laboratorio de scripts...

Compartilhar este post

Link para o post

existem varios exemplo, inclusive um AutoComplete no laboratorio de scripts...

eu tinha dado uma passada lá tinha visto um AutoComplete em ASP.NET estou atrás disso também, para quando alguém vai fazer uma "busca" no site... xD

Vou passar um pente fino novamente lá!

Compartilhar este post

Link para o post

seguinte, nao li os comentarios dos demais, mas o fato é que o "problema" não está no Adicionar Noticia, você não pode fazer replace das palavras da noticias.....ai você pergunta...mas porque não!? simples. se por ventura um ou mais termos que foram substituidos na noticia sejam atualizados(correção de texto ortografico ou até mesmo definição revisada) você vai disponibilizar uma informação do termo errada. A Solução pra isto está no momento de exibir a noticia. Eu faria o seguinte, ao clicar sobre a palavra duas vezes(a palavra ficará com fundo preenchido pois está selecionada) você dispara um ajax que vai na tabela de termos e pesquisa a definição da palavra que foi clicada duas vezes. A resposta do ajax exibe num tooltip

Compartilhar este post

Link para o post

seguinte, nao li os comentarios dos demais, mas o fato é que o "problema" não está no Adicionar Noticia, você não pode fazer replace das palavras da noticias.....ai você pergunta...mas porque não!? simples. se por ventura um ou mais termos que foram substituidos na noticia sejam atualizados(correção de texto ortografico ou até mesmo definição revisada) você vai disponibilizar uma informação do termo errada. A Solução pra isto está no momento de exibir a noticia. Eu faria o seguinte, ao clicar sobre a palavra duas vezes(a palavra ficará com fundo preenchido pois está selecionada) você dispara um ajax que vai na tabela de termos e pesquisa a definição da palavra que foi clicada duas vezes. A resposta do ajax exibe num tooltip

Consegui chegar exatamente onde queria =)

Agora só tem um problema!

usando o replace e tal... ele só faz isso na última palavra do banco de dados... ou seja se for "café" ele só substitui essa, mesmo que no banco tenha uma palavra "água" ele não substitui essa palavra também, apenas aonde está "café"... E se a palavra está no "meio" das linhas tipo tem o ID 7 ele não substitui, ele só vai pegar a ultima que no caso seria o ID 15 (exemplo)

Sabem como poderia resolver isso:?

Compartilhar este post

Link para o post

já consegui resolver esse "BO" também!

só que não deu pra editar o post de cima para avisar (por que rola isso? lol)

Agora só to com problemas no caso de "case sensitive" ou seja, se A for a ele só pega aonde está A e não aonde tem "a" sacaram? Quero que ele vá dos dois jeitos... como poderia resolver isso?

Compartilhar este post

Link para o post

ou tb tipo akels menu accordeon_ajax-spry do dreamweaver você consegue integrar

Compartilhar este post

Link para o post

cadastra o termo em maiucula e ao verificar torne todas as palavras em maiusculas(tempo execução). nao esqueça dos acentos, dependendo do banco dá pra fazer direto no sql tudo isso

Compartilhar este post

Link para o post

fazendo tudo isso direto na sql , o desempenho fica bem lelhor, mas existe exemplos de funções no laboratorio de scripts

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.