Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Brain_Storm

Futuro do C++

Recommended Posts

Saudações pessoal. O que me traz a criar tópico é uma dúvida cruel:

Nos últimos dois anos, eu venho esporaticamente aprendendo uma linguagem ou outra, sei o básico de várias delas, tanto web como desktop.

Mas esses dias eu decidi que iria ir fundo numa linguagem porquê aspiro criar algo de significado realmente, ajudar em projetos reais e ajudar a comunidade open source.

Pois bem, fui pesquisar o que, atualmente, é a linguagem mais promissora pra mim, meu objetivo é programar pra windows, aplicativos de interface amigável, pra o povo mesmo, e open-source.

C++ é o que veio na minha mente, até a chegada das informações sobre a plataforma .NET e sua linguagem mais utilizada, o C#, que em vários lugares afirmou-se ser a própria evolução do C++.

Eu arrumei algum material e fui estudar, realmente a linguagem é *aparentemente* interessante, parece mesmo um casamento de Java+C++.

E aí começaram as criticas, primeira coisa que vi foi a microsoft dando a entender diretamente que a linguagem é apenas uma estratégia de negócios, eu não consegui entender o aspecto legal de desenvolver em .NET, e também não vi projetos interessantes feitos em C# como linguagem principal.

A questão é, C++ é a linguagem mais utilizada para o tipo de software que eu pretendo desenvolver, mas, ela pretende continuar como tal? A evolução de linguagem acompanhará toda essa gama de novas tecnologias e linguagens que estão vindo? Eu posso me dedicar e ir fundo nela sem medo de em breve precisar de outra linguagem para sobreviver?

Então galera, exponham vossas opiniões a respeito, nada de generalização pois eu já expus meus propositos e vontades,

desde já, agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

"A language that doesn't affect the way you think about programming, is not worth knowing." -- Alan Perlis

Cara, C++ é uma linguagem poderosíssima!

E o novo standart dela está para sair, o tão falado C++0x!!

Na minha opinião, você deve ir fundo em programação, independente da linguagem!

Não adianta nada você aprender a fundo uma linguagem que você não gosta de programar!

O trabalho vai ficar mal feito e cheio de gambiarras pelo código.

E outra, uma vez que saiba programar, existe apenas uma período de adaptação de linguagem para linguagem.

Se C++ vale o esforço? Com certeza vale!

É uma linguagem "polivalente", isto é, você consegue fazer de tudo com ela, em qualquer plataforma.

C++ está "morrendo"? Não.

Como eu disse, o novo padrão está para sair, e o novo padrão adiciona coisas muito interessantes à linguagem.

Sem contar que a maioria dos softwares e bibliotecas estão escritos em C ou C++

(Há muita coisa feita em Java também.)

Eu, pessoalmente, não gosto de C#.

Mas tem quem goste...

Eu posso me dedicar e ir fundo nela sem medo de em breve precisar de outra linguagem para sobreviver

Se você quer tirar dinheiro do desenvolvimento open-source, para sustentar a sua família...

Tenha em mente que open-source, a nível monetário, não é do melhor que há.

Se a ideia é aprender C++ para fazer disso uma profissão e tirar dinheiro apenas disso, mais vale entrar em uma empresa e receber um salário no final do mês(convém também tirar um curso de eng. de softwares, ou ciências da comp, ou qualquer coisa do gênero).

Para isso, acho melhor ir de Java ou C# no caso de querer desenvolver .Net

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha opinião, você deve ir fundo em programação, independente da linguagem!

Não adianta nada você aprender a fundo uma linguagem que você não gosta de programar!

Eu adoro C++, o que é interessante porque a linguagem é, convenhamos, dificil de aprender, não é bonitinha que nem C# ou Java, mas de algum modo, aprender C++ tem algo de excitante http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_laugh.gif

C++ está "morrendo"? Não.

Como eu disse, o novo padrão está para sair, e o novo padrão adiciona coisas muito interessantes à linguagem.

Andei pesquisando sobre isso... saber disso é reconfortante.

Se você quer tirar dinheiro do desenvolvimento open-source, para sustentar a sua família...

Tenha em mente que open-source, a nível monetário, não é do melhor que há.

Não pretendo lucrar com programação, não que eu não ache certo, mas acho um campo instável e já tenho carreira em outro ramo, é apenas hobby, mas isso não quer dizer de maneira nenhuma que eu não pretenda um dia participar de grandes projetos open source, pra mim programar é algo como um esporte, acho que eu exagerei com a palavra 'sobreviver' http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_happy.gif

Muito obrigado pela informação Victor, é de grande ajuda. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_smile.gif

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Eu adoro C++, o que é interessante porque a linguagem é, convenhamos, dificil de aprender, não é bonitinha que nem C# ou Java, mas de algum modo, aprender C++ tem algo de excitante

Pois é, C/C++ tem uma curva de aprendizagem beeem grande (em comparação com outras linguagens).

O que eu mais gosto a respeito de C++ é a união da liberdade que o C oferece com orientação à objetos e metaprogramação.

Não pretendo lucrar com programação, não que eu não ache certo, mas acho um campo instável e já tenho carreira em outro ramo, é apenas hobby, mas isso não quer dizer de maneira nenhuma que eu não pretenda um dia participar de grandes projetos open source, pra mim programar é algo como um esporte

Ahhh, entendi!

Muito obrigado pela informação Victor, é de grande ajuda. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_smile.gif

Abraços

De nada! =D

Se precisar de ajuda, apareça por aqui!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.