Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RafaelSonyLock

Polícia Federal vai investigar 90% dos criminosos digitais até 2011

Recommended Posts

Com novos sistemas de coleta e análise de dados, instituição inicia projetos Oráculo e Pentáculo de combate a invasões e golpes online.

Em 2010, a Polícia Federal coloca em prática os projetos Oráculo, de combate a invasões de sistemas, e Pentáculo para mapear golpes online no Brasil.

 

Contando com um novos sistema de coleta e análise de incidentes, a PF tem a missão de mapear e combater 50% dos grupos de cibercriminosos em 2010 e chegar a 90% em 2011, informa o delegado Carlos Eduardo Miguel Sobral, chefe da Unidade de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal.

 

Atualmente, há uma média de 100 a 150 quadrilhas especializadas em fraudes eletrônicas atuando no País, afirma o delegado. Com o projeto Pentáculo, em parceria com bancos privados, nos próximos três meses, a Polícia Federal contará com um banco de dados de todas as fraudes em internet banking e clonagem de cartões no País.

 

A operação contará com uma equipe de cerca de 80 pessoas dedicada ao trabalho de análise e investigação de crimes financeiros na web. "Vamos investigar as quadrilhas e não mais os fatos por elas praticados", observa Sobral. "Com o uso das novas tecnologias de análise sairemos das investigações com muito mais chances de sucesso".

 

Com o novo sistema, o delegado espera eliminar 30 quadrilhas especializadas em crimes digitais por ano. O investimento em infra-estrutura para estas operações não foi revelado, mas segundo Sobral faz parte de um processo de modernização da Polícia Federal realizado nos últimos dez anos.

 

Oráculo

Os crimes de invasão a sistemas serão combatidos por meio do projeto Oráculo, que conta com o apoio do Centro de Tratamento de Incidentes de Segurança em Redes de Computadores da Administração Pública Federal (CTIR).

 

"Qualquer invasão requer várias tentativas, mas é muito difícil investigá-las porque o criminoso apaga as provas", afirma o delegado. "Para este tipo de crime, em particular, uma legislação específica faz falta", observa.

 

Com o apoio do CTIR, segundo Sobral, será possível registrar e analisar todas as tentativas de invasão para identificar as origens.

 

Turko, Trilha e Virtual Pharma

Fazendo um balanço da atuação da Polícia Federal contra o cibercrime no País, este ano, o delegado destaca a Operação Turko contra a ---ografia infantil em redes sociais.

 

Realizada em maio deste ano, a operação batizada com um anagrama de 'Orkut' cumpriu 92 mandados de busca e apreensão em 20 Estados e no Distrito Federal, e efetuou cerca de dez prisões. "Esta foi a primeira operação de combate a ---ografia infantil deste porte no mundo", observa o delegado. "Em 2009 tivemos uma boa atuação neste campo", afirma.

 

Outros destaques do ano na avaliação do delegado foram a Operação Trilha, que levou à prisão de mais de 80 pessoas suspeitas de praticar golpes online, em maio deste ano, e a Operação Virtual Pharma, deflagrada em junho para coibir a venda de medicamentos falsos na internet. Esta última, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é outra frente de combate da PF em 2010. "É um problema de saúde pública", observa Sobral.

 

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2009/12/14/policia-federal-vai-investigar-90-dos-criminosos-digitais-ate-2011/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é muito importante

 

Que bom que estão melhorando a estrutura

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Creio que este lance de download está longe de ser uma das prioridades

 

Tem coisa muito mais graves acontecendo que devem ser prioritariamente combatidas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.