Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

alefaith

Senha para cada usuario

Recommended Posts

Boa noite pessoal, sou um novato em ASP, e tenho lido bastante esse forum a procura de respostas para as minhas duvidas.

Porem, cheguei num ponto, em que estou perdido, e nao acho nenhuma forma de fazer o que eu quero:

Estou fazendo um trabalho, onde cadastro num banco Access, um condominio ficticio, com apto, bloco, dados pessoais de cada apto, etc.

a intenção é de que cada morador atravez de login e senha, possa acessar o seu respectivo cadastro, sem ter acesso aos demais apartamentos. O objetivo disso seria para o morador acessar o seu apto e alterar as informações de cadastro que julgar necessarias.

Pois bem. esta tudo praticamente pronto, incluindo, alterando e deletando registros tranquilamente, o problema é que nao sei ainda como fazer para que cada apto/bloco tenha um usuario e senha para ter acesso somente ao seu apto/bloco.

Por exemplo:

o morador do apto 11-A teria acesso apenas ao cadastro do 11-A; o morador do 213-B teria acesso somente a esse apto/bloco, e assim por diante.

Tenho 2 tabelas, uma com todos os cadastros e a outra de login e senha, devidamente relacionadas, acredito eu, pelo campo codigo.

Ja tenho um script de login e senha, porem ele é "genérico"... eu acesso qualquer um dos registros com um user e senha cadastrada no banco (que nesse caso seria apenas para a administração desse condomínio, que teria acesso a todos os registros. e não individualmente por apto/bloco)

Será que alguem pode me dar aí uma luz de como fazer isso?

eu tinha pensado em fazer assim: para cada apto/bloco cadastrado no banco, teria um username e uma senha, e de modo algum esse user e essa senha poderao servir para visualizar as informações de outro apto/bloco.

Nao sei se consegui explicar bem o que eu to precisando..

Andei procurando aqui no forum uma resposta pra isso, mas ainda nao encontrei.

Desde ja agradeço a atenção e paciência de voces com alguem que está apenas começando nessa área, e peço desculpas se postei em local errado.

obrigado

Alexandre

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posta o código que você usa para criar os administradores... mais tipow você pode criar por niveis... ex: bloco1 = nivel1 ... bloco2 = nivel2 ... em alguns sistemas fiz parecido com isso ex: nivel administrador = nivel1 (ele pode cadastrar mais adm) ... nivel2 (ele apenas alimenta o site)

Compartilhar este post

Link para o post

opa, beleza?

entao cara...nao tem um codigo pra criar admnistradores... Eu simplesmente criei direto no banco, na tabela usuarios, um user e uma senha, pra testar.

e com ela eu acesso qualquer apto. Alias, nem sei se fiz o correto, pq primeiro eu criei tudo, pra depois me preocupar com a senha. Então, a principio, tinha acesos a tudo.. todos os cadastros para visualizar, alterar, deletar, incluir. Com a tabela de senha, agora, tem a pagina de login, e se a senha estive incorreta o acesso é negado, porem se estiver certa, tem acesso a todos os cadastros, e não somente aquele que foi digitado no form para escolher o apto e o bloco.

Eu tava pensando agora, e se eu comparar o codigo(id) de uma tabela com a outra, sera que funciona? tipo se o id do apto13A = id user13A entao teria acesso a esse apto, senão daria acesso negado.

Com relação aos niveis que você mencionou realmente acho que terei que fazer isso pra diferenciar a administração dos usuarios comuns. Ótima ideia você deu. :)

bom, vou dormir, que ja to aqui quebrando a cabeça a horas. Rs.

amanha com a cabeça mais "sã" volto a pensar nisso.. hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

cada usuario possui uma ID ou chave - prefiro chaves do que id, mas nao vem ao caso

creio que cada informação será uma tabela, entao cada tbl devera ter uma coluna que recebe o identificador(id) do usuario, logo, ele so ve e so altera o que contiver a sua id

é assim que funciona

tblUsuario: user | id

desisto | 756

alefaith | 757

tblApt: Apartamento | idUser

casa dos sonhos | 756

casa do alefaith | 757

eu so altero o meu, pois a tblApt possui a minha chave

acho que é isso que você quer

Compartilhar este post

Link para o post

cada usuario possui uma ID ou chave - prefiro chaves do que id, mas nao vem ao caso

creio que cada informação será uma tabela, entao cada tbl devera ter uma coluna que recebe o identificador(id) do usuario, logo, ele so ve e so altera o que contiver a sua id

é assim que funciona

tblUsuario: user        | id

desisto    | 756

alefaith   | 757

tblApt:       Apartamento          | idUser

casa dos sonhos     | 756

casa do alefaith      | 757

eu so altero o meu, pois a tblApt possui a minha chave

acho que é isso que você quer

opa, beleza Desisto?

é isso mesmo que to querendo fazer. Mas só explicando melhor, eu tenho uma tabela com os dados de todos os aptos e cada registro desses aptos tem um id. Vou tentar comparar o id de cada apto com o id de cada usuario da tabela usuarios pra ver se dá certo.

Obrigado a voces pela ajuda ate agora.

O problema é que como eu deixei pra fazer a tabela de usuarios por ultimo, acho que vou ter que incluir o mesmo numero de usuarios com suas respectivas senhas um a um "casando" com o id da tabela geral neh?

Vo pesquisar sobre essa comparação de id, pq do jeito que esta agora, o unico usuario que tenho cadastrado na tabela usuarios, consegue alterar qualqer registro da tabela geral, mesmo tendo o mesmo id do primeiro registro da tabela geral.

Compartilhar este post

Link para o post

existe um artigo sobre como criar login, k vai solucionar seu problema, dá uma pesquida no forum e nos artigos

Compartilhar este post

Link para o post

como estao suas tabelas? o que você usou para identificar os usuarios?

você tem usuarios cadastrados e ja tem apartamentos cadastrados por eles?

de mais detalhe

as vezes um simples loop resolve o problema

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post

um sistema de login , onde o user pode alterar seus dados, e é bom você ter um administrador, onde você exclui,inclui,requisicoes de senha, etc

Compartilhar este post

Link para o post

boa noite galera, beleza?

então, eu tinha pensado em uma coisa bem simples, como por exemplo criar um campo senha na propria tabela geral de cadastro de moradores, e atravez desse campo senha, dar ou nao acesso ao usuario do apto. Será que isso seria possivel?

O problema é que esse cadastro sou eu que faço. Existe uma ficha cadastral de cada apto e eu passo tudo pro banco de dados. 80% dos aptos ja estao cadastrados no banco. Se eu for permitir que o proprio usuario cadastre sua senha, terei que ter mais uma pagina para isso, onde ele iria se identificar pelo apto e bloco, porem nao acho uma boa ideia, pq ai uma pessoa poderia cadastrar uma senha pra outro apto. Eu tava pensando que seria mais viavel eu cadastrar cada senha e passar essas senhas para os usuarios, e na hora que eles fossem logar, poderia colocar um campo pra eles trocarem a senha.

Na minha cabeça a coisa é muito simples. tem o id do apto, o numero do apto o bloco e os outros dados desse apto... Eu colocaria uma senha pra cada um desses id's na mesma tabela. Por exemplo, no apto 11-A , onde o id = 1 eu cadastraria uma senha que seria o acesso para esse usuario acessar os dados dele. Nem imagino se iria funcionar assim, com o campo senha na mesma tabela, ao invez de uma tabela separada só pra login e senha, eu teria que testar pra ve se funcionaria. Só queria fazer a coisa o mais simples possivel. Imagino eu que se na pagina de login, tendo os campos no form "apto", "bloco" e "senha", já deva funcionar, só teria que ser confirmado de alguma forma se a senha digitada pertence a esse ID.

Vou ver o que consigo com essa forma "simples" de fazer. Obrigado pelas dicas, e xanburzum, valeu pelo exemplo de login. Vou dar uma estudada nesse exemplo, e ver como posso aproveitar o que tem ali.

até o proximo post.

:)

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, esqueci d eum detalhe: por enquanto esta da seguinte forma:

Tem um link na pagina principal que vai pro cadastro de moradores. Nessa pagina tem um form pra preencher o apto e o bloco. É checado primeiro se o apto e o bloco digitados no form, constam no banco de dados. Se não constam, vao pra uma pagina para fazer o cadastro do apto. Se constar no banco, vai pra pagina de login, e nessa pagina eu ira confirmar se a senha digitada confere com o registro do id do apto que ela digitou no form.

Ex: Apto: 11 Bloco: A

1- confirmo se existe esses dados no banco

2- Confirmado isso, vai pra pagina de login senão vai para a pagina de cadastro.

Compartilhar este post

Link para o post

oi pessoal, bom dia.

tô com o seguinte problema.

segue abaixo o codigo da pagina de resposta do login (quando é digitado o login e a senha, vai para a seguinte pagina:

<%

Set conn=Server.CreateObject("ADODB.Connection")
drv= "DRIVER={Microsoft Access Driver (*.mdb)}; DBQ="& Server.MapPath("bd/cadastro.mdb") & ";"
conn.Open drv

login=Request.QueryString("login") 
senha=Request.QueryString("senha") 

sql = "SELECT * FROM  CadastroMoradores WHERE login = '" & login &"' AND senha = '" & senha & "' "

Set rsLogar = Server.CreateObject("ADODB.Recordset")
rsLogar.Open sql, conn

if (rsLogar.eof) Then

Response.Write "ERRO - Login ou Senha incorretos"

Else

Session("entrada") = "sim"
Session("login") = rsLogar("login")

Response.redirect("consulta2.asp")

End If

%>

Eu trago do form da pagina de login, o login e a senha e faço o Select com essas informações.

Eu preciso passar pelo menos o ID para essa pagina consulta2.asp pra que ele ja abra os dados do apto mas nao to conseguindo passar pelo response.redirect. Como posso fazer isso?

Compartilhar este post

Link para o post

olha, nao estou entendendo qual a sua duvida... acho que você esta enbolando uma coisa que é simples

você nao vai permitir que o usuario faca alteração, nem vai deixa-lo criar a senha?

Compartilhar este post

Link para o post

olha, nao estou entendendo qual a sua duvida... acho que você esta enbolando uma coisa que é simples

você nao vai permitir que o usuario faca alteração, nem vai deixa-lo criar a senha?

quero que ele tenha acesso aos dados do apto dele, pra ele alterar se ele quiser.

Se eu conseguisse depois de fazer o login, passar algum parametro, como o Id dele pra outra pagina, ai conseguiria abrir nessa outra pagina a consulta do apto dele com a opção para alterar o cadastro, nao é?

Do jeito que eu tava fazendo antes tava redundante:

Ele digitava o apto e o bloco, ai ia pra pagina de login, digitava login e senha e voltava pra pagina onde digita o apto e o bloco novamente.. só que ai ele ja tinha acesso ao apto dele a a qualquer outro apto que ele quisesse. Esse é o problema.

Quero pular essa parte que ele tem que digitar novamente o apto e o bloco, pq se ele digitar qualquer outro apto, ele acessa tranquilamente.

O certo, seria depois de digitar o login e a senha, abrir o cadastro dele.

nossa... tah punk esse negocio.. rs...vo dormir que ja to babando aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

hehe trank, quando você acordar o pessoal deixara umas dicas...

a minha é o seguinte

1) fulano fez o login

2) foi p/ a pagina com os apts dele, cada apt com o link p/ editar

3) fulano clicou no apt de id 756, e vai p/ a pagina editaAPT.asp?id=756

4) na pagina editaAPT você pega via querrystring o id, depois conecta à tabela doa apts usando esse id e vai comparar

if session("idUsuario") = rs("chaveUsuario") then

você vai verificar se ele é o responsavel pelo apt

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Aew, acho que arrumei uma maneira de resolver o meu problema.

clicando no link consulta cadastro, to abrindo uma tela somente com um campo, pedindo pra digitar a senha. Essa senha estará previamente adicionada no banco, dentro do registro de determinado ID/apto. Entao quando o usuario vai digiar a senha , se o que ele digitar estiver correto conforme cadastrado no campo "senha" do banco, no registro dele, ele acessa o apto dele, senão se a senha nao bater, vai pra pagina informando que a senha esta errada, e só com um link pra voltar pro login.

Por exemplo vamos supor que a senha do apto 11-A seja teste123.

na hora que ele digitar a senha no campo e clicar em conectar, vai pra proxima pagina que faço um select onde senha = a variavel senha que peguei pela querystring. E pelo select, vai me trazer tudo que tiver na tabela correspondente a essa senha. Caso o que ele digitou nao esteja cadastrado no registro dele, recebe uma mensagem de senha incorreta, senao, abre o cadastro dele. O estranho é que nao faço nenhuma autenticação, rs... somente comparo o que ele digitou no campo senha, com o que tem adicionado no banco de dados. Na verdade é como estava antes de eu tentar colocar senha. Só que antes os campos do form eram apto, e bloco, por isso conseguia abrir qualquer cadastro, Agora sem esses campos, nao tem como o usuario entrar em outro apto que nao seja o dele, com a devida "senha". O que voces acham? posso fazer dessa forma? Eu testei aqui,e funcionou. O unico incoveniente é eu atribuir uma "senha" pra cada apto..300 aptos = 300 senhas diferentes... haja criatividade pra tanta senha.... mas, como diria o filósofo... "o que é um peido pra quem já tá cagado?" rs

Compartilhar este post

Link para o post

senha pela querystring? senha como id?

sistema errado hehehe

você é iniciante em programacao?

você esta pecando e muito na segurança e na logica

nao precisa de senha na tabela do apt, imagina quando fulano alterar a senha, tera que alterar nessa tabela tb

você esta dificultando uma coisa que é simples, nao tente reinventar a roda (nao por enquanto)

siga aquele exemplo que te dei ai em cima, é assim a logica

cada usuario tem um id, na tabela dos usuarios e essa id vai ser usada em absolutamente tudo

nao use a senha para comparar na tabela dos apt

a nao ser que eu tenha entendido errado

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

ao inves de fazer a verificacao de login e senha na mesma SQL, utilize esta forma, onde você busca pelo login e depois , converte ele minuscolu(caso suas senhas sejam todas minuscula) e depois compara com seu bd, fica uma boa pratica de programacao, masi gerenciavel e menos vulneravel a sqlinject

ele pode ser mais completo, por exemplo, usando cookies e pegando o ultimo acesso do user e gravando em um bd

<% Option Explicit
'declara as var
dim varsenha, varlogin, conexao ,rs, SQL, conDBQ, constring
'recupera as var
varlogin=Trim(request.form("login"))
varsenha=Trim(request.form("senha"))
if varlogin="" then
response.redirect("logincli_form_treina.asp?msgeof=1")
end if
if varsenha="" then
response.redirect("logincli_form_treina.asp?msgeof=2")
end if
if Session("logado")=True then
response.redirect("logincli_form_treina.asp?msgeof=5")
end if 
%>
<!--#include file="conn/conexao1.asp"-->
<%
 call abreconexao
'cria o recordset
Set rs=Server.CreateObject("ADODB.Recordset")
SQL="SELECT * FROM login WHERE login='"&varlogin&"'"
rs.open SQL,conexao,1,3
	if rs.eof then
	   response.redirect("logincli_form_treina.asp?msgeof=3")
	else
		if Lcase (varsenha) <> Lcase(rs("senha")) then
			response.redirect("logincli_form_treina.asp?msgeof=4")
			session("logado")=False
		else
			session("logado")=True
			session("senha")=varsenha
			session("login")=varlogin
		response.redirect("administracao.asp")
		end if
set rs=nothing
call fechaconexao%>

Compartilhar este post

Link para o post

ao inves de fazer a verificacao de login e senha na mesma SQL, utilize esta forma, onde você busca pelo login e depois , converte ele minuscolu(caso suas senhas sejam todas minuscula) e depois compara com seu bd, fica uma boa pratica de programacao, masi gerenciavel e menos vulneravel a sqlinject

ele pode ser mais completo, por exemplo, usando cookies e pegando o ultimo acesso do user e gravando em um bd

<% Option Explicit
'declara as var
dim varsenha, varlogin, conexao ,rs, SQL, conDBQ, constring
'recupera as var
varlogin=Trim(request.form("login"))
varsenha=Trim(request.form("senha"))
if varlogin="" then
response.redirect("logincli_form_treina.asp?msgeof=1")
end if
if varsenha="" then
response.redirect("logincli_form_treina.asp?msgeof=2")
end if
if Session("logado")=True then
response.redirect("logincli_form_treina.asp?msgeof=5")
end if 
%>
<!--#include file="conn/conexao1.asp"-->
<%
 call abreconexao
'cria o recordset
Set rs=Server.CreateObject("ADODB.Recordset")
SQL="SELECT * FROM login WHERE login='"&varlogin&"'"
rs.open SQL,conexao,1,3
	if rs.eof then
	   response.redirect("logincli_form_treina.asp?msgeof=3")
	else
		if Lcase (varsenha) <> Lcase(rs("senha")) then
			response.redirect("logincli_form_treina.asp?msgeof=4")
			session("logado")=False
		else
			session("logado")=True
			session("senha")=varsenha
			session("login")=varlogin
		response.redirect("administracao.asp")
		end if
set rs=nothing
call fechaconexao%>

Fala galera, beleza? felis Natal pra todos.

:)

Entao, respondendo a pergunta acima, realmente sou novato em ASP e em lógica. por isso que to apanhando pra fazer uma coisa "simples".

andei pesquisando e achei o innerjoin. to tentando fazer com ele, usando 2 tabelas. uma pro cadastro e outra de login e senha.

o sql está assim:

sql = SELECT * FROM CadastroMoradores INNER JOIN usuario ON usuario.Apto = CadastroMoradores.Apto WHERE usuario = login 

Mas nao esta funcionando. Dá o seguinte erro:

Erro de sintaxe

/resposta.asp, line 12, column 6

sql = SELECT * FROM CadastroMoradores INNER JOIN usuario ON usuario.Apto = CadastroMoradores.Apto WHERE usuario = login

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.