Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

MinDigo

Microondas interefere em Redes?

Recommended Posts

Sim, vocês não leram errado,

minha pergunta realmente é essa, um utensilio doméstico como o microondas interfere em uma rede de computadores de uma empresa?

Primeiramente deixem eu esclarecer a situação:

é que eu trabalho em uma empresa que esta passando por problemas de rede/internet,

e o pessoal da TI desta empresa nas tentativas sem sucesso de sanar esse problema, um dos integrantes afirmou,

"O microondas é o culpado por a internet estar lenta e a rede estar caindo, vamos colocar meu Hot Pocket pra esquentar e vocês vão ver tudo parar!"

Não foram bem essas palavras, mas foi essa ideia.

O que ele disse tem fundamento?

Obs.: Se a área que eu postei esta errada, me desculpem.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro colega,

O forno microondas interfere sim na comunicação em redes Wireless.

Os padrões 802.11b, 802.11g e 802.11n de redes Wi-Fi operam na frequência de 2.4GHz, exatamente a mesma freqüência das ondas de radio liberadas no uso de um forno microondas!

Inclusive, se nas proximidades do espectro da rede Wireless existir telefones sem fio que operam em 2.4GHz certamente ocorrerá interferências quando este telefone receber ou realizar ligações.

Enfim, qualquer equipamento de emissão de ondas de rádio, que estejam operando na faixa de 2.4GHz e estejam nas proximidades do espectro de emissão de sua rede causará interferências.

Quanto ao telefone sem fio, recomendo a substituição pelos modelos de 900Mhz e quanto ao microondas, recomendo realocação ou do Access Point ou do forno.

Se a rede wireless fosse do padrão 802.11a não ocorreriam interferências, pois esta rede opera na frequência de 5GHz. No entanto, é um padrão que "não vingou" aqui no Brasil, algumas empresas podem usar, mas é difícil encontrar equipamentos que utilizem este padrão. Para ser franco, nem sei se a ANATEL homologou o padrão 802.11a.

Qualquer dúvida, é só perguntar.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, obrigado pela resposta, não sabia disso e foi muito construtiva essa informação,

acontece que aqui na empresa a rede é inteiramente a cabo, nada de wireless.

Desde ja agradeço!

Compartilhar este post

Link para o post

Se a rede wireless fosse do padrão 802.11a não ocorreriam interferências, pois esta rede opera na frequência de 5GHz. No entanto, é um padrão que "não vingou" aqui no Brasil, algumas empresas podem usar, mas é difícil encontrar equipamentos que utilizem este padrão. Para ser franco, nem sei se a ANATEL homologou o padrão 802.11a.

A tecnologia 802.11a não vingou pela distância em que chegava o sinal, se não me engano a poucos metros, no entanto a ANATEL homologou agora a tecnologia "n" 802.11n que utiliza a faixa de 5Ghz com a mesma distância da tecnologia b, o problema no momento é a compatibilidade pois poucos notebooks e placas utilizam a faixa de 5Ghz os que possuem são ainda caros de mais.

Se você comprar um router wireless que aceite o "n" terá que escolher entre ele operar em faixa b ou n os dois juntos não rola...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.