Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Daniel Filho

[Resolvido] Centralizar lista

Recommended Posts

RafaelWeb,

#menu ul li {        display:inline;        line-height:25px}
não considero uma boa prática usar display: inline para deixar os itens do menu na mesma linha... Você não quer que eles sejam elementos de linha, mas sim que fiquem um ao lado do outro. Para isso, use float e margin e/ou padding para far o espaçamento que deseja.

#menu ul li {        line-height:25px;        float: left;        margin: 0 5px;}
Daniel Filho,

era só dar uma pesquisada no :google: =D

:seta: http://www.tableless.com.br/css-reset

:thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas Thiago como fazer para centralizá-lo se ele está com float left (me refiro aos li's e usando o código inicial do Daniel)? Lembrando não quero dar espaçamento com margin ou padding para deixar os itens no meio do menu e sim centralizá-lo.

Daniel esse que o Thiago indicou é suficiente.

Compartilhar este post

Link para o post

Oh, of course my friend:

*{    margin: 0;    padding: 0;}#menu {        clear:both;        margin:auto;        width:800px;        height:25px;        background:#035df1;        font-family:Arial, Helvetica, sans-serif;        font-weight:bold;        font-size:12px;        text-align:center;}#menu ul {        list-style-type:none;        width: 620px;        margin: 0 auto;}#menu ul li {        float: left;        line-height:25px}#menu ul li a {        padding:5px 10px 6px 10px;        text-decoration:none;        color:#FFF}#menu ul li a:hover {        background:#2875f3}.link-ativado {        padding:5px 0 6px 0;        background:#2875f3;}
Se tiver dúvidas, estamos aí. O objetivo do fórum é movimentar ideias. Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, eu também tinha feito assim, até meus sites são com float, mas vamos supor que é um menu dinâmico onde o usuário pode adicionar novos links por um painel de controle, você "limitando" a largura dele em 620px quando o usuário for adicionar outro link por exemplo ele quebra o layout, já do jeito que postei não, mas isso varia muito do projeto do site.

Só para você entender melhor, adicione um outro li no menu usando o código que postei e depois o seu para você ver.

Por exemplo:

<li><a href="?pagina=teste">TESTE</a></li>

Abraços []’s

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, como eu já falei, tinha feito isso que o Thiago disse, funciona, mas só se você não usa um painel de controle onde o administrador ou algo do tipo adicione novos links, como o Rafael falou.

Mas eu já consegui fazer aqui, porém, qualquer coisa, posta aew... o fórum serve pra isso³ aiuhsiuah

amo vcs =*

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, exatamente isso, Daniel.

Mas sabe, fiquei intrigado com isso aí e resolvi testar algumas outras formas e pesquisar um pouco. Pois bem, pesquisei, pesquisei e testei várias coisas e consegui chegar em uma solução legal aqui. =D

Vou postar por amanhãhoje (já passou da meia-noite Imagem Postada) de manhã no meu blog OGordo.com e aqui também.

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

É quando a div#menu acabar obviamente "quebra" o layout, a não ser que seja planejado sub menus ou outras soluções para isso.

Thiago tbm vou ler no seu Blog amanhã a solução (Já leio Imagem Postada), podia me responder lá ou aqui o porquê de usar o "display:inline" para colocar o menu na horizontal não ser uma boa prática, sei que a real função do "display:inline", mas queria saber sua explicação.

E só ressaltando, tbm geralmente uso float, mas uma vantagem que vejo no "display:inline" é não ter que usar clear depois em outra div.

É só isso rs

Abraços []s

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, vou te mostrar por que não uso display: inline para fazer este efeito no menu.

Sabemos que todos elementos inline não recebem margin/padding no top e bottom, certo? Apenas nos lados ele recebe. Agora eu te dou esse HTML:

<ul id="menu">	<li><a href="#">Menu</a></li>	<li><a href="#">Menu</a></li>	<li><a href="#">Menu</a></li>	<li><a href="#">Menu</a></li>	<li><a href="#">Menu</a></li>	<li><a href="#">Menu</a></li></ul>
E esse CSS:
ul#menu{    width: 600px;    background: #cecece;}ul#menu li{    display: inline;}ul#menu li a{    padding: 50000000000px 20px;}
Quero que de um espaçamento entre as limitações do ul e cada botão.

Coloquei o padding e de nada adiantou. E você me responde: "isso é fácil de fazer! Basta colocar padding no ul".

Sim, isso daria certo, mas eu também não gosto. Sabe por quê? Por que a acessibilidade vai bem pra baixo (além de algun efeitos que queremos as vezes nos botões). Você colocando no ul, consegue apenas clicar no botão onde está grafado, ou seja, apenas onde está escrito.

Não sei se fui muito esclarecedor, qualquer coisa posta aê.

Vou escrever o tutorial agora e já posto aqui. Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Sim Thiago, é só colocar o padding no ul, sobre diminuir a acessibilidade é porque diminui a "área clicavel", mas há outras formas de aumentar a acessibilidade nesses casos, varia para cada projeto.

Sobre o seu tuto, very nice Imagem Postada, agora tenho mais de uma opção, ao meu ver ambas válidas.

Abraços[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.