Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

3l3tr1c

Link (href): definir tamanho de janela

Recommended Posts

E aí galera, vou dar uma dica aqui meia louca, mas usa quem quiser!

Suponha que você tem um link como este: Notícias G1, e você quer que quando clicarem abra uma janela mas como o tamanho pre-definido. Só que eu não acho legal usar a função window.open(), sabe poquê? Por que o internauta passa o mouse em cima e não aparece a veha "maozinha" e acaba, ele, ficando inseguro e não clicando. Eu já vi acontecer! Então como resolver isso? Assim:

Crie um link dessa forma: <a href="#" onclick="link()"> NOTÍCIAS G1 </a> ( a letra "a" vem de âncora, href vem de hiper referência ou endereço da WEB e o onclick é um evento do JS, que nesse caso irá famar a função LINK() quando clicar) ;

Dentro das aspas do HREF cole isso: # (cerquilha, o que resultará em nenhum redirecionamento por parte do HREF)

Você já definiu que a referencia do endreço WEB é nula, mas ao mesmo tempo quando clicarem chamará uma função JS. Agora faça isso:

(coloque o script de preferencia no cabeçalho da página, o navegador ler de "cima para baixo")

<script>

function abrir(theURL,winName,features) { //esse script só é disponível a partir da ver 2.0
  window.open(theURL,winName,features);
}

function link(){
	abrir('http://www.g1.com','','toolbar=yes,status=yes,scrollbars=yes,width=TAMANHO_HORIZONTAL,height=TAMANHO_VERTICAL') //digite [u]apenas os números[/u] dos tamanhos e troquem se necessario os valores dos atributos toolbar status...
}

</script>

Pronto. Dá para fazer mudanças no script, se quiserem façam. E quem tiver mais idéias posta aí.

Até a próxima!

Hamilton Quirino

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só que eu não acho legal usar a função window.open(), sabe poquê? Por que o internauta passa o mouse em cima e não aparece a veha "maozinha" e acaba, ele, ficando inseguro e não clicando. Eu já vi acontecer! Então como resolver isso? Assim:

mas você usou a função: window.open() de qualquer jeito.

E se o problema for apenas 'não ter a mãozinha', dá pra resolver com css, usando: cursor: pointer

Você fez em duas funções, oque poderia ser feito em apenas uma.. e além disso, se precisarmos reaplicar isso para vários links, iriamos ter que replicar função.. e não é essa a idéia desse 'conceito'.

Que tal mandar por atributo a página a ser aberta ?

Ou então, fazer um Javascript não tão obstrutivo...

Achei um artigo em interessante:

http://www.openjs.com/articles/prevent_default_action/

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de mais nada obrigado pela participação ou represália quem sabe. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_laugh.gif

Em resposta ao último comentário:

A seção do forúm é JAVASCRIPT e não CSS. E a respeito da função WINDOW.OPEN() faltou interpretação contextual da sua parte, assim creio.

Aos interessados: se houver mais de um link ao qual vocês queiram adicionar a ideia do tutorial basta criar uma outra função, com outro nome, e chamar a função abrir(). Exemplo:

function link2(){        
abrir('http://www.uol.com','','toolbar=yes,status=yes,scrollbars=yes,width=TAMANHO_HORIZONTAL,height=TAMANHO_VERTICAL') //digite [u]apenas os números[/u] dos tamanhos e troquem se necessario os valores dos atributos toolbar status...}

------------------------------------------------

A sugestão do colega é a seguinte, já que ele nao deixou claro:

<script>
function openPopup(url) {
	window.open(url, "popup_id", "scrollbars,resizable,width=300,height=400");
}
</script>
...
<a href="paginaqualquer.html" onclick="openPopup(this.href);">abrir link</a>
------------------------------------------------

Dígasse de passagem que é bem menos estorvada que a minha, mas: o objetivo desse tipo de informação é simplesmente para criar uma dinâmica racional -em miúdos, mostrar as diversas formas de manipulação de scripts para um fim, acerca do assunto para os que o leem. Levando em conta o grau de conhecimento dos leitores -nesse caso um grau baixo. Afinal os primos matemáticos jamais imaginariam que as simples contas de adição e subtração levariam o homem ao espaço sideral, entende?

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.