Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Felipe Luis Machado

Dinamica de site

Recommended Posts

Olá amigos, boa tarde.

Estou com um site para desenvolver. Como sou iniciante, gostaria de algumas dicas dos mais experiente para poder fazer esse trabalho da melhor maneira possível.

Bom, o site consiste em uma dinâmica inicial de apresentação, uma index, e seus links.

Eu pretendo fazer da seguinte maneira:

Faço essa dinâmica de entrada e a index em um único swf. Os outros links em swf externos. (Ou seja, quando clicar em "contatos", que é um link, eu chamo o swf referente ao "contatos" que sobrepõe a minha tela antiga) Primeira pergunta: Da pra ser assim? ou eu tenho que fazer a dinâmica de introdução também em um swf separado? Pergunto isso pois quando eu tiver em algum outro link e clicar em home, não gostaria que entrasse a dinâmica de introdução novamente. Entendem? Outra pergunta é como devo chamar esse swf externo, para que ele posso aparecer em cima da tela atual? Seria loadmovie?

O Meu menu ficaria fixo. Só precisaria fazer um único menu para esse site, que estaria tanto na index, como em seus links. Segunda pergunta: Da pra ter esse menu fixo, mesmo chamando swf externo pros outros links correto? é só deixar essa parte do menu sem nenhum objeto por cima?!

Outra idéia, seria fazer tudo em um único swf. (renomearia cada link com uma instancia, então quando acionado no menu ele vai para aquela parte da time line. Terceira pergunta: Isso é aconselhável? Não ficaria muito pesado não? São 8 links ao total.

Obrigado pela ajuda.

Ao longo do projeto vou postando as duvidas aqui.

Att,

Felipe

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Felipe, melhor se for com swf externo.

Informe qual action usa para carregar as páginas, vai desenvolver em AS2 ou AS3?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Felipe, melhor se for com swf externo.

Informe qual action usa para carregar as páginas, vai desenvolver em AS2 ou AS3?

Abraços

Olá,

Vou desenvolver em AS2 com o Flash CS3.

Só que surgiu uma outra duvida agora. A index tem um fundo diferente dos demais links. Eu quero fazer o menu fixo pra nao ter que ficar fazendo ele em todos os swf's. Inicialmente eu tinha pensado em fazer os swf somente com o conteudo referente a eles, ou seja, deixando o fundo em branco. Nesse caso, apareceria o fundo da index, que é a pagina principal. Porem, percebi que as paginas secundarias tem fundos diferentes. Entao como fazer para que esse fundo nao cubra o menu?

Obrigado,

Felipe

Para ajudar no entendimento do site:

Essa é a index

http://img704.imageshack.us/i/indexd.jpg/

Essa é a index com o over do menu. (Claro que o over é um de cada vez. Levantei todos só para demonstração)

http://img704.imageshack.us/i/indexover.jpg/

Esse é um link interno. (Clico no menu, ele aparece

http://img163.imageshack.us/i/especialidades.jpg/

Qual a melhor forma de se fazer esse site? Acredito que seja com swf exetrno mesmo. Mas tenho a duvida do menu e do fundo.

Att,

Felipe

Compartilhar este post

Link para o post

Felipe, não tive oportunidade de ver as imagens que você postou, de vez em quando dá pane aqui no fórum, vou tentar em outra ocasião. Testei pelo Firefox e IE8.

Eu uso AS3, não posso lhe auxiliar com o action, mas entendi o que você deseja, então vou tentar dar um toque assim mesmo, ok.

Você cria um swf principal com o menu, nessa página irá adicionar um movie clip que servirá de container, exatamente do tamanho de suas páginas externas que serão acessadas pelos botões.

Isso também pode ser feito via action (posicionamento do arquivo externo), estou mencionando a forma mais simples.

Não tem problema quando ao background do swf principal, se os seus arquivos externos forem pesados e exigir preloader, basta adicionar a mesma cor para a tela de carregamento.

Um exemplo bem simples, só para ilustrar. Neste caso não foi definido um background para as páginas externas, mas o procedimento é o mesmo. Clique aqui

Compartilhar este post

Link para o post

Felipe, não tive oportunidade de ver as imagens que você postou, de vez em quando dá pane aqui no fórum, vou tentar em outra ocasião. Testei pelo Firefox e IE8.

Eu uso AS3, não posso lhe auxiliar com o action, mas entendi o que você deseja, então vou tentar dar um toque assim mesmo, ok.

Você cria um swf principal com o menu, nessa página irá adicionar um movie clip que servirá de container, exatamente do tamanho de suas páginas externas que serão acessadas pelos botões.

Isso também pode ser feito via action (posicionamento do arquivo externo), estou mencionando a forma mais simples.

Não tem problema quando ao background do swf principal, se os seus arquivos externos forem pesados e exigir preloader, basta adicionar a mesma cor para a tela de carregamento.

Um exemplo bem simples, só para ilustrar. Neste caso não foi definido um background para as páginas externas, mas o procedimento é o mesmo. Clique aqui

Olá,

Eu devo fazer por action mesmo. Tava pensando em algo assim:

on (release) {

_root.content_box.loadMovie("contato.swf",0);

}

O content_box seria o esse movie clip vazio que carrega os swf externos? ou estou misturando as coisas?

Entao ficaria assim:

Um swf so para o menu, e outros para a index e o restante dos links. Onde esse swf do menu teria um mc para chamar os outros swf's externos. Correto?

Lembro que o esse MC será do tamanho total da tela, ou seja o menu tem que continuar por cima.

Obrigado,

Felipe

Compartilhar este post

Link para o post

Felipe, tenta postar novamente as imagens, vai ajudar os colegas do AS2 para lhe dar uma mão.

Fiz outras tentativas, o carregamento é interrompido.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Meu pitaco:

Crie as seções em "swfs" separados, sugiro fazer um swf exclusivo para o menu, e se a animação de entrada for pesada, pode-se pensar em fazê-la também separado. Para o carregamento dos "swfs" trabalhe com a classe "MovieClipLoader", você terá um controle maior sobre os objetos carregados.

A sugestão do menu separado é para que ele continue visível nas transições, mas deverá desabilitar as ações quando ocorrer alguma transição. Para a ordem de visualização, basta determinar o nível (_level) acima.

Pense também na criação de um "Movie Clip" com algum efeito para as transições, e a cada swf carregado você roda este "mc" que poderá conter as ações da classe MovieClipLoader e se necessário até um preloader... O MovieClip receptor (container) pode ficar na "index" (filme principal) e nas chamadas dos botões faça referência a "_root".

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Meu pitaco:

Crie as seções em "swfs" separados, sugiro fazer um swf exclusivo para o menu, e se a animação de entrada for pesada, pode-se pensar em fazê-la também separado. Para o carregamento dos "swfs" trabalhe com a classe "MovieClipLoader", você terá um controle maior sobre os objetos carregados.

A sugestão do menu separado é para que ele continue visível nas transições, mas deverá desabilitar as ações quando ocorrer alguma transição. Para a ordem de visualização, basta determinar o nível (_level) acima.

Pense também na criação de um "Movie Clip" com algum efeito para as transições, e a cada swf carregado você roda este "mc" que poderá conter as ações da classe MovieClipLoader e se necessário até um preloader... O MovieClip receptor (container) pode ficar na "index" (filme principal) e nas chamadas dos botões faça referência a "_root".

Abs.

-Ok. Vou trabalhar com "swf's" externos. Um para cada link (seção)

-ok. swf exclusivo para menu. Mas nesse item eu tenho uma duvida: Minha area de site é 1100x650 (com menu e conteudo) Quando eu carregar o swf externo ele tambem tera 1100x650 pois o fundo é diferente para cada seção. Isso nao afetaria o menu? Tipo o menu ficaria atras desse swf?

-A animação não é pesada. Estava pensando em fazer ela separada mesmos

-OK MC receptor na index. Como faço isso? Crio um MC quadrado vazio tiro o alpha e estancio de "container" depois é mandar carregar os "swf's" em cima desse "container" é isso?

Obrigado pela ajuda.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade você precisa criar dois "mcs receptores", um para o menu e outro para as seções. Basta criar um "mc" vazio e instanciá-lo, depois posicione o mesmo no canto superior esquerdo (que é o padrão: top and left ou seja: x:0 e y:0), isso para o conteúdo, para o swf do menu, não precisa fazer do tamanho do palco, apenas posicione o "mc receptor" deste de acordo com a posição desejada do menu no palco.

Quando criar os filmes das seções, reserve o espaço destinado a visualização do menu não ocupando com objetos ou textos, pois o menu ficará sempre visível e por cima, para isso deixe o menu sempre em um nível mais alto para que os outros swfs não o sobreponham.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade você precisa criar dois "mcs receptores", um para o menu e outro para as seções. Basta criar um "mc" vazio e instanciá-lo, depois posicione o mesmo no canto superior esquerdo (que é o padrão: top and left ou seja: x:0 e y:0), isso para o conteúdo, para o swf do menu, não precisa fazer do tamanho do palco, apenas posicione o "mc receptor" deste de acordo com a posição desejada do menu no palco.

Quando criar os filmes das seções, reserve o espaço destinado a visualização do menu não ocupando com objetos ou textos, pois o menu ficará sempre visível e por cima, para isso deixe o menu sempre em um nível mais alto para que os outros swfs não o sobreponham.

Abs.

Entendi. Entao a melhor solução seria criar esses "mc" na "index mesmo" (principal.)

Entao ficaria assim:

1 SWF introdução

1 SWF menu

1 SWF index (onde eu tenho dois "mc" um para carregar os swf's externos do tamanho do palco, e outro para o menu, do tamanho do menu e em subnivel mais elevado para nao ser sobreposto.

7 SWF's externos dos links.

obrigado,

Felipe

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.