Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Lucas Vida

Editor de fotos do Orkut, como é feito?

Recommended Posts

Boa tarde pessoal,

Bom tenho notado cada vez mais que é comum aqueles editores de fotos do tipo do orkut, aquele aonde você muda a foto do seu perfil, mas pode recorta-lá aponto de ajustar melhor seu rosto ou algo do gênero. Alguém tem ideia de qual linguagem é feito esse "editor" e se possui algum tuto. Pois procurei na net e não encontrei!

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Provavelmente uma boa parte é em Javascript.

Eu pelo menos não conheço nenhum tuto, ou código free desse tipo.

Compartilhar este post

Link para o post

o Orkut trabalha com aspx, mas em PHP a biblioteca mais comum para manipulação de imagens é a GD.

O recorte e rotação são feitos em JS mas apenas para enviar (via ajax) o [X0,Y0]~[X1,Y1] do recorte de imagem, que é feito em Server-Side.

A rotação dos álbuns, idem. A miniatura das fotos que estão sendo enviadas e o realtime loading são em flash

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, estou fazendo um site aonde a implementação desse sistema seria útil, pois assim evito que a pessoa que for administrar na hora de colocar as fotos eu tenha que fazer um resize, distorcendo ela, caso e implemente algo do gênero a pessoa poderia recortar a foto a ponto de ter um bom aproveito da mesma sem que ela tenha que ser redimensionada "brutalmente". Sei que a aplicação não deva ser fácil, ainda mais pra quem está começando a mexer com programação, mas caso tenham algum tuto ou explicação bem detalhada seria de grande ajuda...No mais agradeço de mais pelas respostas

Valeu mesmo pessoal!

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Thiago, se for mais conveniente gostaria que move-se o tópico por favor!

Muito obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, como não foi especificado, vou mover para JavaScript, pois creio que sua dúvida seja mais relacionado ao efeito.

Tópico movido:

Webstandards: CSS / XML / XHTML / HTML http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif JavaScript / DHTML

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

A classe é meio complexa e eu ainda não tive tempo de estudar.

Mas vou deixar alguns links sobre o assunto:

http://www.defusion.org.uk/code/javascript-image-cropper-ui-using-prototype-scriptaculous/

Link sobre como redimensionar divs dinamicamente:

http://www.twinhelix.com/javascript/dragresize/demo/

Compartilhar este post

Link para o post

Bacana de mais klonder!

Muito bom esse tuto, mas relamente é bem complexo...pretendo estudar tb essa classe com bastante calma, agora fiquei na dúvida em um aspecto no exemplo do primeiro link, depois que eu faço a edição e recorto, como faço para pegar somente a area desejada e salvar em um banco de dados por exemplo.

Obrigado!

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, como eu disse ainda não tive tempo de estudar completamente. Geralmente, as variáveis (coordenadas de posição e tamanho) seriam enviadas por um form para uma página php. O php captura apenas essas coordenadas do javascript e agora sim, damos início ao recorte propriamente dito pelo PHP.

Assim que o PHP processar as imagens, salvamos a imagem em um diretório. Não haveria, em teoria, necessidade de Banco de Dados, pois a imagem é realmente recortada e fica nas dimensões corretas.

Você utilizaria o banco de dados apenas se quisesse agrupar um texto a essa imagem, ou então armazenar caminhos de outras imagens, como álbum de fotos ou galeria de imagens.

Os outros colegas do fórum poderão te ajudar melhor. Eu não estudei a classe, mas é assim que eu penso que funcione. Embora eu não tenha certeza, é assim que eu faria.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente é muito interessante essas coisas de WEB. E pensar que alguns anos atrás isso seria coisa de outro mundo!

Vou continuar pesquisando mais sobre esse assunto, caso encontre algo com mais detalhes posto aqui ou te envio o link... Quem sabe alguém que tenha visto ou feito algo semelhante consiga dar mais detalhes. Sua lógica está muito boa, mas eu nem sei como eu conseguiria aplicar ela de forma efetiva...hehehe. Só tentando e muito. :D

Muito obrigado mesmo Klonder.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.