Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Michel Araújo

[Resolvido] ActionScript 3.0 Orientado A Objeto

Recommended Posts

ActionScript 3.0 Orientado a Objetos


Aula 01: Introdução ao Curso


O que é o ActionScript 3.0?

O ActionScript 3.0(AS3) é uma linguagem de programação baseada em ECMAScript interpretada por uma máquina virtual (ActionScript Virtual Machine 2) que está presente no plugin Adobe Flash Player (v.9 ou superior) e no ambiente Adobe AIR.

Por serem executadas em uma máquina virtual, as aplicações feitas com AS3 podem ser executadas em todos os navegadores e em qualquer plataforma com suporte ao plugin Flash Player, inclusive dispositivos móveis. Além disso, os aplicativos também podem rodar em qualquer Sistema Operacional suportado pelo Adobe AIR.

O AS3 foi lançado em 2006, e significou uma revolução na linguagem de scripts da Adobe. A linguagem foi completamente remodelada, e aperfeiçoada em diversos aspectos. Porém, a maior das mudanças sofridas foi no que diz respeito ao suporte à Programação Orientada a Objetos.


Mas eu nem sei AS2 ainda, como vou aprender AS3?

É bem comum ver pessoas dizendo: 'Vou primeiro aprender AS2, quando estiver bem, aí eu estudo AS3'. Bem, o número após a palavra ActionScript (2 ou 3), não indica o grau de dificuldade da linguagem, e nem que haja uma escala progressiva de conhecimentos, onde é preciso saber AS2 para aprender AS3. Na verdade, pode-se dizer que é mais fácil aprender AS3 sem saber AS2 previamente, por elas trabalharem com paradigmas de programação diferentes.

O ActionScript 2, é utilizado basicamente sob o paradigma Procedural de programação. Um paradigma é um modelo, um padrão a ser seguido. Normalmente, uma vez acostumado a seguir determinado modelo, há uma certa dificuldade maior em quebrar aquele paradigma e substitui-lo por outro, no caso a Programação Orientada a Objetos.

Mas, você sabendo AS2, ou não, não há motivos para se assustar. O que vamos começar a ver são práticas que vão ajudar a estruturar seu código e técnicas para resolver problemas comuns que aparecem durante um projeto.


E o que mesmo eu posso aprender nesse mini-curso?

Bom, esse mini-curso nasceu a partir de uma necessidade: Apesar do tempo de lançamento, o material sobre AS3, e em especial AS3 Orientado a Objetos, ainda não é encontrado em quantidade suficiente, principalmente quando comparado à quantidade de material sobre AS2, e ainda mais em português.

Por isso, através desse mini-curso, nós vamos tentar dar uma base de conhecimentos de AS3 Orientado a Objetos, o suficiente para a criação de um pequeno projeto, para uma base estrutural sólida que permita o ganho de experiencia e uma maior acentuação na curva de aprendizado em um aprofundamento posterior no assunto.


E eu preciso já saber alguma coisa?

Na medida do possivel, vamos tentar fazer os exemplos de forma que um iniciante possa aplica-lo. No entanto, o objetivo desse curso é focar nos pilares da OOP. Portanto, para melhor compreensão, e maior facilidade na aplicação dos exemplos, é recomendável ter noções de:

  • Sintaxe Geral do ActionScript 3.0; (Daremos uma visão geral no próximo artigo)
  • Noções da IDE do Flash, ou Flex/Flash Builder.
O que preciso para acompanhar o mini-curso?

O código em ActionScript 3.0 pode ser escrito em qualquer editor de textos. Neste caso, precisaremos de um compilador para o código, que pode ser obtido gratuitamente com o Adobe Flex SDK.

No entanto, para simplificar os exemplos, facilitar a criação e ampliar as possibilidades, nos exemplos do curso iremos nos basear nas IDEs da Adobe (você precisará de apenas uma delas):

  • Flash CS3 ou superior;
  • Adobe Flex Builder 2 ou 3
  • Adobe Flash Builder 4 ou superior
Alguns detalhes antes de começarmos:

Tipografia:

Os seguintes padrões tipográficos serão adotados para facilitar a identificação:

  • Palavras ou conceitos importantes serão grifados em negrito, em sua primeira aparição no curso;
  • Nome de Classes, métodos, propriedades, ou qualquer código misturado ao texto, estará na fonte Courier New.
Padronizando a Nomeclatura:

Para facilitar a identificação e utilização de variáveis, classes, métodos, e quaisquer elementos utilizaremos um padrão para nomeá-los. No geral, o padrão utilizado é o Flex SDK Coding Conventions:

  • Pacotes com todas as letras em minúsculo;
  • Namespaces com todas as letras em minúsculo, e underline ('_') como separador;
  • Interfaces começarão com 'I' maiúsculo seguindo com a proxima letra também maiúscula usando UpperCamelCase
  • Classes em UpperCamelCase
  • Constantes em maiúsculas e undeline ('_') como separador;
  • Propriedades (variáveis e métodos) em lowerCamelCase;
  • Parâmetros com 'p' minúsculo inicial e mantendo o lowerCamelCase;
  • Propriedades Privadas com '_' inicial, e mantendo o lowerCamelCase
  • Funções chamadas por eventos com o padrão: nomeObjeto_tipoEventoHandler
O que vem por aí?
Essa primeira parte serviu apenas para apresentar nossos objetivos, e mostrar como será o mini-curso. No próximo post vamos dar uma base da sintaxe geral do ActionScript 3.0, para que possamos prosseguir tranquilamente o restante do curso. Até lá!


Pessoal o feedback de vocês é de extrema importância.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.