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Matheus Brito

ActionScript 3.0 Orientado A Objeto

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ActionScript 3.0 Orientado a Objetos


Aula 02: Sintaxe do ActionScript



Variáveis

As variáveis permitem armazenar valores usados no programa. Para declarar uma variável, você deve usar a instrução var com o nome da variável.No ActionScript 3.0, o uso da instrução var é sempre necessário. Por exemplo, a seguinte linha do ActionScript declara uma variável chamada nome:

var nome;

Se omitir a instrução var ao declarar uma variável, você obterá um erro de compilador e um erro de tempo de execução no modo. Por exemplo, a seguinte linha de código resultará em um erro se a variável nome não for definida antes:

trace(nome);

A associação de uma variável a um tipo de dados deve ser feita durante a declaração da variável. A declaração de uma variável sem designar seu tipo é legal, mas gera um warning(aviso) do compilador. Um tipo de variável é designado anexando o nome da variável ao caractere dois-pontos (: ) seguido do tipo da variável. Por exemplo, o seguinte código declara uma variável nome que é do tipo String:

var nome:String;

Atribuindo Valores

Pode-se atribuir valores a variável no momento de sua declaração, basta para isso usar o sinal de “=”, que significa atribuição, o mesmo será visto mais adiante:

var nome:String;
nome = “Kisuke”;   

ou

var nome:String = “kisuke”;// 1 linha apenas


Escopo de Variáveis

O escopo de uma variável é a área do código em que a variável pode ser acessada por uma referência léxica. Uma variável global é aquela definida em todas as áreas do seu código, enquanto que uma variável local é aquela definida apenas em uma parte dele.Por exemplo:

var global:int = 10;

function testaEscopo():void{
trace(global); //Saída 10
}

testaEscopo();
trace(global); //Saida 10


A variável local é declarada dentro de uma definição de função. A menor área de código para a qual é possível definir uma variável local é uma definição de função. Uma variável local declarada dentro de uma função e existirá somente nessa função.Por exemplo:

function escopoLocal():void 
{ 
    var local:String = "local"; 
} 

escopoLocal(); 
trace(local); // erro porque local não está definida como global



Valores Padrão

Um valor padrão é o valor que uma variável contém antes que seu valor seja definido. Uma variável é inicializada quando seu valor é definido pela primeira vez.

Imagem Postada


Tipos de Dados

Boolean

O tipo de dados Boolean compreende dois valores: true e false. Nenhum outro valor é válido para variáveis do tipo Boolean. O valor padrão de uma variável Boolean que foi declarada mas não inicializada é false.

Int

O tipo de dados int é armazenado internamente como um inteiro de 32 bits e compreende o conjunto de inteiros de -2.147.483.648 (-231) a 2.147.483.647 (231 - 1), inclusive.

Uint

Tipo de dados uint é armazenado internamente como um inteiro não assinado de 32 bits e compreende o conjunto de inteiros de 0 a 4.294.967.295 (232 - 1), inclusive. Use o tipo de dados uint para circunstâncias especiais que exigem inteiros não negativos.

Null

O tipo de dados Null contém apenas um valor, null. É o valor padrão para o tipo de dados String e todas as classes que definem tipos de dados complexos, inclusive a classe Object.

Number

No ActionScript 3.0, o tipo de dados Number pode representar inteiros, inteiros não assinados e números de ponto flutuante. Entretanto, para maximizar o desempenho, você deve usar o tipo de dados Number somente para valores inteiros maiores do que os tipos int e uint de 32 bits podem armazenar ou para números de ponto flutuante.


String

O tipo de dados String representa uma seqüência de caracteres de 16 bits.

Void

void quer dizer nada, ou seja não retorna nada.O tipo de dados void contém apenas um valor, undefined.

Object

O tipo de dados Object é definido pela classe Object. A classe Object serve de classe base para todas as definições de classe no ActionScript.

Operadores

Os operadores são funções especiais que usam um ou mais operandos e retornam um valor. Um operando é um valor, normalmente um literal, uma variável ou uma expressão, que um operador usa como entrada.


Precedência de operadores

A precedência e a associatividade de operadores determinam a ordem na qual os operadores são processados. Embora possa parecer natural aos que estão familiarizados com aritmética que o compilador processe o operador de multiplicação (*) antes do operador de adição (+), o compilador precisa de instruções explícitas sobre os operadores que deve processar primeiro. Essas instruções são denominadas coletivamente de precedência de operador. O ActionScript define a precedência de um operador padrão que você pode alterar usando o operador parênteses (()).Por exemplo:

var sumNumber:uint = (2 + 3) * 4; // uint == 20

Operadores Unários

Os operadores unários usam um operando. Os operadores de incremento (++) e de decremento (--) deste grupo são operadores de prefixo, o que significa que aparecem antes do operando em uma expressão.

Imagem Postada

Operadores Multiplicativos e Aditivos

Os operadores multiplicativos usam dois operandos e executam cálculos de multiplicação, divisão ou módulo.
Todos os operadores multiplicativos, conforme listados na tabela a seguir, têm a mesma precedência:

Os operadores aditivos usam dois operandos e executam cálculos de adição ou subtração. Todos os operadores aditivos, conforme listados na tabela a seguir, têm a mesma precedência:


Imagem Postada

Operadores Relacionais

Os operadores relacionais usam dois operandos, comparam seus valores e retornam um valor booleano. Todos os operadores relacionais, conforme listados na tabela a seguir, têm a mesma precedência:

Imagem Postada


Operadores de Igualdade

Os operadores de igualdade usam dois operandos, comparam seus valores e retornam um valor booleano. Todos os operadores de igualdade, conforme listados na tabela a seguir, têm a mesma precedência:

Imagem Postada


Operadores Lógicos

Os operadores lógicos usam dois operandos e retornam um valor booleano. Os operadores lógicos diferem em precedência e são listados na tabela a seguir em ordem decrescente de precedência:

Imagem Postada



Bom pessoal é isso ai, lembrando que estamos trabalhando de forma básica tanto que não tem todos os operadores ai, ou seja estamos trabalhando da forma mais fácil sem ter que abordar tudo de forma completa, somente o necessário para o desenvolvimento.
Qualquer dúvida não exitem em perguntar, Michel disse que quer responder tudo o que vier. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

Abs

Pessoal o feedback de vocês é de extrema importância.

Referências:

Documentação Adobe

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Qualquer dúvida não exitem em perguntar, Michel disse que quer responder tudo o que vier. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

 

<_<

 

haueha... zoeira, podem perguntar \o/

 

em tempo: ainda bem que você deu a ideia de usar imagens, a formatação ficou ótima, bem mais clara, assim como o conteudo http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

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basicamente o operador de igualdade faz uma conversão de tipo de dados entre os comparados mais ampla.

 

Enquanto a igualdade restrita faz a conversão somente entre tipos numericos.

 

Exemplo:

var a = '1';
var b = 1;

trace(a === B); //Aqui o resultado é false, ele não converte a string 
trace(a==B); //Aqui o resultado é true 

Edit: Por algum motivo o forum está transformando o b em B. mas é um exemplo =)

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poisé, você usando corretamente a tipagem de dados, dificilmente vai precisar usar a comparação estrita. Eu mesmo acho que nunca usei :huh:

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Parabens pela iniciativa do ensino do AS 3.0. No entanto, eu tenho uma sugestão. Acho que se voces direciona-sem o aprendizado da linguagem AS 3.0 como se aprende uma lingua humana, a partir de suas estruturas e composição poderiam pessoas mais leigas incorporar-sem ao curso,visto que variaves, atributos, valores, operadores eles funcionam em base da decoração muitos vezes não tem um proseguimento logico para ser facilmente recordado o que traz problemas ao escrever e usar a sintasx, em forma mais solta. Só isso, o demais estão em bom caminho. Parabens!

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A grande deficiência de pessoas em aprender uma linguagem de programação está na falta do aprendizado em algoritmos, se você não entender o que é um algoritmo, voce jamais aprenderá a programar de verdade.

Abs

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Olá, primeiramente muito, mas muito obrigado mesmo, pelas aulas e explicações que vocês tem feito.

Eu sempre sonhei em ser programador e principalmente na area de games, e a uns meses decidi começar por conta própria, e desde entao

este foi o melhor forum que encontrei, sem duvida nenhuma.

Voces estão de parabens pelo trabalho, é tudo realmente muito facil de aprender. Sei que perto de todo esse trabalho um obrigado é muito pouco,

mas saibam que pra mim esse trabalho fez muita diferença...

Forte abraço!

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Olá, primeiramente muito, mas muito obrigado mesmo, pelas aulas e explicações que vocês tem feito.

Eu sempre sonhei em ser programador e principalmente na area de games, e a uns meses decidi começar por conta própria, e desde entao

este foi o melhor forum que encontrei, sem duvida nenhuma.

Voces estão de parabens pelo trabalho, é tudo realmente muito facil de aprender. Sei que perto de todo esse trabalho um obrigado é muito pouco,

mas saibam que pra mim esse trabalho fez muita diferença...

Forte abraço!

 

 

Seja Bem vindo, é bom saber que está sendo de serventia para algumas pessoas.

Abs

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Muito bom, muito bem explicado.

 

Parabéns. :)

 

Uma dúvida, para quem está iniciando AS3 seria recomendável primeiro aprender

Lógica de proramação, Algoritmos e Programação Orientada a Objetos?

 

Até mais. ;)

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Muito bom, muito bem explicado.

 

Parabéns. :)

 

Uma dúvida, para quem está iniciando AS3 seria recomendável primeiro aprender

Lógica de proramação, Algoritmos e Programação Orientada a Objetos?

 

Até mais. ;)

 

 

Obrigado.

Claro lógica de programação é necessário além de aprender se ter, para ser um bom programador. Orientação a objetos tb é interessante saber. Mas esse mini curso é orientado a objetos, em breve sairá o restante das aulas.

 

Abs

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Realmente muito legal essa parte do curso. Já estudei C e estou familiarizado com algumas das indicações de variáveis. Uma pena que as imagens tenham desaparecido do tópico! Abraço, obrigado pela contribuição!

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