Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

danielswater

[Resolvido] Cade o maldito erro?

Recommended Posts

Galera beleza?

Seguinte, já tentei achar aonde está o erro neste exercício e confesso que não sei

O código e este:

import javax.swing.*;
public class CadastroProfessor {

public static void main(String[] args) {

Professor pro[]=new Professor[100];
       Disciplina dis[]=new Disciplina[100];

while(true){

int op=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("1-Cadastrar Prof. e Disciplinas  2-Buscar Disciplinas  3-Buscar Titulação  4-Sair"));

//Cadastra Professores e Disciplinas

switch (op){
           case 1:      

int p=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite a quantidade de Professores que deseja cadatrar"));
        	   for(int i=0; i<=p; i++){
        		   pro[i]=new Professor();
        		   pro[i].setNome(JOptionPane.showInputDialog("Digite o nome do Professor"));
        		   pro[i].setTitulacao(JOptionPane.showInputDialog("Digite a titulação do Professor"));
        		   pro[i].setCargah(Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite a carga horária do Professor")));
        	   }        		   
        		   int d=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite a quantidade de Disciplinas que deseja cadastrar"));
        		   for(int i=0; i<=d; i++){
        			   dis[i]=new Disciplina();
        			   dis[i].setNome(JOptionPane.showInputDialog("Digite o nome da Disciplina"));
        			   dis[i].setCargaho(Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite a carga horária da Disciplina")));
        			   dis[i].setProfessor(pro[i]);
        		   }
        		   break;

//Busca pelo nome da Disciplina e mostra o Professor que ministra

case 2:
               String busca=JOptionPane.showInputDialog("Digite o nome da Disciplina a ser buscada");
               for(int i=0; i<=100; i++){
                       if(busca.equalsIgnoreCase(dis[i].getNome())){
                       JOptionPane.showMessageDialog(null,"Disciplina:" + " " + dis[i].getNome() + " " + "e ministrada por" + " " + dis[i].getProfessor().getNome());
                       }
               }
                       break;               

//Busca a titulação e mostra todos professores com essa titulação

case 3:
               String titBusca=JOptionPane.showInputDialog("Digite a Titulação do Professor");
                       if(titBusca.equalsIgnoreCase(pro[i].getTitulacao())){
                       JOptionPane.showMessageDialog(null,"Professores com essa titulação:" + " " + pro[i].getNome());
        }
                       break;
               }
           }
		}
	}
}

O problema está no case 2, que fecha o programa e não volta para o menu inicial, sei até que e por causa do bloco, só que não acho como corrigir este erro, so falta isso para concluir este maldito exercício

Alguma luz?

obs: sei também que está completamente tosca a identação mas n estou me importando com isso nesse momento

De cara já vi que no seu case 2 ocorre um estouro de memória (ArrayIndexOutOfBounds). Se seu vetor tem 100 posições, então você deve percorrer as posições de 0 a 99.

Errado

JOptionPane.showMessageDialog(null,"Disciplina:" + " " + dis[i].getNome() + " " + "e ministrada por" + " " + dis[i].getProfessor().getNome()); 
                       } 
               }

Correto

for(int i=0; i<100; i++) {...}

PS: Sim, sua identação está tosca.

Amigo, você esta percorrendo todas as diciplinas mas nem todas existem. 0.o"

Faça uma variavel que armazene a quantidade de disciplinas cadastradas e utilize ela no laço.

Boa sorte com essa identação aew (uma das mais cabulosas que já vi... xD)

Amigo, você esta percorrendo todas as diciplinas mas nem todas existem. 0.o"

Faça uma variavel que armazene a quantidade de disciplinas cadastradas e utilize ela no laço.

Boa sorte com essa identação aew (uma das mais cabulosas que já vi... xD)

Cara, isso que você falou está aqui:

E também esta no laço, no case 2

Não era isso que eu queria dizer.

Olhe seu laço como está:

}
}

Caso o usuário não cadastre 100 disciplinas o seu laço irá percorrer objetos que não existem. Faça essa modificação:

// no inicio do programa declare a variável
int qt_disciplinas;
...

// use ela na pergunta:
qt_disciplinas = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite a quantidade de Disciplinas que deseja cadastrar"));
...

// e use ela no laço
for(int i=0; i<=qt_disciplinas; i++)
...

Sacou?

Huuummmm....saquei sim, vou testar daqui a pouco e ja volto aqui p dar um parecer

Só uma coisa, não sei nao se vai funcionar porque se você observar o case 3, está identico ao case 2 e funciona perfeitamente. Depois que realiza a busca e acha a titulação, ele volta para o menu principal, o que nao acontece com o case 2

Pode ser que dê certo, mas fatalmente uma hora ou outra vai dar erro pelo mesmo motivo.

Huuummmm....saquei sim, vou testar daqui a pouco e ja volto aqui p dar um parecer

Só uma coisa, não sei nao se vai funcionar porque se você observar o case 3, está identico ao case 2 e funciona perfeitamente. Depois que realiza a busca e acha a titulação, ele volta para o menu principal, o que nao acontece com o case 2

Para minimizar os erros sugiro:

1º Crie as variáveis "p" e "d" antes do case 1 e sete elas com 0.

int p = 0;
int d = 0;

2º Adequação da mudança do 1º item

p = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite a quantidade de Professores que deseja cadatrar"));
d=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite a quantidade de Disciplinas que deseja cadastrar"));

3º Corrija os laços com para ele passar somente nos dados que voce criou.

Para disciplina

for(int i=0; i<d; i++)

Para professor

for(int i=0; i<p; i++)

Na verdade agora que eu vi minha sugestão é identica a do Danilo, mals!

Então, o erro provavel é NullPointerException e como o Vergil disse ainda pode ocorrer um ArrayIndexOutOfBounds.

Por isso tem o 2 passo do meu post.

Então Daniloinf, só que o problema é que se eu criar as variaveis "p" e "d", da como variáveis duplicadas, não rola

Desculpa Kandrade, na verdade era para responder para você mesmo, não para o Daniloinf, mas enfim, agradeço os dois

Ok, inicializeis as variaveis "p" e "d" com 0 antes do case 1, tava dando variavel duplicada porque eu nao tirei o int da parada :S

Mas mesmo assim, no laço do case 2:

case 2:
String busca=JOptionPane.showInputDialog("Digite o nome da Disciplina a ser buscada");
for(int i=0; i<d; i++){
ele da como a variavel local "d" nao pode ser inicializada :(

Mesmo assim, continuo achando que o problema e no fechamento do bloco, pois so quando vou realizar uma busca pela disciplina que o painel fecha

Cara, não tive como testar o código pois não tenho as classes que você usa, mas tenho certeza que este código esta certo agora:

import javax.swing.*;

int p, d, op;

while(true){

op = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("1-Cadastrar Prof. e Disciplinas  2-Buscar Disciplinas  3-Buscar Titulação  4-Sair"));

switch (op){
                case 1:
                    p = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite a quantidade de Professores que deseja cadatrar"));
                    for(int i=0; i<p; i++){
                        pro[i]=new Professor();
                        pro[i].setTitulacao(JOptionPane.showInputDialog("Digite a titulação do Professor"));
                        pro[i].setCargah(Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite a carga horária do Professor")));
                    }
                    d = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite a quantidade de Disciplinas que deseja cadastrar"));
                    for(int i=0; i<d; i++){
                        dis[i]=new Disciplina();
                        dis[i].setCargaho(Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite a carga horária da Disciplina")));
                    }
                    break;

case 2:
                    for(int i=0; i<d; i++)
                        if(busca.equalsIgnoreCase(dis[i].getNome()))

break;

case 3:
                    for(int i=0; i<p; i++)
                        if(titBusca.equalsIgnoreCase(pro[i].getTitulacao()))
                            JOptionPane.showMessageDialog(null,"Professores com essa titulação:" + " " + pro[i].getNome());
                    break;
            }
        }
    }
}

Continua dando erro, dessa vez no public class CadastroProfessor e no break do case 2. Pede para inserir o fechamento dos blocos "}"...não sei mais o que eu faço :(

Tem como você postar aqui as mensagens de erro que são mostradas?

Puts brother, não consigo enxergar esse erros ai não, talvéz você colocou alguma quebra de linha onde não podia, mas aqui vai o cógido com os fechamentos certinhos:

import javax.swing.*;

int p, d, op;

while(true){

op = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("1-Cadastrar Prof. e Disciplinas  2-Buscar Disciplinas  3-Buscar Titulação  4-Sair"));

switch (op){
                case 1:
                    for(int i=0; i<p; i++){
                        pro[i]=new Professor();
                    }
                    d = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite a quantidade de Disciplinas que deseja cadastrar"));
                    for(int i=0; i<d; i++){
                        dis[i]=new Disciplina();
                    }
                    break;

case 2:
                    for(int i=0; i<d; i++){
						}
					}

break;

case 3:
                    for(int i=0; i<p; i++){
                        if(titBusca.equalsIgnoreCase(pro[i].getTitulacao())){
						}
					}
                    break;

}
        }
    }
}

Cara, mesma coisa que eu tinha feito

Simplesmente copiei e colei o seu codigo no eclipse, continua dando o erro de que as variáveis "p" e "d" nao foram inicializadas. Cara Juro que nunca vi isso na minha vida, ta certo que sou iniciante mas pelo jeito você e o Vergil não são. Que eu faço? me mato?

kkkkkkk, calma brother não desiste assim não...

Uma coisa que eu faço quando encontro problemas causados por entidades maligas é deixar ele pra tráz e fazer outros exercícios, dps você da uma olhada nele e tenta arrumar, se der pau outra vez eu começo ele do zero...

Se você quiser pode me mandar os códigos desse exercício que eu dou uma olhado e tento arrumar amanhã.

Boa sorte aew bro, =]

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.