adriano.m 0 Denunciar post Postado Janeiro 26, 2010 Pessoal, Boa Tarde tenho uma duvida sobre inserção de dados de tabelas diferentes: vo tentar explicar tenho a tabela cliente onde eu cadastro o cliente... e tenho a tabela empreendimento que cadastro o empreendimento e seleciono o cliente deste empreendimento através de um <select><option> quero inserir o empreendimento e o cliente selecionado na combo...alguem tem uma ideia de como posso fazer desde ja agradeço pela força. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Anderson Falkowski 0 Denunciar post Postado Janeiro 26, 2010 Popula a combo com VALUE da OPTION com o ID/Nome (chave primária) do cliente, e quando for dar SUBMIT no formulário, ao montar a instrução SQL para inserção do empreendimento coloque value da option como CLIENTE. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Marcelo de Andrade 2 Denunciar post Postado Janeiro 26, 2010 Seria mais ou menos assim : HTML : <select name="clientes"> <option value="fulano" /> <option value="cicrano" /> <option value="beltrano" /> </select> PHP recebendo por post : $clientes = $_POST['clientes']; Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
adriano.m 0 Denunciar post Postado Janeiro 26, 2010 Sim eu entendi, mas... o cliente que eu seleciono vem do banco de dados: aqui esta o codigo: public function listagem(){ $nome_cliente = $_POST['nome_cliente']; $comando=mysql_query("SELECT nome_cliente FROM sms_cliente ORDER BY nome_cliente ASC"); $resultado=$comando; $aux=0; echo'<select name="nome_cliente" value="<?echo $dados[nome_cliente]?>">'; while($aux < mysql_num_rows($resultado)){ $dados=mysql_fetch_array($resultado); echo'<option value="'.$dados[nome_cliente].'">'.$dados[0].'</option>'; $aux=$aux+1; } echo '</select>'; } Tem alguma coisa errada ai? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
William Bruno 1501 Denunciar post Postado Janeiro 26, 2010 Assim fica mais organizado: public function listagem() { sql = "SELECT nome_cliente FROM sms_cliente ORDER BY nome_cliente ASC"; $query = mysql_query( $sql ); $select = '<select name="nome_cliente">'; while( $dados=mysql_fetch_assoc($query) ) { $select .= '<option value="'.$dados['nome_cliente'].'">'.$dados['nome_cliente'].'</option>'; } $select .= '</select>'; echo $select; //se tiver num contexto de uma classe, acho que um RETURN ficaria melhor aqui } mas ainda não deu pra entender direito a sua dúvida.. como estão as suas tabelas do banco ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
adriano.m 0 Denunciar post Postado Janeiro 26, 2010 Tenho a tabela Cliente sms_cliente e tabela sms_empreendimento tenho uma tela simples de cadastro de empreendimento onde esse empreendimento é vinculado a um cliente que vem na tela atraves desse código ai postado, quero selecionar um cliente e inserir no banco vinculando-o ao empreendimento. tendeu, senão entendeu eu tento melhorar vaeu até agora Então William Apartir desse select criado eu preciso inserir o cliente na tabela empreendimento eu faço uma inserção normal ou preciso unir as tabelas? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
arnaldo.dc 0 Denunciar post Postado Janeiro 26, 2010 Ok Você tem 2 tabelas uma com nome cliente e outra com nome empreendimento certo? quais os campos da tabela cliente? quais os campos da tabela empreendimento? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
William Bruno 1501 Denunciar post Postado Janeiro 26, 2010 A inserção é 'normal'.. você só fará o relacionamento qndo for fazer um SELECT... no caso, relacione pelo id do cliente.. não sei como é esse campo, mas seria: $select .= '<option value="'.$dados['id_cliente'].'">'.$dados['nome_cliente'].'</option>'; além da reorganização do teu código, eu arrumei algumas coisas que estavam erradas mesmo.. dê uma conferida. Teste, se der erro e não conseguir resolver, nos diga qual.. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
adriano.m 0 Denunciar post Postado Janeiro 26, 2010 Ok Você tem 2 tabelas uma com nome cliente e outra com nome empreendimento certo? quais os campos da tabela cliente? quais os campos da tabela empreendimento? A tabela cliente: id_cliente; nome_cliente; A tabela empreendimento: id_empreendimento; nome_empreendimento; id_cliente; A inserção é 'normal'.. você só fará o relacionamento qndo for fazer um SELECT... no caso, relacione pelo id do cliente.. não sei como é esse campo, mas seria: $select .= '<option value="'.$dados['id_cliente'].'">'.$dados['nome_cliente'].'</option>'; além da reorganização do teu código, eu arrumei algumas coisas que estavam erradas mesmo.. dê uma conferida. Teste, se der erro e não conseguir resolver, nos diga qual.. Ata entendi, esse código não tinha erro não Obrigado abraçosss Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites