Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Lab Design

Forms no Delphi

Recommended Posts

Atualmente eu trabalho com flahs, php, um pouco do velho ASP, ASP.NET não gostei muito prefiro o php pela versatilidade mas para desktop eu programo no visual studio 2008 em C# que é muito similar na sintaxe do php.

Recentemente adquiri um programa e a parte visual me chamou a atenção, o formato das janelas, os icones resize e close e depois percebi que essa mesma estrutura tinha o programa skype e também o msn do windows live.

Buscando pelo google achei alguns posts que falam que ambos foram desenvolvidos em delphi.

Eu nunca programei em delphi mas tive bons contatos com pascal no passado e baixei algumas ferramentas pra ver se realmente tinha fundamento os post mencionados.

Para minha decepção, após instalar o IDE do delphi 2009, eu percebi que todas as opções de form estão igual ao do visual studio ou seja, azul escuro com icone de close em vermelho enquanto que os programas mencionados mostram uma tonalidade azul clara e o formato dos icones de resize e close são completamente diferentes. Alguém confirma se realmente estes programas foram desenvolvidos em delphi e se foram como as janelas deles se apresentam de forma diferente das opções que tenho no IDE. Seria algum recurso extra?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite Lab Design.

Esta fonte foi extraída deste link http://pt.wikipedia....CodeGear_Delphi

O arquiteto por trás do Delphi e de seu predecessor Turbo Pascal foi Anders Hejlsberg, até a sua alteração para a Microsoft em 1996, onde se tornou o arquiteto responsável pelo projeto do C# e foi peça chave na criação do ambiente Microsoft .NET, utilizado no Delphi 8.

O Delphi teve o formato da IDE alterado pela primeira vez na versão 8, basicamente similar ao formato do Microsoft Visual Studio para .NET.

As principais diferenças entre o Delphi/Kylix e outras ferramentas de desenvolvimento são: a programação visual, programação orientada a eventos, as paletas VCL e CLX, forte ênfase na conectividade com diversos bancos de dados e um grande número de componentes produzidos por terceiros, muitos deles disponíveis na internet e grande parte deles com o código fonte disponível. Alguns destacam como vantagens do Delphi: a existência de uma grande quantidade de componentes prontos em sua biblioteca, facilidade de uso e aprendizado e desenvolvimento rápido.

No dia 5 de setembro de 2006 a Borland, juntamente com a Developer Tools Group (grupo responsável pelo desenvolvimento das ferramentas IDE), entrega ao público a linha Turbo, que é praticamente o desmembramento da suíte Borland Developer Studio (BDS 2006). Em duas versões, Explorer (download gratuito; direcionado a estudantes, iniciantes em programação e hobbistas) e a Professional (pago; direcionado às softwares-houses e profissionais autônomos).

Já no dia 14 de novembro de 2006, a Borland não encontrando um potencial comprador que atendesse os quesitos que se comprometam com a evolução das ferramentas IDE, ela decidiu criar uma subsidiária colocando todos responsáveis pela "DevCo" nessa nova empresa chamada CodeGear. Que, especialmente cuidará das IDEs.

Características Técnicas

O Delphi é um ambiente de desenvolvimento de softwares com as seguintes particularidades:

• Visual: A definição da interface e até mesmo de parte da estrutura de um aplicativo Delphi pode ser realizada com o auxílio de ferramentas visuais. Por exemplo, uma tela é criada com um simples clique e um botão, selecionando esta imagem em uma barra de ferramentas e clicando sobre a tela onde ele deve aparecer;
  • Orientada a Objeto: Os conceitos de classe, herança e polimorfismo são abarcados pela linguagem de programação do Delphi, o Object Pascal. Esta não é, no entanto, uma linguagem puramente orientada a objeto como Smalltalk e Eiffel;
  • Orientada a Eventos: Cada elemento de uma interface de aplicativo é capaz de capturar e associar ações a uma série de eventos;
  • Compilada: A geração de código em linguagem de máquina acelera a execução dos aplicativo.

Como voce pode notar o mesmo desenvolvedor que projetou o Delphi, também projetou o Visitual Studio .NET, por isso a semelhança de IDE entre as duas plataformas.

Uma diferença básica entre o Delphi e Visual Studio é que o Delphi, por ser Orientado a Objetos na linguagem Object Pascal, permite que voce incorpore todas as bibliotecas VCL da IDE (Forms e componentes), dentro do seu código executável quando compilado, exceto as DLLs é claro.

Quanto ao Visual Studio, por não programar nessa linguagem, não sei ao certo como a mesma funciona, porém já me disseram que ela também já é orientada a objetos, entretanto, se voce utiliza asp.net, sinceramente acredito que seja apenas interpretado e a linguagem utilizar apenas alguns recursos de orientação a objetos, não usando assim na sua totalidade.

Na versão 7 do Delphi, incorporou as bibliotecas CLX do Kylix, para sistemas operacionas multiplataforma, inclusive o Linux, contudo essa biblioteca foi descontinuada, a partir da versão 2005, continuando com as bibliotecas VCL (Visual Component Library) do Windows.

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Discorpio, agradeço o esclarecimento embora minha dúvida permaneça.

O visual também trabalha com objetos, na realidade a unica diferença estaria na linguagem de programação. A dúvida é se realmente o skype e o msn foram desenvolvidos em delphi ou qualquer outra linguagem os layouts dessas aplicações não estão disponíveis nem no studio 2009 nem no IDE do delphi 2009. Isso que me chamou a atenção independente de um ou outro. Te falo que programo já a algum tempo no studio cm c# e me sinto a vontade nele pois segue basicamente a mesma sintaxe de outras como linguagens como javascript, action script ou php. Isso realmente ajuda muito na hora de migrar de uma para outra.

Na realidade o que eu gostaria de saber é se existe algum pacote sei la que me possibilitasse criar os forms com esse tipo de layout idependente de ser no visual ou delphi.

em todo caso obrigado pela sua resposta.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá "Lab Design".

Sobre o skype e o msn:

O Skype foi feito sim em delphi, mas o msn provavelmente foi feito em C, C++, C# ou outra linguagem da Microsoft, mas a possibilidade de ter sido feito em delphi é quase nula.. hehe..

Dê uma olhada neste tópico : http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/303997-aplicacoes-desenvolvidas-em-delphi/

Agora sobre os Forms em delphi:

Como você deve ter visto no Skype, forms de todo o tipo podem ser feitos no delphi. Você pode criar forms assim com imagens, formas e outros componentes do Delphi.

Existem também pacotes de componentes que mudam o layout dos componentes do tipo msForms (componentes do windows, tipo edits, memos, botões, barras, etc) e aceitam Skinks.

Espero que estas informações ajudem.. :D

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde a todos.

Lab Design, andei pesquisando sobre alguns plugins do Skype no Delphi, e encontrei esses Links, baixe-os e vê se te serve:

http://www.sokratez....kypecontrol.rar

http://www.ebob42.com/ftp/skypeSMS.zip

Agora quanto ao MSN, não me surpreenderia se o mesmo fosse feito no JAVA, pois a versão do Windows Live Messenger que eu tenho aqui, é toda parecida com os Frames do JAVA, porém acredito tenho sido em C++, que que a sintaxe do JAVA é oriunda dessa linguagem.

Compartilhar este post

Link para o post

Raficcha e Discorpio,

Obrigado aos dois pela disposição.

Eu realmente acredito nisso também, já que esses e outros programas no mercado mesmo sendo aplicações windows fogem totalmente do layout tradicional sendo mais suave e mais bonitos inclusive. Pra falar a verdade não gosto muito do padrão de janelas do visual studio mas ainda não decidi se vou me envolver com delphi. É muita coisa ao mesmo tempo, js, php, C#, action script, winforms, flash tem hora que parece que vai um nó na cabeça. Na realidade o meu carro chefe é web. tenho vários contratos de webmaster mas também programo para desktop quando é extremamente necessário. No tempo da borland eu so programava em pascal mas parei e fiquei muito tempo fora da área que agora me senti completamente perdido dentro do IDE. Mas quem sabe, assim como eu voltei a programar e me senti em casa com c# pode ser que aconteça também com delphi e eu me anime a aventurar no IDE.

Mas por ora vou deixar essa ideia em stand by, pois tenho alguns projetos importantes em andamento em c#.

Obrigado pela atenção.

Lauro

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde a todos.

Bom, Lauro, já que o seu negócio é Web e se sentiu melhor com C#, porque voce não dá uma olhadinha na linguagem JAVA, com o Editor NetBeans.

Com a linguagem Java, voce pode fazer os seus projetos com Web - Servlet, e ainda se quiser pode utilizar Applet, que são aplicativos java executados dentro da IDE de um navegador de Internet.

Quais são as vantagens do JAVA.

1º) Multiplataforma: Na verdade o java funciona desta forma porque ele é ao mesmo tempo compilado e interpretado. Como assim ? Quando voce compila um projeto em java, ele só compila o projeto em um código diferente e universal chamado de bytecodes, porém só compila, ele não linkedita as bibliotecas do sistema operacional onde voce desenvolve o projeto, o que transformaria a compilação em um executável, e esta é a vantagem, porque o projeto somente compilado em uma arquivo ".class" ou ".jar" ou ate mesmo ".war", é interpretado pelo que chamamos de "Java Virtual Machine" ou "JRE - Java Runtime Enviroment" que é instalado em cada sistema operacional específico e que vai interpretar o seu arquivo ".class", ".jar" ou ".war", valendo lembrar que os arquivos ".class" é tão somente uma classe compilada e ".jar" é todo um projeto compilado, já ".war" é um projeto web compilado.

2º) Soluções Embarcadas (celulares e etc). O NetBeans já vem com um módulo Java Mobile, que permite programar menus para celulares e etc.

3º) Frameworks: Existem vários frameworks em java para Web como Spring, Java Serve Faces, Structs, Hibernate e etc. e o NetBeans já possui um paleta de objetos Java Serve Faces para Internet igualzinho ao Dreamweaver, o que apenas falta é o NetBeans ter um visualizador para a página, para ver como ficou o layout.

4º) Aplicações gerenciadoras de Banco de Dados: O java trabalha em conjunto com várias aplicações que gerencia um rede internet tais quais como o Apache Tomcat, o GlassFish, o Boss e etc. Eu prefiro o Apache Tomcat, que me permite colacar uma aplicação Web compilada ".war" dentro da sua pasta WebApps e ele atomaticamente cria as pastas que desenvolvi dentro do projeto, tudo de maneira automática.

5º) Aquivos JSP (Java Server Pages): São arquivos HTML com códigos Javascript e também em linguagem JAVA embutidos, e também pode usar até o JQuery que são códigos Javascripts aprimorados e isto sem falar no AJAX.

Bom, te dei cinco bons motivos só para voce dar uma olhadinha no JAVA, mas olha, não vá desistir do Delphi não, porque também é uma excelente ferramenta de trabalho, e quando deixei o Delphi para estudar JAVA, fiquei fascinado, entretanto, de vez em quanto utilizo Delphi para aplicações pequenas para ambiente local, o que me rende uma graninha extra.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok Amigo, valeu pelas dicas.

Como disse não descartei nada, afinal programei em pascal por mais de uma década. Eu já tive contato rápido com o netbeans algum tempo atrás mas como te falei, nesse ramo a gente tem que correr a bessa e os projetos de clientes são mais importantes que os nossos pessoais afinal são eles que nos mantem no mercado. Quando tenho poucos projetos eu procuro sempre alternativas viáveis de desenvolvimento e aquelas que me adapto fácil procuro adotá-las assim que possivel. Quanto ao jquery, eu particularmente adoro e faço muito uso dela no meu dia a dia assim como o flahs. Até baixei um trial do adobe Flex. Achei interessante também mas não acho muito seguro criar uma aplicação para desktop baseado nele. Gostei muito dos layouts, tem um IDE até que interessante também, mas por ora como te falei preciso por feijão mesa, então esses projetos ficam amadurecendo e qualquer hora eu os retomo.

Um abraço e mais uma vez obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.