Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

TNT

Qual a melhor forma de aprender?

Recommended Posts

Olá a todos.

Bom, primeiramente quero dizer que lido bastante com a área de desenvolvimento de websites. Considero minha parte de programação muito boa, mas confesso que me enrolo um pouco na hora de criar algum layout de melhor qualidade.

Gostaria muito de aprender melhor a tratar com o Photoshop. Já li diversos tutoriais, pratiquei, mas minha impressão é sempre a mesma: eles ensinam a fazer coisas muito específicas, que não consigo aproveitar o conhecimento para o que quero fazer.

Enfim, gostaria que me dessem alguma dica de como aprender essa arte que tanto pode me ajudar. Devo insistir em tutoriais? Penso seriamente em fazer algum BOM curso sobre o assunto. Alguém teria como me indicar algum site com bons cursos voltados, preferencialmente, ao webdesign? Pensei em fazer algo no SENAC, teriam alguma referência sobre a qualidade dos cursos deles?

Desde já agradeço a todos. Até mais.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, cursos, principalmente presenciais, na minha opinião são melhores que qualquer outra forma de aprendizagem. O problema é que alguns são caríssimos... isso depende do seu bolso. Outra coisa é aprender com vídeo-aulas. No site do Abduzeedo tem várias, e não só no dele, no ByMarina, PSDTuts, Tutorialized, etc.

SENAC é bom pra qualquer coisa, o pessoal de lá já sai empregado e com uma mente muito mais aberta, é o que todos dizem e eu confirmo.

É só ter determinação e boa ferramenta de trabalho, tanto software como hardware...

Outra coisa importante é a amizade, pois não há nada melhor que tirar dúvida com alguém que entenda no seu MSN do que ficar caçando na net.

É isso, falou!

Compartilhar este post

Link para o post

Aprender nao tem fórmula, para uns bastam ler livros e tutoriais que ja viram mestres outros só com curso presencial outros só depois de uma boa faculdade.

Acho que é muito partcular como se consegue aprender algo. Pra mim deu certo por eemplo ver trabalhos dos outros e fazer muitos tutoriais mas nao sei dizer se funciona para todos.

Pq nao tenta no SENAC mesmo acho que vale a pena pois você conhecerá outras pessoas que estão no mesmo barco irão trocar experiencias fora as dicas valiosas do professor.

Bem fica ai meu pensamento.

Abração e boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Não posso recomendar muito porque aprendi também fazendo tutoriais dos sites americanos. Realmente, parece que os tutoriais de hoje em dia, são muito especificos, a gente não absorve grandes coisas, acho que porque a maioria das pessoas não tem interesse em saber/aprender esta ou outra função, elas só querem ver o resultado. Eu percebo isso porque dos tutoriais que escrevo as vezes, os que têm mais popularidade são os "especificos". Só quem tem algum profissionalismo é que reconhece um ou outro tutorial escrito sobre rotinas, workflow, ferramentas etc

Enfim...

Na minha opinião... você primeiro precisa "saber o que quer aprender" http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/ermm.gif o PS é muito grande e é usado pra muita coisa, inclusive fazer layouts de site, o que é mais uma invenção das pessoas, não era nada definido pela Adobe, ja que eles devem ter programas só pra isso.

• Quando for procurar um curso, veja o cronograma, se informe sobre os assuntos tratados no curso, tem cursos que tem mais enfase em impressão ou tratamento de imagens.
  • Tem coisas que você só aprende mesmo lendo o guia de usuário - A ajuda. É lá que está o segredo de saber coisas relevantes, se não fosse assim, de onde eles tirariam material para certificar?!
  • Se for tentar aprender por si mesmo, procura por tutoriais/livros de profissionais em vez de sites comerciais.
  • Leia a Ajuda! Não precisa ler do inicio ao fim, pegue uma ou outra função, refaça os passos, você não vai se arrepender.

Compartilhar este post

Link para o post

Leia bastante. Assista vídeos. Treine, treine muito e não desanime. Faça um layout e poste no fórum de avaliação de layouts, vejam o que os outros pensam, siga as dicas, e crie sua própria forma de pensar. Existe a forma inviável de fazer as coisas, mas não existe certo e errado... Existe uma lógica pra usar as cores certas pra atrair o público certo, ter harmonia etc... Isso se aprende com o tempo, com leitura e cursos tbm...

Realmente não existe fórmula ou receita de bolo pra aprender... Basta ir treinando e aprendendo com os erros...

Só aprende se tiver força de vontade, e correr atrás...

Compartilhar este post

Link para o post

Aprender nao tem fórmula, para uns bastam ler livros e tutoriais que ja viram mestres outros só com curso presencial outros só depois de uma boa faculdade.

Acho que é muito partcular como se consegue aprender algo. Pra mim deu certo por eemplo ver trabalhos dos outros e fazer muitos tutoriais mas nao sei dizer se funciona para todos.

Pq nao tenta no SENAC mesmo acho que vale a pena pois você conhecerá outras pessoas que estão no mesmo barco irão trocar experiencias fora as dicas valiosas do professor.

Bem fica ai meu pensamento.

Abração e boa sorte!

Faço das suas palavras as minhas mestre Panta!

você disse realmente tudo, todos somos diferentes e como cada ser diferente temos nossas particularidades principalmente na questão de buscar conhecimento ou entao realizar um objetivo... as formas para percorrer esse caminho, os processos para atingir nossos sonhos é relativo a cada pessoa, como o Pantoja disse, alguns aprendem lendo, outros vendo.. de certa forma você só precisa descobrir seu proprio meio para chegar onde quer...

Compartilhar este post

Link para o post

A melhor ferramenta de todas inicialmente é o lápis e papel, e uma idéia na cabeça. Não precisa ser genial, mas pode ser elaborada e ficar muito interessante.

O software e as técnicas utilizadas vai ser apenas o meio de potencializar sua criatividade.

Acho importante fazer um curso, pelo fato do instrutor ser alguém da área e poder lhe oferecer a experiência que não irá encontrar em nenhum livro ou tutorial. Além disso a metodologia do curso (PS para webdesign) tem uma finalidade específica, ou seja, irá abordar os recursos úteis utilizados em páginas web, bem diferentes do curso de PS voltado para publicitários ou fotógrafos, por exemplo.

Além disso, adquirir livros, visitar sites com tutoriais, observar templates, vídeo aulas, observar o mundo ao redor, tudo pode servir de inspiração.

O contato com pessoas afins nos auxiliam a descobrir novas possibilidades e motivam o aprendizado. É muito importante essa troca de experiências.

Basicamente, 1 gota de amor, e muito, mas muito trabalho.

Meu foco pricipal é o Flash, mas não posso deixar de conhecer os recursos do PS, que é um software com recursos fantásticos.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

A primeira maneira que você tem com osaber se vai aprender de fato, ou não, é ficar o dia inteiro mechendo no Phothoshop (mesmo sem saber o que esta fazendo) e no final do dia, saber se achou divertido ou chato. A iniciativa do aprendizado esta em gostarmos do que estamos fazendo, se você descobrir que não gosta, ai já é um indicativo que não vai dar certo, por mais que tente.

Compartilhar este post

Link para o post

não sou muito experiente, mesmo pq ainda estou cursando web designer, mas nada melhor do que um bom curso em uma entidade com referencias. os tutoriais ajudam bastante, até para executar algo diferente. Mas como diz meu professor nos cursos a sempre o pulo do gato, sem contar na aprendizagem tecnica que irar adquirir algo que não se aprende em tutoriais nem em video aula.

Tutoriais e video aula eu indico apenas para ganhar inspiração para projetos que venha a fazer, e aprender formas diferente de fazer algo.

Hoje tudo que eu aprendir no photoshop foi atraves de video-aula baixada do site da comunidade web. Porém o conhecimento tecnico estou adquirindo no curso.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Cada um aprende de acordo com o que tem facilidade e a capacidade de esforço pra aprender, vou te dar uma dica que foi muito bom pra mim:

No meu caso minha namorada me mostrou o caminho de artes gráficas e montagens eu gostei pra caramba e ela me deu uma força pra aprender, até hoje é minha inspiração =) *-*

Me interessei e fiz um curso Básico, que pra falar a verdade compensa muito pouco, pois a sala toda precisa estar com vontade de aprender, e se você vai aprender ou não só depende de você quando é neste caso. Depois que terminei o curso fui pra faculdade e comecei a fazer cursos de PS mais avançados de um determinado assunto, por exemplo, imagens híbridas, maquiagem digital essas coisas.

Valeu muito a pena, apesar de eu não ter feito o de maquiagem digital que esses cursos costumam ser caros, mas vale a pena!

Outra coisa são vídeo-aulas, isso me influenciou bastante, sem dúvida o que mais ajudou em termo de teoria, você ir vendo a pessoa fazendo e fazendo junto, muito bom isso!

Mas acho que isto vai muito da pessoa, as vezes você gosta mais de ler, ou curso e tal, tudo ajuda se você estiver com vontade mesmo de aprender

Compartilhar este post

Link para o post

Olha eu penso que pra desenvolvimento PARA WEB é muito dificil aprender em cursos, serio, eu vejo ai sites PORCOS, MAL FEITOS e sempre no SOBRE O AUTOR "fazendo curso de webdesign na microcamp" saca, web eu penso ser muito diferente de arte digital, tem que ter FEELING, dominar a ferramenta seja ela PHOTOSHOP ou FIREWORKS (mais voltado à web), saber o que esta ferramenta pode te proporcionar e o restante meu camarada é ver o mercado e ir tentando, na base do erro e acerto, lógico que falar de 'cursos de webdesign' dessa maneira é generalisar, mas por aqui onde moro nunca vi um curso bom, SAMPA o negócio é diferente.

Aprenda a ferramenta..... veja qual o método que você acha mais facil (dvd, online, presencial, tutorial, livros) e parte pra frente.... tem pessoas que são autodidata, eu mesmo sou, não tem curso na região onde moro então tive que aprender via web....outras pessoas não conseguem ler um tutorial e extrair a usabilidade da ferramenta, só consegue fazer igual o exercício e pronto !

E a melhor forma de aprender é .... tentar, postar em fóruns, pedir a opinião da galera, críticas construtivas, pq postar me fórum e a galera só elogiar ou é que esta realmente muito bom ou são muito teus amigos pra não falar a verdade uaehaeaueh.... eu cresci muito dessa maneira, postando aqui no iMasters e no deviantart e levando chibatada ehhehehe... até hoje levo mas tiro proveito e tento sempre melhorar

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.