Smr 0 Denunciar post Postado Fevereiro 2, 2010 Olá, tenho uma agência digital e gostaria de instalar o linux em nosso servidor pelos diversos benefícios que ele traz. Não sou um expert, mais nada que o nosso amigo Google não ajude né? Qual seria a distro mais recomendada? Tenho 1 hd de 1 terabyte com os arquivos, terei que remover todos os arquivos para trocar a partição de NTFS para a ext3~4 (ext3~4 seria a mais recomendada?)? Primeiramente seria para guardar os arquivos variados da agência (jpg, psd, ai, pdf, rar, zip, png, etc.) e com uma parte separada com o apache pra rodar os sites (lamp - php5, mysql) localmente. Mais pra frente pretendo deixá-lo online para que meus clientes possam ver seus sites remotamente, sem ter que vir na agência pra mim mostrar, mais isso é pra frente, por inquanto só pra guardar arquivos mesmo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Fevereiro 3, 2010 Qual seria a distro mais recomendada? Para alguém que esta iniciando, eu recomendo uma distribuição que possua interface gráfica nativamente. Algumas opções: - Fedora, OpenSUSE e Ubuntu. Tenho 1 hd de 1 terabyte com os arquivos, terei que remover todos os arquivos para trocar a partição de NTFS para a ext3~4 (ext3~4 seria a mais recomendada?)? Sim. ext3 ou ext4 são as mais recomendadas. Há a possibilidade de não formatar a partição NTFS, utilizando em seu ambiente sem a necessidade de apagar as informações, porém, desta forma algumas funcionalidades poderiam não funcionar corretamente, como, por exemplo, permissões de acesso aos arquivos. Primeiramente seria para guardar os arquivos variados da agência (jpg, psd, ai, pdf, rar, zip, png, etc.) e com uma parte separada com o apache pra rodar os sites (lamp - php5, mysql) localmente. Além do ambiente para rodar suas páginas, como você já citou, você vai ter que definir como estes arquivos serão acessados e manipulados. Existem algumas opções, as mais utilizadas eu diria que são: Servidor FTP e/ou SAMBA (compartilhamento de arquivos do Windows). Mais pra frente pretendo deixá-lo online para que meus clientes possam ver seus sites remotamente, sem ter que vir na agência pra mim mostrar, mais isso é pra frente, por inquanto só pra guardar arquivos mesmo. Conforme suas dúvidas forem surgindo, vai perguntando. :) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Staff - SMTP ILIMITADO 0 Denunciar post Postado Fevereiro 4, 2010 Além do Google, seus dois principais amigos são o man e a info. Opte pelo CentOS como sua distribuição. É o Red Hat Enterprise Linux sem as logos, extremamente estável. Com relação aos arquivos, existem alguns módulos do Samba (vfs modules) que fazem coisas úteis, como auditoria e uma segunda lixeira no servidor. Por mais que erroneamene delete um arquivo eles ainda estarão no servidor. [] Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Smr 0 Denunciar post Postado Fevereiro 4, 2010 Acho que irei usar o Ubuntu mesmo, estou mais familiarizado com ele, até mesmo porque não tem tanta necessidade de ser um servidor tão mega fodástico, hoje usamos windows, de vez em quando da uns problema, por isso quero linux, mais confiável e mais rápido, xD. É, acho que vou ter que fazer um backup, dos arquivos e formatar o HD (u.u, que trabalho). Sim, irei utilizar o Samba. Mais uma pergunta, se eu salvar os arquivos em um outro hd ou em dvds, depois posso copiá-los normalmente para a partição ext3~4 mesmo estando antes em NTFS? E depois quando for acessar esses arquivos pelo windows, irá acessá-los normalmente em ext3~4? Qual seria o jeito mais apropriado de se fazer backup dos arquivos? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Fevereiro 5, 2010 Mais uma pergunta, se eu salvar os arquivos em um outro hd ou em dvds, depois posso copiá-los normalmente para a partição ext3~4 mesmo estando antes em NTFS? E depois quando for acessar esses arquivos pelo windows, irá acessá-los normalmente em ext3~4? Qual seria o jeito mais apropriado de se fazer backup dos arquivos? Não tem segredo. Você pode fazer o seu backup normalmente em DVDs e/ou em outros HDs (pode ser unidade de armazenamento externo também, USB), estejam em NTFS ou FAT, não há nenhum problema. Quando estes copiar os arquivos para o sistema de arquivos do Linux, estes não serão alterados em sua estrutura. Quanto ao acesso aos arquivos (depois que o SAMBA estiver configurado), também não haverá nenhuma necessidade técnica quanto aos arquivos, da mesma forma que estão armazenados, serão salvos e lidos normalmente via compartilhamento de arquivos. Só recomendo, neste caso, estudar bastante o serviço do SAMBA, afim de prepará-lo adequadamente para funcionar no seu ambiente. Algumas dicas: - Guia Foca GNU/Linux (módulo avançado). - Linux Tutorials (faça uma busca por SAMBA). Aliado ao SAMBA você pode incluir alguns níveis de segurança e proteção contra vírus. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Smr 0 Denunciar post Postado Fevereiro 5, 2010 Hmm... certo, irei estudar bastante antes de iniciar a instalação do servidor. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Smr 0 Denunciar post Postado Fevereiro 11, 2010 Olá, estou com mais uma dúvida... Pra mim instalar e configurar o squid, o servidor deve fornecer a internet para os demais pcs néh? Pq hoje tenho o modem ligado diretamente ao roteador, eu teria que ligar o moden no servidor e o servidor na rede néh? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Edultra 13 Denunciar post Postado Fevereiro 12, 2010 Veja este livro com amostras on-line: http://www.gdhpress.com.br/servidores/leia/index.php?p=cap2-1 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites