bobmarley 0 Denunciar post Postado Fevereiro 10, 2010 Galera é o seguinte, estou com a ideia para desenvolver um sitema de pedidos online.. para lanchonetes, pizzarias, etc. o que der pra fazer ta valendo. mas é o seguinte estou pensando aqui, sera que precisa de banco de dados? pra cadastrar os produtos os preços e tal. usando banco de dados, ia ser listado numa pagina todos os produtos e o cliente iria colocar a quantidade e ia calcular o valor total. até ai beleza. tem como fazer isso sem usar banco de dados? to perdido, alguem mostra um caminho ae galera ehauehuae :( abraçooooos valeuuu Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Evandro Oliveira 331 Denunciar post Postado Fevereiro 10, 2010 O conceito de banco de dados significa conjunto de informações estruturadas Se seu temor é utilizar (X)SQL, você pode optar por XML, JSON, CVS Até mesmo se você fizesse um arquivo [bebidas.php] com a seguinte estrutura: <?php $bebidas = array( //produto=>preço 'coca em lata'=>'1.50', 'cerveja skol lata'=>'1.00', 'cerveja skol 600ml'=>'1.80', 'água mineral c gas'=>'1.00' );?> a própria variável $bebidas se torna um banco de dados. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
bobmarley 0 Denunciar post Postado Fevereiro 10, 2010 nossa.. interessante a ideia, mas o problema nao é utilizar banco de dados nao se tiver que usar, se for melhor pra manusear as informaçoes, eu uso sim, eu só nao to conseguindo organizar as ideias, mas essa ideia é boa sim.. gostei bastante mas por exemplo e pro cliente ver o cardapio e selecionar o q ele quiser tpw.. 2 skol, uma agua mineral e depois somar e mostrar o valor total ai enviava o pedido.. da pra selecionar assim os pedidos do cliente.. sem usar banco de dados?? :huh: desde ja obrigadooo ta ajudando mto http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Marcelo Diniz 0 Denunciar post Postado Fevereiro 10, 2010 Bob, a mais simples atualmente e de melhor manutenção é usar um banco de dados, mas como foi dito, não obrigatóriamente, pode ser mysql ou postgres que são livres. Agora, em meu ponto de vista, acho melhor você ver como estruturar o que quer, o que precisa e como? Boa sorte e bons estudos. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Guilherme André 0 Denunciar post Postado Fevereiro 10, 2010 Olá, Você pode fazer como o Evandro Oliveira disse ou então, utilizar um banco mais simples como o SQL Lite. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
bobmarley 0 Denunciar post Postado Fevereiro 10, 2010 entaoo cara se tiver q usar banco de dados... demoro.. tem erro nao ia ser o seguinte ia aparecer uma tabela na pagina produtos quantidade valor coca cola 2 litros [] 4.50 ai a pessoa digitava a quantidade q queria e efetuava o pedido os produtos ia aparecer numa tabela +/- desse jeito.. pelo menos foi assim q eu pensei se tiver ideiasss demoro ehuaehuae eu preciso de ideias.... formar a ideia pra colocar em pratica to meio perdido nisso de como fazer.. como estruturar essa parte... pq depois pra programar.. é só quebrar a cabeça... correr atras q uma hora sai.. se puder ajudar aee eahueahu valeuuuu cara Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Evandro Oliveira 331 Denunciar post Postado Fevereiro 10, 2010 hmmm acho que entendi, seu problema eh modelar o banco, então sugiro à moderação que mova o tópico pra área correspondente. Vamos lá, eu faria da seguinte forma: uma tabela para bebidas, uma tabela para o cardápio propriamente dito, uma para os adicionais (batata, milho, etc) e uma tabela para o que vamos chamar aqui de 'guloseimas' [chicletes, balas, sorvetes, chocolates, enfim. Aquelas coisas que se vende no caixa a bebidas pode ser formatada da seguinte forma: id -> identificação -> numérico tipo -> água, refri, cerveja, drink -> string marca -> Coca, Skol, Pepsi, Smirnoff -> string recipiente -> lata, garrafa, pet -> string volume -> 350ml, 600ml, 2lt -> inteiro (armazenaríamos apenas os ml [2000 para 2lt]) valor -> 1.50, 1.85, 4.00 -> decimal(4,2) [cinco bytes, sendo dois deles decimais] a cardápio recebe menos campos: id -> identificação -> numérico nome -> x-salada, x-tudo, x-burger -> string ingredientes -> 'hamburguer, tomate, alface e queijo' -> string valor -> 2.00 -> decimal (4,2) a adicionais leva apenas 3 campos: id -> identificação -> numérico nome -> batata, milho, ervilha -> string valor -> 0.50, 0.80 -> decimal (3,2) por fim, a tabela guloseimas também com 3 campos: id -> identificação -> numérico nome -> Halls, Trident, Tic-Tac valor -> 1.00, 1.50, 0.80 -> decimal (3,2) Para montar a lista de pedidos, existem N formas diferentes. Vai a minha sugestão: Monte um sistema de usuário com Cookies e Session. Nele você irá armazenar um carrinho de compras ou lista de pedidos Na página, você cria um menu com as opções [lanches | bebidas | guloseimas ] Cada sessão, lista seus produtos catalogados, os preços e um <input/> para receber a quantidade de produtos. Uma particularidade da sessão de lanches: a possibilidade de <input type="checkbox"/>'s com os itens descritos na tabela adicionais Cada vez que é feito o clique no botão [Adicionar à lista], o item correspondente vai para o carrinho de compras que está armazenado nos Cookies. Crie um botão [Finalizar pedido] que receberá os dados dos Cookies, por ex [tabela, id, qtd = bebida, 1, 1 lanche, 1, 3 adicional, 2, 1 ] E exiba o valor total da compra. bom, se você só queria um começo... acho que já dei a faca e o queijo ;) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
bobmarley 0 Denunciar post Postado Fevereiro 10, 2010 carambaaa. você praticamente leu meu pensamento.. era assim mesmo que eu tava pensando só achei q fosse menos complicado cara =// esse esquema.. nao pode ser feito com o array? igual o evandro falou? ou senao... eu posso fazer uma tabela só tb neh? "produtos" e coloco tudo junto... bebida.. lanches.. guloseimas.. ai na hora de listar os itens na pagina nao vai ter como listar separados neh.. só se eu colocasse um id diferente pra cada tipo neh eu tava pensando em fazer... uma tabela produtos e uma pedidos a tabela pedidos.. era só pra registrar os pedidos mesmo.. um log.. mas ja ajudou bastanteeeee cara qq você acha de fazer uma tabela só de "produtos" ? valeu mesmooo abraçooo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Evandro Oliveira 331 Denunciar post Postado Fevereiro 11, 2010 como eu disse, abra um tópico na sessão de modelagem de bancos de dados não sei se lá é movimentado, mas garanto que não faltarão sugestões. pense na equivalência, quanto mais simples for sua modelagem, mais simples será seu sistema. quanto mais elaborada for, melhor a flexibilidade para trabalhar no server-side Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
bobmarley 0 Denunciar post Postado Fevereiro 19, 2010 aeee galera... consegui fazer o carrinho de compras.. com alguns videos que achei por ai... ficou mto bom mas ainda falta algumas coisas.. no banco de dados só tem uma tabela de produtos. por exemplo.. tem la o cardapio q puxa os produtos do banco de dados... ai o cliente clica em Comprar e adiciona ao pedido.. beleza como q eu faço agora pra salvar o pedido do cara juntamente com um formulario q vou colocar embaixo de nome... telefone endereço e tal.. e mandar pro email da lanchonete.. como q eu salvo isso.. se ele pediu 1 ou 2 lanches, 5 ou 10? qual lanche q ele escolheu? como salvo o pedido dele? valeuuuuuu galeraaaaa abraçooooo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
visitante_xp 0 Denunciar post Postado Fevereiro 19, 2010 Cria uma tabela pedidos...^^ Ai, qd o cliente clicar em "Enviar Pedido" vai ser incluido um novo pedido no banco com data "Tal". Ou envia um e-mail pro "tal" lugar que o sistema esta sendo usado. Ai vai com o Pedido e os dados do cliente. A coisa é mais simples do que você pensa, vai tentando ai. ^_^ Abraço! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
bobmarley 0 Denunciar post Postado Fevereiro 22, 2010 nossa caraaaa... ainda ta confuso essa parte nao to entendendo mto =/// da mais algumas dicas ai cara :( Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Evandro Oliveira 331 Denunciar post Postado Fevereiro 23, 2010 envie o pedido por e-mail se você não apagar as mensagens terá um excelente sistema de registros e ainda dos pedidos que já foram e os que não foram processados (msgs lidas e não-lidas) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
bobmarley 0 Denunciar post Postado Fevereiro 23, 2010 entao... era por email mesmo q eu tava querendo enviar o pedido mas como q eu puxo da tabela a quantidade de produtos? o valor dos produtos q foi pedido essas coisas =// Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Evandro Oliveira 331 Denunciar post Postado Fevereiro 23, 2010 a questão não é como você puxa, e sim como você vai INSERIR http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif poste um exemplo dos dados que ficam armazenados no carrinho de compras ou até mesmo o script q o faça Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
bobmarley 0 Denunciar post Postado Fevereiro 25, 2010 aee oh upei os arquivos... http://rapidshare.com/files/354721938/carrinho2.rar.html eu to perdidao mesmo nessa parte :( :( valeu veeeei abraçoooooooo nossa caraaa... ainda ta confuso essa parte eu crio uma tabela pedidos.. certo? dai qdo o cliente escolher a quantidade e os itens ele salva o pedido nessa tabela? qdo ele clicar em "confirmar pedido" ele da um insert dos itens na tabela pedido? certo? ai depois ele preenche um formulario com nome.. telefone.. etc. e o pedido é enviado pro email da empresa mas tpw.... essa tabela pedido.. ela sempre vai inserir dados? infinitamente? ou a cada pedido ela vai apagar o pedido anterior? to perdido =//// valeu galeraaaa abraçoooooo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
lucasmartins 6 Denunciar post Postado Fevereiro 25, 2010 bobmarley, em minha opinião, hoje temos ferramentas quase que sem custos para fazermos muitas coisas, então porque não utilizar banco de dados??? Com um banco de dados você poderá ter melhor controle da sua aplicação, por um simples motivo: como o próprio nome já diz, Armazenagem de dados. Quando você precisar fazer uma pesquisa e ver quantos pedidos (abertos, fechados, pagos ou não) teve em um mês, isso será fácil com o banco de dados, com o e-mail ficaria muito difícil. Mas o lance é mais ou menos como você disse, teria uma tabela "pedidos" onde você guardaria uma referencia do cliente, uma identificação unica do pedido, valor total, frete, status e tudo o que você quiser guardar e que irá ser de utilidade para esta tabela. O ideal, era você criar uma outra tabela chamada "pedidos_produtos" que guardaria os produtos de um pedido, q teria um id, quantidade, valor, e uma identificação do produto e do pedido também. É por aí, mas o ideal era você ver exemplos de modelagem de dados pela internet, entender como funciona e depois modelar seu banco de dados, daí você saberá do que estamos falando. Procure no google por "Modelagem de dados". Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites