Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

thiagobh1

Sistema de cálculo de frete de transportadora

Recommended Posts

jow para qye possamos ajudar tem de fornecer mais dados entende?

as transportadoras, os valores de cada uma, basicamente toda a informacao necessaria para que possamos ajudar pk sem dados é impossivel

OLA... Preciso urgentemente de modulos de calculo de frete de transportadoras para 3 sites de e-commerce que cuido...

alguns produtos passam de 50kg e os correios nao levam... ja fiz contato com a braspress... mira ... nada ... alguem tem alguma solucao?

Sou de Belo Horizonte -MG.

abraços.

Tópico referência

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oba um desafio interessante !

Pelo o que eu entendi, uma solução seria o caso de colocar um campo no banco de dados por exemplo agrupavel; com niveis de hierarquia pré definidos, por exemplo:

nivel 1: produtos que podem ser agrupados com outros (por terem tamanhos ou pesos pequenos)

nivel 2: produtos que podem ser agrupados com produtos de nivel 1 (por terem tamanhos maiores - "medios")

nivel 3: produtos que não podem ser agrupados com outro produtos (por serem grandes)

no sistema, ao calcular o frete, verificar em qual nivel de agrupamento o produto se encaixa, e em cada nivel deve-se estabeler certos limites (se o cliente encomendar 1.000 cordas de guitarra, provavelmente precisará de 1 caixa grande ou de 2 caixas pequenas), comparar o peso total com os valores do correio. Se for dentro dos limites de peso e dimensões do correio, será usada a tabela de preços do correios caso contrario, será usada a tabela de preços da empresa que fará o transporte.

Outro detalhe talvez seja que ao agrupar os produtos, qual o tipo de embalagem será usada, para que assim isso possa entrar na rotina de verificação das dimensões da embalagem.

Seria essa sua duvida ?

Compartilhar este post

Link para o post

jow para qye possamos ajudar tem de fornecer mais dados entende?

as transportadoras, os valores de cada uma, basicamente toda a informacao necessaria para que possamos ajudar pk sem dados é impossivel

OLA... Preciso urgentemente de modulos de calculo de frete de transportadoras para 3 sites de e-commerce que cuido...

alguns produtos passam de 50kg e os correios nao levam... ja fiz contato com a braspress... mira ... nada ... alguem tem alguma solucao?

Sou de Belo Horizonte -MG.

abraços.

Fale com a Texlog, Jamef e VarigLog. Todas as 3 tem sistema on-line de cotação de frete através de webservices, sendo o da VarigLog o mais bem estruturado. Eles lhe enviarão a documentação para implementação. O suporte técnico de todas é uma b#$#@$. Prepare-se

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Oba um desafio interessante !

Pelo o que eu entendi, uma solução seria o caso de colocar um campo no banco de dados por exemplo agrupavel; com niveis de hierarquia pré definidos, por exemplo:

nivel 1: produtos que podem ser agrupados com outros (por terem tamanhos ou pesos pequenos)

nivel 2: produtos que podem ser agrupados com produtos de nivel 1 (por terem tamanhos maiores - "medios")

nivel 3: produtos que não podem ser agrupados com outro produtos (por serem grandes)

no sistema, ao calcular o frete, verificar em qual nivel de agrupamento o produto se encaixa, e em cada nivel deve-se estabeler certos limites (se o cliente encomendar 1.000 cordas de guitarra, provavelmente precisará de 1 caixa grande ou de 2 caixas pequenas), comparar o peso total com os valores do correio. Se for dentro dos limites de peso e dimensões do correio, será usada a tabela de preços do correios caso contrario, será usada a tabela de preços da empresa que fará o transporte.

Outro detalhe talvez seja que ao agrupar os produtos, qual o tipo de embalagem será usada, para que assim isso possa entrar na rotina de verificação das dimensões da embalagem.

Seria essa sua duvida ?

Essa foi minha primeira idéia quando buscava uma solução para o problema, mas percebe-se que resolvemos um problema e arrumamos outro pois definir o que pode ou não ser agrupado é bastante complicado, devido às diferenças de peso e dimensões da embalagem de cada produto.

A inteligência por trás disso, para realmente cobrir toda a diversidade de produtos, embalagens e limites de peso e volume, tanto dos correios quanto de transportadoras, seria algo monstruoso. E quem desenvolver isso provavelmente vai ficar rico, rsss.

A meu ver, o sistema deveria pensar a partir da embalagem de envio. Digamos que a empresa tenha 10 tipos de embalagens, de envelopes a caixas enormes. Da embalagem 1 à embalagem 3, ela poderia enviar pelos correios, e a partir da 4, já teria que enviar por transportadora, devido ao peso e volume.

Os produtos, ao serem adicionados ao carrinho, seriam virtualmente, e inteligentemente, encaixados dentro da embalagem mais apropriada para acomodar todos os produtos contidos no mesmo. Isso envolveria não só as dimensões do produto, mas também a orientação que ele ficaria dentro da caixa, de forma a otimizar o espaço interno e fazer com que caibam mais mercadorias dentro da mesma embalagem. O objetivo aqui seria reduzir custos e consequentemente, o valor final do frete para o cliente.

O sistema também teria que ter inteligencia suficiente para poder determinar que o frete sairia mais barato enviando os produtos acomodados em mais de uma caixa menor, do que em apenas uma caixa maior com espaço sobrando (e preenchido com cacos de isopor, bolsas infláveis, etc) ou vice-versa.

O sistema também poderia, conforme fosse acumulando dados sobre posicionamento de produtos dentro das embalagens pré-definidas, sugerir novas dimensões de caixas que poderiam melhor acondicionar os produtos específicos daquela loja, baseado em estatísticas. Estaríamos já entrando na área de inteligencia artificial.

Enfim, tem muito pano pra manga

Eu bem que gostaria de fazer, mas precisaria parar de trabalhar por um bom tempo pra me dedicar somente a isso.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

cadastra todas as empresas em tipo de um formulário padrão, e também se existe alguma coisa adicional, depois é só fazer um SELECT SQL, para trazer os dados corretos

Compartilhar este post

Link para o post

cadastra todas as empresas em tipo de um formulário padrão, e também se existe alguma coisa adicional, depois é só fazer um SELECT SQL, para trazer os dados corretos

eu n sei nada de programacao... sou somente gestor do e-commerce... a empresa que desenvolve site está buscando alternativas... vou entrar em contato com as citadas...

tks

Compartilhar este post

Link para o post

precisará fazer junto as empresas que tem o sistema diferenciado e fazer uma análise de dados, faz uns algoritimos do esquema de cálculo, modelagem de dados; modelagem de processos; modelo relacional; modelagem orientada a objetos; linguagem SQL, implementação de rotinas, comunicação direta com o cliente....

Compartilhar este post

Link para o post

precisará fazer junto as empresas que tem o sistema diferenciado e fazer uma análise de dados, faz uns algoritimos do esquema de cálculo, modelagem de dados; modelagem de processos; modelo relacional; modelagem orientada a objetos; linguagem SQL, implementação de rotinas, comunicação direta com o cliente....

ah ah ah, isso foi pra assustar o cara? até a mim assustou, rsss.

Compartilhar este post

Link para o post

ahahhhhh, só fazer um projeto bem estruturado e atendendo a todas as necessidades da empresa, jah era....

Compartilhar este post

Link para o post

a tabela dos correios nao é simples?

Cep´s atendidos... peso... base de calculo por cep e variações kg a kg..

Se a transportadora fornecer os CEP atendidos... valor do peso de 1 kg e kg adiciona... nao da pra montar?

A pessoa digita o CEP no site... se tiver transportadora pro cep dela... soma-se o peso dos produtos e aparece o valor..

Compartilhar este post

Link para o post

existem alguns exemplos de calculo no fórum , até mesmo webservice, você depois pode implementar

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente, bolar um sistema utilizavel por uma grande quantidade de clientes possivel demandaria um tempo enorme de planejamento e desenvolvimento (provavelmente usando outras linguagens)

Quando vi seu post, pensei que seria algo focado nas necessidades de 1 cliente (onde ao meu ver é possivel criar um sistem personalizado - restaria saber se é financeiramente viavel para as 2 partes)

Vendo agora o que você expos, na verdade isso usaria também os conceitos de logistica e distribuição.

Acho que a solução mais pratica seria um calculo por peso, e ultrapassando o limite do correios, efetua-se os calculos para a transportadora parceira.

Compartilhar este post

Link para o post

Se a transportadora fornecer os CEP atendidos... valor do peso de 1 kg e kg adiciona... nao da pra montar?

A pessoa digita o CEP no site... se tiver transportadora pro cep dela... soma-se o peso dos produtos e aparece o valor..

Infelizmente não é assim. Embora a grosso modo sejam muito parecidas, cada transportadora tem um tipo de tabela diferente, com faixas de peso, taxas, forma de cálculo, regiões atendidas totalmente diferentes (fora a variação de ICMS para cada estado), o que inviabiliza um único modelo que atenda a todas elas. No meu caso, que já trabalhei com cerca de 8 ou 9 transportadoras, digo que apenas 3 delas tinham cálculos semelhantes (embora a área de entrega fosse totalmente diferente). As demais já tinham diferenças demais para você tratar apenas como exceção num algoritmo. A solução foi criar classes diferentes para cada transportadora e no banco de dados deixar apenas o que era comum a todas.

Agora imagine o que é atualizar os preços de uma tabela de frete de transportadora que atenda a maior parte do Brasil, sendo que cada localidade tem um custo específico e taxas específicas. Nenhum cliente meu gostava muito desta idéia, pois era raro vir um aumento do tipo "3% pra tudo". Eram aumentos diferentes para regiões diferentes.

Hoje eu já prefiro trabalhar com transportadoras que possuam webservices, como os correios e as transportadoras mencionadas em outro tópico, o que facilita bastante o trabalho.

A maior parte dos e-Commerces prontos (aluguel) que eu conheço disponibiliza apenas uma tabela *preço capital* , *preço interior*, o que acaba encarecendo demais o frete para a maior parte das regiões, pois você tem que nivelar por cima os preços de frete. Isso acaba com a competitividade da loja.

Espero ter ajudado

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

é....

pelo que vi vou ter q continuar mesmo vendendo itens até 30kg mesmo ... e caso seja transportadora farei cotacao manual por telefone com a transportadora....

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo estou nese mesmo desafio, e estou começando a programar a ferramenta para isso. e estou dividindo os produtos em caixas de 30kg. já abri um tópico novo para os interessados, Calculo do Pac, Todo mundo perdidão...

mas vou te dar as dicas... não tem como escapar do inicio do conceito de programação alogarítimos, pois o calculo é realmente muito complicado, mas através de materiais na internet cheguei a conclusão que para tal calculo, o melhor acomodamento é a inclusão de produtos de maior comprimento.

você deve levar em conta que para fazer este calculo você vai ter que trabalhar com as 3 dimensões do produto. Comprimento X Largura X ALtura. Um bom exemplo para simplificar isso é: uma pessoa mede 75 de altura... então se ela morre, ao encomendar um caixão os caras vão medir você deitado, pelo comprimento, e ver quanto de altura vai ter o caixão... então o ponto de partida é a camada comprimento... tendo isso em mente você tem que gravar todas as posições de movimento do seu loop, em um histórico... conforme a quantidade do mesmo produto você vai incluir eles sempre na altura, gravando a posição da soma da altura, em torres X Camada, quando chegar no limite, tem que abrir uma nova torre de largura... e assim por diante, quando não puder mais abrir estas torres de largura, vai ter que abrir uma nova camada de comprimento, e seguir a mesma ordem...se ultrapassar os limites, você tem que abrir uma nova caixa, mas antes deve verificar se tem algum produto menor, que possa entrar nesta caixa anterior... sempre controlando o peso, e suas dimensões... caso não tenha, feche a caixa de vez, e nela não se pode mais incluir nada. abra a nova caixa e siga os procedimentos anteriores... no final, você vai ter... quantas caixas foram abertas, suas respectivas dimensões, e o peso de cada uma...

hehehehe é não é facil, fora a logica tem muito logarítmo genérico no meio para isso tudo. Mas é esse o caminho. Este calculo ai vai servir para qualquer tipo de serviço...de empacotamento. há outra coisa... os produtos podem ser invertidos as suas dimensões caso queira um melhor acomodamento, mas para isso tem que ter mais 3 variáveis de controle de calculos... hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente não é assim. Embora a grosso modo sejam muito parecidas, cada transportadora tem um tipo de tabela diferente, com faixas de peso, taxas, forma de cálculo, regiões atendidas totalmente diferentes (fora a variação de ICMS para cada estado), o que inviabiliza um único modelo que atenda a todas elas. No meu caso, que já trabalhei com cerca de 8 ou 9 transportadoras, digo que apenas 3 delas tinham cálculos semelhantes (embora a área de entrega fosse totalmente diferente). As demais já tinham diferenças demais para você tratar apenas como exceção num algoritmo. A solução foi criar classes diferentes para cada transportadora e no banco de dados deixar apenas o que era comum a todas.

Agora imagine o que é atualizar os preços de uma tabela de frete de transportadora que atenda a maior parte do Brasil, sendo que cada localidade tem um custo específico e taxas específicas. Nenhum cliente meu gostava muito desta idéia, pois era raro vir um aumento do tipo "3% pra tudo". Eram aumentos diferentes para regiões diferentes.

Hoje eu já prefiro trabalhar com transportadoras que possuam webservices, como os correios e as transportadoras mencionadas em outro tópico, o que facilita bastante o trabalho.

A maior parte dos e-Commerces prontos (aluguel) que eu conheço disponibiliza apenas uma tabela *preço capital* , *preço interior*, o que acaba encarecendo demais o frete para a maior parte das regiões, pois você tem que nivelar por cima os preços de frete. Isso acaba com a competitividade da loja.

Espero ter ajudado

Abs

Tu é o cara que estou precisando para dar segmento aqui no calculo do frete pac.

Compartilhar este post

Link para o post

dá uma olhada neste link, pode te ajudar

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.