Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guh Costa

Migrar sistema em VB6 para web

Recommended Posts

Bom dia!

Tenho um sistema em VB6 onde um único usuário cadastra seus clientes e tudo mais. Agora estou precisando 'migrar' este sistema para uma aplicação web, pois este sistema será usado por várias pessoas em locais diferentes. Alguém tem idéia de como poderia estar convertendo esse sistema em vb6 para uma linguagem web qualquer?

Ou eu teria que começar uma aplicação web des do ZERO e tentar fazer o mais parecido possível com o que está em vb6?

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não você não precisa escrever o codigo todo novamente, porém isso vai depender de como esta estruturada sua aplicação, por exemplo, o banco de dados pode ser o mesmo,se você possui dlls que acessam a base de dados também podem se reutilizadas, as stored procedures também serão as mesmas, acho que a maneira mais fácil de migrar um sistema em VB6 é para ASP.Nt com VB.Net que dependendo de como esta hoje sua aplicação o grande trabalho vai ser mesmo em criar a camada de apresentação.

Att,

Bom dia!

Tenho um sistema em VB6 onde um único usuário cadastra seus clientes e tudo mais. Agora estou precisando 'migrar' este sistema para uma aplicação web, pois este sistema será usado por várias pessoas em locais diferentes. Alguém tem idéia de como poderia estar convertendo esse sistema em vb6 para uma linguagem web qualquer?

Ou eu teria que começar uma aplicação web des do ZERO e tentar fazer o mais parecido possível com o que está em vb6?

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Você precisa iniciar desde o zero, não existe nada que converta desse jeito.

Se a única "linguagem" que conhecer for VB6 e entender bem dela, te aconselho fazer em ASP, que também utiliza vb script. Quase todas as funções sãso as mesmas nos dois casos.

Só uma coisa. Em desenvolvimento WEB, você precisa ficar a uma coisa. Todas as ações são executadas na troca de página. Não é quem nem VB6 que você executa várias ações em único form.

Começa a desenvolver, aparecendo dúvidas, utilize o fórum de ASP para te ajudarem.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Você precisa iniciar desde o zero, não existe nada que converta desse jeito.

Se a única "linguagem" que conhecer for VB6 e entender bem dela, te aconselho fazer em ASP, que também utiliza vb script. Quase todas as funções sãso as mesmas nos dois casos.

Só uma coisa. Em desenvolvimento WEB, você precisa ficar a uma coisa. Todas as ações são executadas na troca de página. Não é quem nem VB6 que você executa várias ações em único form.

Começa a desenvolver, aparecendo dúvidas, utilize o fórum de ASP para te ajudarem.

Abraço.

Obrigado Claudio!

Esse é o meu primeiro desafio, o primeiro passo antes de tudo.

Em PHP tb seria possível fazer o sistema sem alterar a forma de trabalhar para o usuário final?

Pois sou mais familiarizado com PHP do que com ASP.

Agora um segundo passo, que irei ver apenas depois que conseguir migrar o sistema para web: o Banco de Dados.

Se fizer em PHP, consigo facilmente fazer a conexão e executar as 'query' com um BD SQL, no caso hospedado em um provedor.

A minha pergunta é, consigo armazenar os cadastros da minha aplicação web em um BD SQL no servidor (no caso um dell, instalado no cliente) em vez do provedor?

Ou então, os cadastros serem armazenados no provedor, e eu ter um tipo de backup para meu servidor local?

Obrigado mais uma vez.

Compartilhar este post

Link para o post

Como o Jolienai falou, que foi até bom para complementar o que eu disse, você tem como aproveitar suas strings de conexão sim.

Você consegue usar o bd em qualque lugar que esteja armazenado.

Sua string pode indicar o IP do servidor ou pode colocar uma página no mesmo servidor do bd e chamar essa página.

Dependendo de quais serão suas informações, acho que seja mais seguro deixar no servidor do que no provedor, claro que isso dependendo da segurança que tem nesse servidor.

Compartilhar este post

Link para o post

Guh Costa, o ideal era você já ter começado a transcrever o código para uma linguagem de programação mais recente, mas há alternativas se que tenha reescrever o código inteiro.

1. Implementar um sistema Client-Side e Server-side em Visual Basic 6. Você pode tentar ultilizar protocolos Telnet, Winsocket e outros meios.

2. Criar um script CGI em base do seu código Visual Basic 6, e criar um simples script PHP para enviar dados para o CGI.

3. Criar um banco de dados MSSQL / MySQL / Access em um servidor web, o script PHP / JAVA insere dados nesse banco de dados e o script Visual Basic 6 recebe a cada "Refresh" dados do banco de dados.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho uma planilha Excel, que utilizo como banco de dados. Para facilitar a manipulação, criei uma interface grafica usando o Visual Basic, com UserForms e Modulos

Gostaria de migrar minha base de dados (planilhas excel e interface grafica VB) pra html, para acessar pela intranet local de minha empresa.

Perdoem a ignorancia, mas nao conheço nenhuma dessa linguagens acima..

Alguem poderia me aconselhar algum tipo de tutorial, ou exemplo de aplicação?

Muito Obrigado

Wolmy

Compartilhar este post

Link para o post

wolmyneto, se você não conhecesse PHP / HTML, sugiro que pessa a um técnico o serviço...

Dependendo da aplicação eu cobraria cerca de R$100,00 para o serviço, porém se não quiser meu serviço, recomendo que vá a área do fórum adequada.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.