Eliseu M. 2 Denunciar post Postado Março 4, 2010 E aí pessoal, beleza? Há muito tempo estou pensando como fazer o banco de dados de um boletim escolar, porém, ainda sou newba neste assunto :( Agora estou fazendo curso técnico, e fico no máx. 1 hora por dia no PC, aí é osso :( E só vou começar a aprender BD no semestre que vem. Então... eu criei uma tabela notas onde há o RA do aluno e os campos de nota de todas as matérias, de cada bimestre e também de recuperação. O problema é que ficou enorme, são umas 14 matérias e, além disso, são 4 bimestres e ainda há a recuperação =[ Teria algum modo de eu inserir, por exemplo, no campo mat (de Matemática), algo como: 8.5; 10; 9; 6;, as quais seriam as notas do aluno, em ordem de bimestre? Isso resumiria muiiitooo o meu banco de dados. Eu quero colocar múltiplos valores no campo, mas quero que eles sejam independentes, ou seja, se o professor for editar, ao invés de editar tudo, só editará um, há como? Valeu, aguardo ajuda :D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
William Bruno 1501 Denunciar post Postado Março 4, 2010 estude: normalização de dados você precisará de tabelas auxiliares que conterão várias linhas para mostrar a 'mesma informação'. (id aluno/nota/id_materia) poste como você modelou, para que consigamos sugerir algo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Eliseu M. 2 Denunciar post Postado Março 4, 2010 Criei duas tabelas, a primeira foi alunos: ID RA nome anoA outra foi notas: ID RA lpg1 lpg1r lpg1t lpg2 lpg2r lpg2t lpg3 lpg3r lpg3t lpg4 lpg4r lpg4t lpg = Língua Portuguesa GramáticaOs números são os bimestres. r e t são 'recuperação' e 'trabalhos', respectivamente. Desta forma, eu faria o SELECT através do RA. Imagine isso com 14 matérias, o tamanho da bagaça =[ // Seria melhor eu criar outra tabela materias? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Dreckr 0 Denunciar post Postado Março 7, 2010 Como disse o William, estude Normalização. Pra esse BD que você está querendo fazer, faça uma tabela pra alunos, outra para matérias e outra para notas. Ficaria assim: *Alunos* (PK) RA (você pode usar o próprio RA como chave primária, não precisa de ID) nome ano *Matérias* (PK) ID_materia materia *Notas* (PK) RA (PK) ID_materia [Chave composta] bimestre nota reforço (campo booleano) trabalho (campo booleano) Bem melhor assim né?? obs.: se tiver algum erro ou estiver faltando me avisa que eu mudo, fiz rapidinho =) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Eliseu M. 2 Denunciar post Postado Março 7, 2010 Beleza... eu entendi, quase cheguei a criar deste modo, o problema é esse: onde vou inserir as notas? Em qual campo? Como vou fazer o select? Não estou entendendo como vários valores podem ficar numa tabela tão simples, não entendi como se faz a inserção de dados =[ Exemplo: Tenho a matéria pt de Português, o aluno com RA 111111111111-1 e a nota do 1º bimestre, como faço para inserir esta nota na tabela? // Edit Puts, acho que entendi :D Ficaria deste modo: ra_aluno.................id_materia....nota...bimestre...reforco...trabalho 111111111111-1.......ptg................9.........1...............N............N 222222222222-2.......mat...............6.........1...............S............N É isso? Nuss... estou noobando demais com dados, tenho que treinar mais XD Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Dreckr 0 Denunciar post Postado Março 7, 2010 O botão de editar do primeiro post sumiu, então vou começar de novo. *Alunos* (PK) RA Nome_Aluno Ano_Aluno *Materias* (PK) ID_Materia Nome_Materia *Bimestre_Materia* (PK) ID_Bimestre (FK) ID_Materia Bimestre *Nota* (PK) ID_Nota (FK) RA (FK) ID_Bimestre Nota Reforco Trabalho Agora sim! Percebi tambem que podem podem existir varias notas para trabalhos da mesma materia no mesmo bimestre, então transformei as PK's do Nota em FK's e criei a PK ID_Nota. É preciso ter muita atenção pra fazer um BD perfeito, tudo vira pegadinha. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Eliseu M. 2 Denunciar post Postado Março 7, 2010 Valeu pela ajuda, cara! Agora percebo muito melhor como é que se relaciona tabelas... :D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites