Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Bruno Augusto

Instalando DirectX atualizado...

Recommended Posts

Bom dia. Antes de mostrar o passo a passo, vamos ao Cenário.

Ontem, depois de ter de reiniciar o notebook no botão umas 5 vezes de tão pesado que o Windows Vista estava, decidi passar fogo e instalar o XP SP3.

Depois de instalado e os programas mais importantes instalados, fui atualizar o DirectX que, pelo CD de instalação do Windows, ainda era aversão 8.1.

Fui no site da Micro$oft baixei a nova versão (9.28.1886) de Fevereiro de 2010 e instalei. O instalador nem chegou a copiar os arquivos e finalizou, avisando para ler o log de erro em C:\WINDOWS\Logs.

Pois bem, no log, tirando as definições técnicas, mencionava diversas vezes a ausência do arquivo dxupdate.cpp que é instalado por alguma atualização do próprio DirectX e, por algum motivo, na minha recém instalada cópia do XP SP3 ele estava ausente.

Já que o instalador não foi competente para me ajudar recorri ao Oráculo. E eis a solução:

Requerimentos

• DirectX Eradicator 2.0

Excelente ferramenta que remove tudo do DirectX 2.0 pra frente. Link indiretoda Softpedia pois, aparentemente, o site do autor "sumiu".

• CD de instalação do XP

Necessário para restauração completa do DirectX. Pode ser o próprio CD que você instalou, mesmo que haja suspeita de estar corrompido.

• DirectX Runtime

Link indireto para o instalador mais atualizado possível. Hoje é a versão 9.28.1886.

Mais uma vez, uma gambiarra da Micro$oft. Esse link te redireciona para a página "oficial" do DirectX.

Nela você clica em Latest DirectX Downloads for Gamers para ser redirecionado à todas as versões do DirectX existentes.

Essa "lista" pode ser identificada na URL por ProductID que pode ou não mudar a cada atualização.

Finalmente, clique no DirectX Redist que tiver a data mais avançada. Hoje, February 2010.

Daí é só baixar normalmente.

Atenção! Não faça a mesma besteira que eu fiz ao baixar, por engano (será?) a versão "for Software Developers" que não tem o arquivo de instalação dxsetup.exe.

Passo a passo

• Execute o DirectX Eradicator 2.0 e confirme no aviso de ser perigoso remover o DirectX.

Se houver um Firewall no computador, garanta completo acesso ao aplicativo.

• Terminado os procedimentos, clique OK para reiniciar.
  • Após reiniciado haverá no Desktop um atalho criado pelo aplicativo. Nesse ponto o Direct Já nem existe mais na sua máquina.

Tanto é verdade que ao executar o dxdiag (Ferramenta de Diagnóstico do DirectX) ele não será encontrado.

• Coloque o CD do XP SP3 (ou o correspondente à sua instalação) e clique duas vezes sobre o atalho.

Vale a mesma consideração a respeito do Firewall feita acima. Quando solicitado reinicie.

• Reiniciado, rode o dxdiag pelo Executar e veja a versão do DirectX instalada. Pra mim me é mostrado 8.1.
  • Execute o instalador atualizado do DirectX normalmente e extraia os arquivos em alguma pasta. Rode o dxsetup.exe.
Agora o erro desaparece e a instalação prossegue com sucesso, copiando os arquivos necessários.

Observação Importante

Mesmo ao executar o dxdiag novamente a versão mostrada ainda será 8.1.

Se estiver em dúvida se a versão mais recente foi realmente instalada, acesse apasta do sistema (C:\WINDOWS\system32) e tecle d3 (seguida e rapidamente) para "pular" direto à porção do Windows Explorer em que os arquivos do DirectX se encontram agrupadamente "jogados" <_<

Desça um pouco a tela até encontram diversos arquivos DLL iniciados com d3dx9 e veja se eles estão em seqüência, sem nenhum número faltando. Pra mim, nesta instalação, tenho:

• d3dx9_24.dll até o d3dx9_42.dll

Correspondente ao DirectX 9

• d3dx10_33.dll até o d3dx10_42.dll

Correspondente ao DirectX 10

• d3dx11_42.dll

Correspondente ao DirectX 11

Existem outras dezenas de arquivos referentes ao DirectX como os iniciados por D3D. Mas osprincipais são esses.

Espero que ajude alguém, assim como ajudou a mim.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu realmente gosto de compartilhar essas soluções bizarras que encontro depois de vasculhar o Oráculo por horas a fio.

Não é complicado, mas o que tem de gente pelo mundo nos mais diversos fóruns se batendo com ese problema... Chega a ser espantoso.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito boa essa do DX hein. Acredito que ajudará muita gente, ainda nao tive este problema mas ja estou vacinado graças a este tópico, valew!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara Mto Obrigado :

Meu Directx 9 tava com problema ai tive a brilhante idéia de removelo e reinstalalo ,removi com o DX eradicator mais não conseguia mais instalar o direct x , tentei ditudo mais n consegui , ai perdi minhas experanças e fikei na mente que o unico jeito seria formatar o pc , ''nunca fiz isso'' eu e minha irmã iriamos ''tentar'' formatar no prox domingo mais eu tava com mto medo de não dar certo e eu ferrar di vez com o pc , hj de manhã decidi fazer uma ultima busca por uma solução , e por algum milagre axei a sua . vlw cara Se é D+.

Aconselho a ninguem remover o Direct x por varias razões : nenhum video na internet carregara aparecera : missing plugin , seu computador ira ficar lento , não reproduzira nenhum video nem som , sem o directx , não abrira nenhum jogo nem mario , nem jogos em flash , não da para reinstalar o directx sem usar esse método.

Hj Sei que o Directx é uma parte vital do sistema de um computador , e mta gent pelo que vi procurando uma solução sofre ao tentar reinstalar essa tão vital parte , Graças ao Titio Bill Gates mta gent ainda vai ter dor de cabeça com essa questão. Agora ja estou vacinado contra isso :D

mais uma vez Obrigado Bruno Augusto por sua ajuda espero que mais pessoas com esse problema achem esse tópico e vou recomenda-lo com seus créditos.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente, bem vindo ao Fórum.

Segundo, que bom saber que ajudei alguém mais.

Terceiro, deixe-me colocar apenas uma vírgula no que você disse.

O DirectX é importante para o Windows? Sim, é. Mas não chega a ser vital.

Acontece que sem ele você perde muito do universo multimídia, principal, mas não exclusivamente pela impossibilidade de se instalar codecs de forma simples e rápida.

Até pode ser possível instalar codecs no modo "heavt user", e ainda assim, com versões desatualizadoas dos mesmos. Mas não é algo trivial.

E quanto a remover e não conseguir mais instalar, depende. Pode até ser possível instalar, afinal, qualquer CD/DVD de jogo vêm com os executáveis redistribuíveis do DirectX, para garantir que eles rodem em qualquer PC que atenda os requerimentos mínimos.

Quando cirie esse tutorial em particular, eu estava com problemas ainda piores e mais sérios no PC e não consegui ausar adequadamente o instalador. Daí eu forcei a instalação, manualmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.