Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

luizsnpjr

[Resolvido] ASP e SEO

Recommended Posts

Bom dia gente.

Estou com problemas quanto ao SEO com ASP, ou ASP com SEO? jájá vou desobrir.

O que acontece, eu tenho em minha página 404 um código ASP que pega a URL, quebra ela e da um server.transfer pra página default.asp, nela eu tenho no meio do código onde seria o conteúdo uma página seo.asp que também pega a url, quebra e mostra o que eu quero, por exemplo:

URL: http://127.0.0.1/cliente/produtos

404.asp (c:/inetpub/wwwroot)

'Pega o que foi digitado na barra de enderecos
url_digitada = request.servervariables("QUERY_STRING")

'Pega qual o dominio do seu site
minha_url = Request.ServerVariables("SERVER_NAME")

'Tira o padrao que o IIS poe quando manda para a pagina de erro 404
trata_url = Replace(url_digitada, "404;http://" & minha_url & "/", "")

'Separa a string que agora esta assim: "noticia/125/titulo_de_noticia_que_nao_vai_fazer_diferenca"
quebra_url = Split(trata_url, "/") 

Select Case quebra_url(0)

Case "fnsystem"
 server.transfer "fnsystem/default.asp"
		Select Case quebra_url(1)

case "produtos"
			case "servicos"

case else
			response.redirect "erro.asp"

end select

Case Else
 'E aqui é para se a sessao não existir, ou se o cara escrever qualquer bobera na url
 Response.Write "404 - ERRO de exibição"

End Select
%>

Até então beleza, ele "redireciona", na realidade ele transfere para a página http://127.0.0.1/fnsystem/produtos perfeitamente, e lá no meu default.asp (que é chamado pelo server.transfer na 404.asp) tem outro código pra poder pegar meus includes.

seo.asp (c:/inetpub/wwwroot/fnsystem)

<%

'faz uma verificação para se tiver algo a mais que 127.0.0.1, evitando erros na url
if url_digitada <> "" then

pega_url = Split(trata_url, "/")

select case pega_url(1)
		case "produtos"
		%><!-- #include file="produto.asp" --><%

case "servicos"
		response.write "serviços"

case else
		response.redirect "erro.asp"
	end select

end if
%>

até então tranquilo, em partes, pq quando eu pego /produtos/1 por exemplo, todas as imagens dão problema, não sei o que fazer, existe alguma outra solução para trabalhar com ASP e SEO?

Alguém poderia melhorar este código ou apresentar uma outra solução para o SEO com ASP, já vi falando da página 301, mas não sei se da com ASP, não tentei ainda.

Estou tentando fazer funcionar o SEO bonitinho porque é pra um ecommerce, então eu gostaria de entregar um trabalho realmente decente para o cliente e que ajudasse a ter mais visitas.

Desde já obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo fato de eu não conhecer muito bem ASP a sua dúvida ficou extremamente confusa para mim. rs

Quanto ao 301

já vi falando da página 301, mas não sei se da com ASP

é possivel sim com ASP

Dessa forma:

<%@ Language=VBScript %>
<%
Response.Status=”301 Moved Permanently”
Response.AddHeader “Location”,”http://www.seusite.com.br/”
%>

vou mover para a área de ASP pois acredito que possa até ser algo no código.

Compartilhar este post

Link para o post

Thelon, me explica uma coisa, tipo, qual a real função do 301? até agora eu não entendi.

A Minha dúvida real é a seguinte, eu consigo chegar até o nível de pegar a página de produtos, mas dai pra frente eu não sei o que fazer mais, tipo se o cara digitar fnsystem/produtos/pc-microsoft-tal-tal-tal, ai eu não sei como pegar esta variável a partir do produtos/ e apresentar com o ASP entende?

Compartilhar este post

Link para o post

legal, parabéns

depois eu disponibilizo no laborátorio de script

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, desculpem a minha demora, mas configurei tudo certinho pra não ter problemas ok.

O tutorial está em SITE.

Está já é uma página com SEO, é só checar, você pode entrar por http://www.luizricardofc.com.br/url-amigavel-seo-com-asp ou http://www.luizricardofc.com.br/404/tutorial.asp.

Espero que você gostem do tutorial.

Att.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, aqui está o tutorial também pelo imasters ok, é que eu quis colocar no meu site também pra testar e tal.

Bem, vamos lá.

Primeiramente, gostaria de explicar que este código só foi possível ser feito por causa de outros códigos que achei na internet e adaptei, então não sou o criador 100%.....rsrs, podemos dizer que sou 75%...rsrs.

1º PASSO - Configurar o IIS

Primeiramente entre no seu IIS e em SITES DAWEB, clique com o direito e depois em propriedades ok?

Depois clique na aba ERROS PERSONALIZADOS, nela você terá o tão famoso erro 404, ache o erro 404 e clique duas vezes ou em EDITAR PROPRIEDADES.

OBS: Há dois erros HTTP 404 nesta tela, EU modifiquei ambos

Depois de selecionado, modifique a opção TIPO DE MENSAGEM de ARQUIVO para URL, após feito isso, coloque abaixo /404.asp e pronto, seu IIS já está configurado para personalizar a sua URL Amigável.

Agora sim, vamos aos códigos ok.

Primeiramente, personalizar o 404.asp que deverá estar na pasta C:\Inetpub\wwwroot, este é o local de onde ele deverá estar. Então pra começar, abra seu editor preferido e vamos ao código.

404.asp

<%
'------Para poder trabalhar mais facilmente com este código, eu coloquei a variável PASTA, que define qual pasta o arquivo vai estar, no caso de ser via WEB, a pasta de erros é dentro da pasta principal, por
'------isso eu utilizo o ../cliente/, para que saia da pasta principal e entre na pasta que eu quero (no meu caso estou usando umas pasta cliente dentro da minha principal para testes ok?).
'PASTA = "../cliente/"

'------Esta será a variável que iremos utilizar, então não esqueçam de ter uma pasta CLIENTE dentro da sua wwwroot e dentro dela um arquivo que chamaremos a seguir.
PASTA = "cliente/"

'------Pega o que foi digitado na barra de enderecos

'------Pega qual o dominio do seu site

'------Tira o padrao que o IIS poe quando manda para a pagina de erro 404
'------O padrão abaixo é o padrão de sites não de localhost ok, só use este quando for utilizar no site, na realidade você teria que ver qual é o seu padrão e montalo
'trata_url = Replace(url_digitada, "404;http://" & minha_url & ":80/", "")

'------Os responses listados aqui abaixo, são apenas pra testes, assim você saberá o que esta retornando das variáveis criadas
'response.write "1= "&url_digitada&"<br>"
'response.write "2= "&minha_url&"<br>"
'response.write "3= "&trata_url&"<br>"

'------Está é a primeira chamada, por exemplo: 127.0.0.1/cliente ou /teste, ele irá checar sempre se existe esta pasta, pq quando
'------fizermos outra chamada (por exemplo: 127.0.0.1/cliente/produtos) ele vai dar erro 404, já que não existe ainda a produtos, mas como vamos ver, este erro de 404 vai sumir.
quebra_url = Split(trata_url, "/")

'------Agora voce pode fazer como achar melhor
'------Eu vou fazer com um Select Case para ver qual sessao do site que vai redirecionar

Select Case quebra_url(0)

Case "cliente"
server.transfer PASTA&"default.asp"
'------Para cada pasta que você quiser montar URL Amigavel, você deverá ter uma chamada de case aqui dentro

Case Else
'------E aqui é para se a sessao não existir, ou se o cara escrever qualquer bobera na url
Response.Write "404 - ERRO de exibição"

End Select
%>

Dentro de seu arquivo ( que como vimos acima é o default.asp ) teremos um outro código muito semelhante, mas para filtrar o que vem a partir da segunda barra (lembra: 127.0.0.1/cliente/produtos).

OBS: Eu não usei este código abaixo diretamente dentro do meu default.asp, eu montei um código a par para que eu sempre possa utilizá-lo ok, isto fica a critério de cada um, ai vai do gosto do programador.

default.asp

<%

if url_digitada <> "" then

'------O padrão abaixo é o padrão de sites não de localhost ok, só use este quando for utilizar no site, na realidade você teria que ver qual é o seu padrão e montalo
'trata_url = Replace(url_digitada, "404;http://" & minha_url & ":80/", "")

pega_url = Split(trata_url, "/")

select case pega_url(1)

case "produtos"
%><!-- #include file="menu.asp" --><%

'------O que eu fiz aqui foi pegar a variável que vem a partir da terceira / (exe: 127.0.0.1/cliente/produtos/livros-sobre-sei-la-o-que)
produto = pega_url(2)
%><!-- #include file="produtos.asp" --><%

case "servicos"
response.write "serviços"

case else
%><!-- #include file="erro.asp" --><%
end select

end if
%>

Então tudo que vier como 127.0.0.1/cliente/produtos/ ele vai mostrar o nosso arquivo de include, um grande problema que não descobri como resolver é, a partir da terceira barra, se não tiver a barra na frente de produtos /produtos/ ele da erro de Subscrito fora do intervalo: '[number: 2]' então por isso em seus códigos, sempre que for chamar uma terceira, quarta, ou até mesmo quinta / procure usar sempre o /link/ pra evitar o erro, pois ele entende que ali está vazio.

Gente é isso aí, qualquer coisa pode entrar em contato, estou a disposição.

Compartilhar este post

Link para o post

fico um bom código...

Compartilhar este post

Link para o post

sem problemas, deixo no lab. de script, e quem alterar , posta direto lá.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente, gostaria de explicar que este código só foi possível ser feito por causa de outros códigos que achei na internet e adaptei, então não sou o criador 100%.....rsrs, podemos dizer que sou 75%...rsrs.

75% nao é muito nao, pra quem nem se deu ao trabalho de trocar os nomes das variaveis que eu criei?

http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/349459-utilizando-pagina-de-error-404-para-criar-url-amigavel/page__fromsearch__1

Compartilhar este post

Link para o post

códigos que achei na internet e adaptei, então não sou o criador 100%.....

Compartilhar este post

Link para o post

cara, desculpe, mas acho que não estamos falando do mesmo código, eu sei que tem muitas semelhanças, mas eu nunca tinha visto este código seu.

LINK PRO ORIGINAL

Bem, se o cara pegou do seu código e assim eu peguei dele, me desculpe, não tive a intenção de querer me passar por bom ou coisa e tal, só acho que temos que compartilhar, mas que eu fiz várias modificações eu fiz, por isso coloquei 75%, mas se for te fazer feliz que eu fique apenas com 30%, 10% ou nada, pra mim tanto faz, desde que os nossos colegas tenham acesso ao código e possam crescer assim como nós.

Galera, código é código, vamos trabalhar juntos ok, assim, seremos todos bons programadores, é isso aí.

Valeu xanburzum pela réplica aí e novamente desculpe Desisto, não fiz nada com má intenção ok.

valeu.

Vamos aproveitar pra outro tipo de discução? cara, realmente seu código tem muito haver com o que eu peguei, but, li seu post e vi que você comentou sobre sitemap e não faço a mínima idéia de como fazer? da um help aí por favor.

valeu abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

eu nao preciso de credito... pra falar a verdade, nem que você diminua o seu %

minha intenção sempre foi ajudar, por isso postei o codigo, pra qq um usar, alterar... nao me preocupo com creditos - alguem daria credito pra alguem com nick de DESISTO? heheheheh

nao posto nada a nao ser como ajuda, afinal eu sou 'anonimo' :)

o que você tem duvida sobre sitemap?

so mais uma coisa

esse cod que postei, trata-se de 404 personalizado e é antigo, apenas postei recentemente, pois antes nao trabalhava com ISAPI e hj sim

isapi me supriu melhor as necessidades e agora esse cod eu uso apenas em 404 mesmo

dependendo do caso pode ser uma otima solução pra projeto de pequeno e medio porte, para grande, ja acho que não é o mais aconselhavel

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi, qual seria a melhor opção então para um projeto de maior porte? é que estou montando um ecommerce e tenho a necessidade de utilizar a melhor técnologia (ASP) possível para sair tudo perfeito.

Eu gostaria de saber o que é sitemap, como montar, pra que serve? kkkkkkkkk

A, e também se puder me explicar como trabalhar como ISAPI, eu agradeço.

Valeu cara.

Apropósito, concordo plenamente com sua última frase "Quantidade de posts não da dinheiro... não entendo o desespero" ...... kkkkkkk ta cerinho.

Viu, qualquer coisa me add no skype ou msn pra gente conversar melhor, se der tudo certo depois eu posto um código bem melhor aqui, com nossos créditos (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk).....brincadeirinhaaaaaa....rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

e ai luiz, mal na demora, estava mais no offtopic esses dias :)

minha assinatura é pq nego parece que bate ponto aqui, sei lá, é estranho hehehehehe

vamos ao que interessa

pra ecom sem duvida eu optaria pelo isapi, como disse, ele é bem mais maleavel nesse sentido... veja

site.com/produto/123

com 404, você teria que percorrer as barras e redirecionar ou executar outra pagina

com isapi você manda acessas direto produto.asp?id=123

tem muita coisa aqui sobre o isapi - algumas prestam, outras não

estou pra fazer um tuto sobre seo, isapi e urls, mas to sem tempo nenhum

poste uma url de um exemplo seu pra ter uma ideia de como seria o isapi pro caso

e se eu demorar, ou se preferir, mande uma mp pra mim... nao tenho nenhuma tecnologia moderna ehehehehe sem skype, sem msn, sem orkut... fui banido da sociedade

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

sitemap é para oferecer suporte a infra-estrutura de navegação, já o ISAPI você tem uma referência legal neste link, e existem ótimos tópicos no fórum

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.