Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rafa Barbosa

Blogs corporativos e grandes instituições

Recommended Posts

Boa tarde, amigos do fórum. Estou realizando uma pesquisa a respeito de instituições que estão mudando, de forma radical, a visão que tinham em relação ao universo das mídias sociais.

A exemplo, como sou de Minas Gerais, estou estudando o próprio Governo de Minas, que tem realizado um trabalho sensacional inclusive liberando a utilização de redes sociais nos computadores do estado, e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.

A questão é: o que vocês acham que o analista de mídias sociais pode fazer para (se não mudar, pelo menos influenciar) mudar a visão de grandes instituições a respeito das formas de utilização das mídias sociais? Existe aquela velha questão da cultura de uma empresa, mas parece que, querendo ou não, o tão falado "efeito Obama" abriu uma excelente oportunidade para quem trabalha com essa área.

Gostaria de discutir com os amigos melhores práticas que empresas com a cabeça ainda nos velhos portais possam adotar.

Para quem quiser dar uma olhada, aqui vai o blog do Governo de Minas e o blog da Fiemg:

Blog do Governo de Minas Gerais (http://blog.mg.gov.br/)

Blog da FIEMG (http://www.blogfiemg.com.br)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rafa

Acredito que para que as mídias sociais ganhem força dentro das empresa é necessário uma mudança de cultura quanto a utilidade destas mídias.

Ainda temos poucos blogs corporativos, o twiter ainda é mau aproveitado pelas empresas, etc.

Como estas mídias surgiram com a função "social" de criar uma rede de relacionamento as pessoas ainda não vêm muita utilidade comercial para elas, o que é um grande erro pois este pode ser um canal de comunicação com clientes, funcionários e parceiros, que além de barato aponta as opiniões do seu público, podendo servir de parâmetro para direcionar seus esforços.

Tenho um blog corporativo na área de comunicação e marketing ( http://entreclics.blogspot.com )e tem sido a maior dificuldade conquistar leitores para ele, apesar de todo o trabalho de divulgação que tenho feito.

Percebo que as pessoas se interessam mais por "inutilidades" do que assuntos que possam colaborar com o seu aprimoramento pessoal ou profissional.

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que o marketing deva ser aproveitado de acordo com os objetivos da empresa, logicamente. Não sei exatamente o objetivo do governo de Minas Gerais, mas por exemplo em pequenos negócios como pizzarias, papelarias, restaurantes de pequeno e médio porte, deve-se ter um contato com o cliente na internet. Por exemplo, uma pizzaria ao invés de somente entregar a pizza, pode capturar os dados dos clientes e fornecer em troca uma fonte a mais de informações sobre seu negócio, pela internet. Exibir promoções e novos produtos no twitter pode ser uma boa.

Compartilhar este post

Link para o post

Não adianta.

Não tem uma fórmula pra isso. Mas acho que o que mais chega perto, é a principal questão para que isso tenha valor: O Social; Não adianta você ter um site, blog, twitter etc etc etc. Consegue 1000 visitas através de mecanismos de busca, porque você pagou rios de dinheiro para o melhor profissional de SEO do Brasil, e ter uma taxa de abandono do site nos primeiros minutos, muito alta. O que tem que ser investido primeiramente é Com certeza no social. De que interessa esse blog do governo de minas pra milhares, milhões de mineiros que estão afim de ver piadas, como burlar site tal, como baixar filmes de graça, conseguir seguidores no twitter, ter mil amigos no orkut etc. Eu, sinceramente investiria, como o governo, porque ainda tenho esperanças no povo. Mas acho, de coração, que é um investimento alto, pra muito poucos.

A mudança disso, só ocorrerá quando nós mesmos começarmos a mudar as coisas. Para isso temos que mudar nós mesmos primeiro. Como a publicitária disse que é difícil de ter acessos. Será que esse conteúdo agrada às pessoas? Será que esse conteúdo agrada a você mesmo? Acho que primeiro somos nós, depois conhecidos, amigos, parentes, e depois sim querer convencer o mundo das coisas. Lógico que é uma comparação besta, mas funciona mais ou menos assim. Vamos começando de baixo e quem sabe um dia, chegamos lá.

Guilherme

http://theguigo.com.br

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.