Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

itepi

Sistema para libras

Recommended Posts

Olá caros colegas, hoje na faculdade meu professor citou um programa desenvolvido em Delphi desenvolvido para auxiliar na comunicação de surdos e mudos.

Por enquanto o sistema não utiliza Webcam para reconhecimento dos movimentos, pelo que ele explicou no sistema você entra com a descrição do movimento e o sistema retorna o significado.

Me interessei muito, gostaria a principio fazer um sistema similar ao que o sistema citado faz, e quem sabe futuramente colocar um reconhecimento de movimento pela webcam, alguém teria alguma idéia, sugestão, colaboração de como eu posso iniciar esse desenvolvimento??

A principio eu pensei em um sistema onde eu informaria a altura na mao, qual mão, o movimento da mão e o formato da mão, ai com essa combinação eu consultaria em uma base de dados o que me retornaria o significado

O que vocês acham?

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas cara você tem ideia de como começar isso, esse tipo de sistema aparentemente é bastante complexo e requer anos de pesquisa e estudo.

Mas a ideia parece muito boa apesar de parecer se complexo. Boa sorte aeee

Compartilhar este post

Link para o post

Então, se for começar a desenvolver tenho ajuda de várias interpretes de libras da minha propria faculdade, pois minha faculdade é adaptada para receber alunos surdos e mudos....tenhos alguns amigos surdos e mudos...e um sistema desse seria muito interessante de ser implantado nas instituições!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, este sistema é muito bom. Penso dia após dia em alguma coisa pareceida (com reconhecimento de movimentos e tals e outras coisas, mas a principio não em delphi). Cara, mas tipo, eu gostaria de dizer pra ti que se precisar de ajuda, farei o máximo possível. Tenho certeza que o pessoal aqui do fórum também irá ajuda-lo.

Se quiser entrar em contato comigo por e-mail: tonello.rafinha@gmail.com.

Eu vou iniciar com uma contribuição. Acho que seria útil nessa parte de descrever os movimentos.

É uma função já antiga (atualmente trabalho numa substituta) que desenvolvi para retornar verdadeiro ou falso (booleana) quando duas strings são semelhantes (ou melhor dizendo, se existe uma palavra parecida com X na fraze Y).

Esta função já teve varias versões. Agora trabalho em uma função mais eficiente. Ainda estou terminando de desenvolver o algoritmo, mas a que vou postar é funcional

ai vai a função

function isRelevante(str1, str2: string; Relevancia: integer = 60; caseCencitive: boolean = true) : boolean;
//=====================================================
// 	FUNÇÃO DESENVOLVIDA POR RAFAEL TONELLO
// 	tonello.rafinha@gmail.com
//
// 	Ferramenta: Notepad++
//=====================================================
var
	str3, strAux : string; //valor auxiliar
	pontuacao, cont, cont2 : integer;

begin
	if (caseCencitive = false) then
	begin
		str1 := UpperCase(str1);
		str2 := UpperCase(str2);
	end;

//função original \/
	result := false;
	//ordenar os valores

if(length(str1) < length(str2)) then begin
		str3 := str1;
		str1 := str2;
		str2 := str3;
	end;

if ((Length(str1)>0) and (Length(str2) > 0)) then
	begin
		for cont := 1 to length(str1) do
		begin
			if (str1[cont] = str2[1]) then
			begin //caractere encontrado
				strAux := copy(str1, cont, length(str1)-cont+1);
				//========
				cont2 := 1;
				pontuacao := 0;
				if ((length(strAux)>0) and (length(str2)>0)) then begin
					while (cont2 <= length(str2)) do begin
						if(str2[cont2] = strAux[cont2]) then
							inc(pontuacao);
						inc(cont2);
					end;
					if(Relevancia > 0 ) then begin
						if (pontuacao >= (length(str2)/(100/Relevancia))) then
						begin
							Result := true;
							break;
						//exit;
						end;
					end;
				end;
				//=======
			end;
		end;
	end;
end;

você utiliza assim: isRelevante(Frase, texto, porcentagem_de_semelhança);

os parametros Frase e Texto podem ser trocados (função ordena os dados)

o parametro porcentagem_de_semelhança indica a tolerância da função, ou seja, se você passar o valor "60" para esse parametro, e existe uma palavra 60% parecida com Texto em Fraze, a função retorna verdadeiro.

Espero que ajude.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.