itepi 0 Denunciar post Postado Março 24, 2010 Olá caros colegas, hoje na faculdade meu professor citou um programa desenvolvido em Delphi desenvolvido para auxiliar na comunicação de surdos e mudos. Por enquanto o sistema não utiliza Webcam para reconhecimento dos movimentos, pelo que ele explicou no sistema você entra com a descrição do movimento e o sistema retorna o significado. Me interessei muito, gostaria a principio fazer um sistema similar ao que o sistema citado faz, e quem sabe futuramente colocar um reconhecimento de movimento pela webcam, alguém teria alguma idéia, sugestão, colaboração de como eu posso iniciar esse desenvolvimento?? A principio eu pensei em um sistema onde eu informaria a altura na mao, qual mão, o movimento da mão e o formato da mão, ai com essa combinação eu consultaria em uma base de dados o que me retornaria o significado O que vocês acham? Abraço Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Pantoja 5 Denunciar post Postado Março 24, 2010 Mas cara você tem ideia de como começar isso, esse tipo de sistema aparentemente é bastante complexo e requer anos de pesquisa e estudo. Mas a ideia parece muito boa apesar de parecer se complexo. Boa sorte aeee Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
itepi 0 Denunciar post Postado Março 24, 2010 Então, se for começar a desenvolver tenho ajuda de várias interpretes de libras da minha propria faculdade, pois minha faculdade é adaptada para receber alunos surdos e mudos....tenhos alguns amigos surdos e mudos...e um sistema desse seria muito interessante de ser implantado nas instituições! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Raficcha 1 Denunciar post Postado Março 24, 2010 Cara, este sistema é muito bom. Penso dia após dia em alguma coisa pareceida (com reconhecimento de movimentos e tals e outras coisas, mas a principio não em delphi). Cara, mas tipo, eu gostaria de dizer pra ti que se precisar de ajuda, farei o máximo possível. Tenho certeza que o pessoal aqui do fórum também irá ajuda-lo. Se quiser entrar em contato comigo por e-mail: tonello.rafinha@gmail.com. Eu vou iniciar com uma contribuição. Acho que seria útil nessa parte de descrever os movimentos. É uma função já antiga (atualmente trabalho numa substituta) que desenvolvi para retornar verdadeiro ou falso (booleana) quando duas strings são semelhantes (ou melhor dizendo, se existe uma palavra parecida com X na fraze Y). Esta função já teve varias versões. Agora trabalho em uma função mais eficiente. Ainda estou terminando de desenvolver o algoritmo, mas a que vou postar é funcional ai vai a função function isRelevante(str1, str2: string; Relevancia: integer = 60; caseCencitive: boolean = true) : boolean; //===================================================== // FUNÇÃO DESENVOLVIDA POR RAFAEL TONELLO // tonello.rafinha@gmail.com // // Ferramenta: Notepad++ //===================================================== var str3, strAux : string; //valor auxiliar pontuacao, cont, cont2 : integer; begin if (caseCencitive = false) then begin str1 := UpperCase(str1); str2 := UpperCase(str2); end; //função original \/ result := false; //ordenar os valores if(length(str1) < length(str2)) then begin str3 := str1; str1 := str2; str2 := str3; end; if ((Length(str1)>0) and (Length(str2) > 0)) then begin for cont := 1 to length(str1) do begin if (str1[cont] = str2[1]) then begin //caractere encontrado strAux := copy(str1, cont, length(str1)-cont+1); //======== cont2 := 1; pontuacao := 0; if ((length(strAux)>0) and (length(str2)>0)) then begin while (cont2 <= length(str2)) do begin if(str2[cont2] = strAux[cont2]) then inc(pontuacao); inc(cont2); end; if(Relevancia > 0 ) then begin if (pontuacao >= (length(str2)/(100/Relevancia))) then begin Result := true; break; //exit; end; end; end; //======= end; end; end; end; você utiliza assim: isRelevante(Frase, texto, porcentagem_de_semelhança); os parametros Frase e Texto podem ser trocados (função ordena os dados) o parametro porcentagem_de_semelhança indica a tolerância da função, ou seja, se você passar o valor "60" para esse parametro, e existe uma palavra 60% parecida com Texto em Fraze, a função retorna verdadeiro. Espero que ajude. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites