Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

gnr_ssa

Pesquisa - Padrões de projetos GOF.

Recommended Posts

pessoal preciso fazer um trabalho onde o professor mandou entrevistar um profissional da area de desenvolvimento. para levantar alguns dados.

alguem pode me ajudar ?

alguns padrões como:

Abstract Factory

Façade

Factory Method

Singleton

Strategy

Template Method

Abaixo informações sobre o levantamente que preciso fazer. para depois eu elaborar um relatorio e apresentar sobre o padrão citado na pesquisa pelo entrevistado.

1 - È autônomo ou trabalha em alguma empresa ? se possível informar o nome.

2 – Seu nome completo, cargo, setor e tempo de atuação ?

4 – Preciso de uma explicação sobre uma situação real, onde você aplicou um padrão de projeto dentro de algum sistema.

5 - Trechos de código e diagramas UML que exemplifiquem e expliquem como o padrão resolveu a situação descrita acima ou problema. ( a identificação da empresa poderá ser omitida em todo o trabalho caso você não autorize a divulgação destes dados).

6 – Quais suas Impressões sobre o uso de padrões de projeto de um modo geral no desenvolvimento de sistemas corporativos ?

Se algum profissional da area poder me ajudar me mande e-mail para: alexba1234@yahoo.com.br

ou deixa um e-mail aqui que entro em contato.

obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@gnr_ssa,

Você encontrará alguns exemplos de padrões em Modelagem e Design Patterns http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif http://forum.imasters.com.br/index.php?/forum/294-modelagem-e-design-patterns/

Compartilhar este post

Link para o post

@gnr_ssa,

Você encontrará alguns exemplos de padrões em Modelagem e Design Patterns http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif http://forum.imasters.com.br/index.php?/forum/294-modelagem-e-design-patterns/

Tipo eu tenho assuntos sobre os padrões.

Porem o professor que uam pesquisa de campo com algum profissional da area.

Para levantar dados os e opinião de alguem que já trabalha com os padrões.

pelo visto é dificil de achar alguem que ajude, vou inventar algum "Profissional" e eu mesmo fazer, não queria fazer isso mas como não se acha ajuda, tem que inventar ne.

Compartilhar este post

Link para o post

@gnr_ssa,

Com todo o respeito ao seu professor, mas acho completa e total perda de tempo esse tipo de pesquisa:

4 – Preciso de uma explicação sobre uma situação real, onde você aplicou um padrão de projeto dentro de algum sistema.

Na construção de uma aplicação, desde a arquitetura até a engenharia, o uso de padrões de projeto são uma constante.

Existem os padrões de domínio específico como N-tiers (troque N por qualquer número) onde as camadas de desenvolvimento são separadas, MVC (3-Tiers) é o mais popular e amplamente utilizado.

Pensando em MVC, cada camada de desenvolvimento poderá utilizar vários padrões diferentes:

Controller:

Como o usuário conversará exclusivamente com um controlador, uma filtragem de dados é necessária, nesse caso Chain Of Responsibility é um padrão a ser utilizado.

Como é responsabilidade do Controller resolver qual View ou qual Model deverá ser utilizada para determinada requisição, para que o controlador não tenha que conhecer todas as Views e Models da aplicação, Abstract Factory é um padrão a ser utilizado.

Muitas vezes, a criação de uma View ou uma Model demandam recursos do servidor, para evitar consumo desnecessário de recursos antes da hora, podemos retardar o consumo desses recursos ao máximo utilizando Proxy.

View:

A View, normalmente a interface de usuário, é composta por vários elementos visuais, cada elemento visual pode possuir um ou mais sub-elementos, nesse caso, Composite é um padrão a ser utilizado.

Muitas vezes, possuímos situações em que precisamos adicionar uma funcionalidade específica à um elemento em tempo de execução, para não precisar ter um objeto específico para esse fim, podemos "decorar" esse objeto com o recurso necessário utilizando Decorator.

É muito comum, em formulários principalmente, que um determinado elemento da interface de usuário tenha dependências ou precise colaborar com outros elementos, é o caso de campos que, se selecionados ativam ou desativam outros campos, Mediator é o padrão adequado para essas situações.

Model:

Como a Model trata com os dados, Iterator é um padrão amplamente utilizado.

É também responsabilidade da Model lidar com as regras de negócio, muitas vezes, situações específicas requerem estratégias específicas, para abstrair a regra de negócio de sua implementação, Strategy pode ser utilizado.

Muitas vezes, utilizamos bancos de dados para trabalhar com esses dados, para abstrair o acesso a dados usamos Abstract Factory. Outro padrão utilizado aqui é o Singleton Registry, para que a mesma conexão seja utilizada por toda a aplicação.

Se estivermos trabalhando com bancos de dados, SQL é a linguagem amplamente utilizada, mas se os dados passarem a ser gravados em outro sistema de armazenamento, todo o SQL pode precisar ser reescrito, para abstrair a DSL da aplicação Active Record pode ser utilizado em conjunto com Strategy.

5 - Trechos de código e diagramas UML que exemplifiquem e expliquem como o padrão resolveu a situação descrita acima ou problema. ( a identificação da empresa poderá ser omitida em todo o trabalho caso você não autorize a divulgação destes dados).

Em Modelagem e Design Patterns você encontrará diagramas de alguns padrões GoF

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.