Yannk 0 Denunciar post Postado Abril 10, 2010 Bom Galera, primeiramente um abraço em todos! Sou novo no fórum! Trabalhei com flash amuito tempo a trás, mas acabei saindo da minha área. Agora estou vontando a ativa e encontrei muita coisa nova e interessante. Bom, não sou nenhum programador, isso dificulta um pouco, mas sempre peguei rápido as coisa! Modificava um código aqui outro ali! Mas vamos lá! A questão é a seguinte! Estou tendo que montar um site para um amigo meu que é fotógrafo. Ele me deu como referência um site: Marco Maia Andei analizando o XML do site, pois peguei os arquivos nos temporários do Internet Explorer. Demorei um pouco até conseguir descobrir como montar a estrutura de fotos e arquivos para que tudo funcionasse corretamente offline. Bom! Minha grande questão é! Como programar dentro do Flash, ou pelo menos os principais actions scripts que devo colocar para que funcione! Não colocarei o XML todo, apenas uma parte pra vocês entenderem o que estou falando! Arquivo XML: <?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> <gallery> <category name="Editorial"> <group company="Pamella Guimaraes" name="Trip Girl" thumb="pamella_guimaraes_trip_girl_thumb.jpg"> <imagem path="pamella_guimaraes_trip_girl_01.jpg" /> <imagem path="pamella_guimaraes_trip_girl_02.jpg" /> <imagem path="pamella_guimaraes_trip_girl_03.jpg" /> <imagem path="pamella_guimaraes_trip_girl_04.jpg" /> <imagem path="pamella_guimaraes_trip_girl_05.jpg" /> <imagem path="pamella_guimaraes_trip_girl_06.jpg" /> <imagem path="pamella_guimaraes_trip_girl_07.jpg" /> <imagem path="pamella_guimaraes_trip_girl_08.jpg" /> <imagem path="pamella_guimaraes_trip_girl_09.jpg" /> <imagem path="pamella_guimaraes_trip_girl_10.jpg" /> <imagem path="pamella_guimaraes_trip_girl_11.jpg" /> <imagem path="pamella_guimaraes_trip_girl_12.jpg" /> <imagem path="pamella_guimaraes_trip_girl_13.jpg" /> <imagem path="pamella_guimaraes_trip_girl_14.jpg" /> <imagem path="pamella_guimaraes_trip_girl_15.jpg" /> <imagem path="pamella_guimaraes_trip_girl_16.jpg" /> <imagem path="pamella_guimaraes_trip_girl_17.jpg" /> </group> </category> <category name="Galeria"> <group company="Calendario da Selecao" name="Feminina de Rugby" thumb="calendario_selecao_feminina_rugby_thumb.jpg"> <imagem path="calendario_selecao_feminina_rugby_01.jpg" /> <imagem path="calendario_selecao_feminina_rugby_02.jpg" /> <imagem path="calendario_selecao_feminina_rugby_03.jpg" /> <imagem path="calendario_selecao_feminina_rugby_04.jpg" /> <imagem path="calendario_selecao_feminina_rugby_05.jpg" /> <imagem path="calendario_selecao_feminina_rugby_06.jpg" /> <imagem path="calendario_selecao_feminina_rugby_07.jpg" /> <imagem path="calendario_selecao_feminina_rugby_08.jpg" /> <imagem path="calendario_selecao_feminina_rugby_09.jpg" /> <imagem path="calendario_selecao_feminina_rugby_10.jpg" /> <imagem path="calendario_selecao_feminina_rugby_11.jpg" /> <imagem path="calendario_selecao_feminina_rugby_12.jpg" /> <imagem path="calendario_selecao_feminina_rugby_13.jpg" /> <imagem path="calendario_selecao_feminina_rugby_14.jpg" /> </group> <group company="Iron Man" name="Tracks" thumb="b1_thumb.jpg"> <imagem path="b1_1.jpg" /> <imagem path="b1_2.jpg" /> <imagem path="b1_3.jpg" /> </group> </category> </gallery> Tipo: Se eu quisesse atualizar com um novo grupo de fotos dentro de uma mesma categoria, eu apenas criaria um novo grupo no XML informando como está acima o endereço do Thumb e da imagem grande! Com isso ele cria automaticamente um novo grupo de fotos para o usuário entrar. E se eu criar outro na mesma categoria e vai colocando ao lado. Se eu quisesse uma nova categoria, apenas tenho que inserir no XML uma nova categoria com o nome que eu quiser seguido do grupo. Assim é muito fácil atualizar. O problema é o seguinte! Dentro do Flash, só existe um MovieClip para esses thumbs. O que eu não sei é o que escrever em action script para que o Flash interprete apenas em eu adicionar novas linhas no XML, para ele criar MovieClips novos com as atribuições das novas fotos, e como mandar eles irem criando ao lado e quando chegarem ao final criarem embaixo. E nisso tudo ele interpretar que é uma CATEGORIA nova ou apenas um grupo dentro de uma categoria existente. Não sei se está dando pra entender. Eu montei ele como falei e testei criando um grupo novo e também criando um grupo novo dentro de uma categoria nova e deu certo. Mas apenas do lado de fora. Quero saber como fazer dentro do flash para que isso tudo de certo. Andei lendo algumas coisa sobre Class e tal, pois vi que tb é usado. Muito obrigado pela ajuda. Um abração em todos! Ninguém pode me ajudar? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Elektra 102 Denunciar post Postado Abril 10, 2010 Publique o que já testou no action. É AS2 ou AS3? Abs. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Jair Humberto 2 Denunciar post Postado Abril 10, 2010 O arquivo xml você carrega e usa assim: var xml = new XML("arquivoxml.xml"); xml.childNodes[0]; // <-- acesso ao primeiro elemento xml.childNodes[0].firstChild; // <-- acesso ao primeiro elemento dentro do primeiro elemento. :P xml.getElementsByName("tal"); // <-- retorna uma lista com todos os objetos dentro do documento. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Elektra 102 Denunciar post Postado Abril 11, 2010 Há muitos templates gratuitos de galerias em Flash + XML para o colega tentar adaptar (em AS2 e AS3). Ter só um XML bala não resolve. Fica legal postar as dúvidas no action, a proposta do fórum é auxiliar. Abs Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Public2004 79 Denunciar post Postado Abril 13, 2010 Dentro do Flash, só existe um MovieClip para esses thumbs. O que eu não sei é o que escrever em action script para que o Flash interprete apenas em eu adicionar novas linhas no XML, para ele criar MovieClips novos com as atribuições das novas fotos, e como mandar eles irem criando ao lado e quando chegarem ao final criarem embaixo. E nisso tudo ele interpretar que é uma CATEGORIA nova ou apenas um grupo dentro de uma categoria existente. O XML está correto, quando quiser uma nova categoria, basta criá-la no arquivo seguindo o padrão atual. No AS complicaria um pouco e difícil explicar em poucas palavras, mas resumindo seria criar apenas um MC e duplicá-lo dinamicamente de acordo com a quantidade de itens do seu XML, efetuando um laço de repetição (loop) nos itens desejados do XML, seja categoria ou itens desta. Para o posicionamento destes, teria que efetuar alguns cálculos e exibí-los como se fosse uma paginação, calculando quantidade de itens por linha, coluna, etc... No caso de uma atualização posterior, bastaria apenas editar o XML e só... Att. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites