Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mr. Shorewall

Firebird

Recommended Posts

Boa tarde...antes de tudo feliz pascoa...

to usando o delphi 7 e to criando um software para cadastrar algums equipamentos em um banco de dados...

O banco de dados que eu vou usar é o Firebird 2.0

só que eis o problema..eu crio o banco com o IB Expert as tabelas e tudo mais...mas não faço a minima idéia de como eu faço o delhi gravar os dados nele..alguem pode me dar uma luz??

ja revirei o google e nécas..

qualquer coisa manda um email para pablo@linuxrs.com.br

valeeu

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara o que eu entendi eh que voce nao sabe faser a conexao correto??

Se for isso posta aki que eu ou alguem ke ja saiba tbm lhe ensina a faser a conection vlw.

Compartilhar este post

Link para o post

Se for isso posta aki que eu ou alguem ke ja saiba tbm lhe ensina a faser a conection vlw.

Eae cara...

a conexão do form ao bd ja consegui fazer graças aos videos do youtube ..hehehehe

mas agora to com outra duvida..

assim...

preciso fazer uma consulta a uma tabela no Firebird 2.0 e não sei como fazer..

andei lendo na net tu faz um select no que tu quer e joga em um dbgrid...mas o que eu quero pegar todos os valores de uma variavel da tabela e jogar em combobox...alguem pode dar uma dica ae??

Na minha idéia o commando seria: select LOJAS from CONFIGURACOES

onde: Lojas é a variavel que contem as lojas cadastradas e CONFIGURACOES é a tabela...

mas onde o delphi joga este valor??

e onde coloco este comando no query??

valeuu

Compartilhar este post

Link para o post

Eae cara...

a conexão do form ao bd ja consegui fazer graças aos videos do youtube ..hehehehe

assim...

andei lendo na net tu faz um select no que tu quer e joga em um dbgrid...mas o que eu quero pegar todos os valores de uma variavel da tabela e jogar em combobox...alguem pode dar uma dica ae??

onde: Lojas é a variavel que contem as lojas cadastradas e CONFIGURACOES é a tabela...

valeuu

De uma procurada na net por videos basicos de programação Delphi, aqui no forum possui vários tópicos relativos a isso que você quer

Compartilhar este post

Link para o post

Eae cara...

assim...

valeuu

Dae cara beleza?

mano seguinte a ligacao eh feita assim cola o SqlConection + SqlQuery + datasetProvider + Clientdataset + Dasource

onde A SqlQuery se liga no SqlConection, O provider na query, o Dataset no provider, e o datasource no dataset beleza.

Depois de faser a conexao você clica na Query e na Aba propriedades clica em sql, a dentro você digita sua sql. beleza

Vai no ClientDataSet e com o botaodireito vai em fields editor e em all fields ou adiciona uma por uma ai você decide. conexao feita.

Agora para chamar para um combobox fas assim:

var
  i, total: Integer;
begin
  total := ClientDataSet;
  for i := 0 to total do
  begin
    combobox1.Items.add(ClientDataSet.AsString);
    ClientDataSet.Next;
  end;

Kalker coisa chama vlw.

Compartilhar este post

Link para o post

Dae cara beleza?

mano seguinte a ligacao eh feita assim cola o SqlConection + SqlQuery + datasetProvider + Clientdataset + Dasource

onde A SqlQuery se liga no SqlConection, O provider na query, o Dataset no provider, e o datasource no dataset beleza.

Depois de faser a conexao você clica na Query e na Aba propriedades clica em sql, a dentro você digita sua sql. beleza

Vai no ClientDataSet e com o botaodireito vai em fields editor e em all fields ou adiciona uma por uma ai você decide. conexao feita.

Agora para chamar para um combobox fas assim:

var
  i, total: Integer;
begin
  total := ClientDataSet;
  for i := 0 to total do
  begin
    combobox1.Items.add(ClientDataSet.AsString);
    ClientDataSet.Next;
  end;

Kalker coisa chama vlw.

eae cara...fiz tudo que tu disse direito mas qndo eu rodei o programa o mesmo me deu um erro dizendo que não reconheceu o comando ...'AsString);' e tbm na linha: 'total := ClientDataSet;'

outra coisa que me surgiu aqui pesquisando na net vi que tem componentes para bd...beleza..usei eles e deu tudo ok..só que assim toda a vez que eu cadastro algo na mesma hora tenho que gerar um comprovante do que foi cadastrado só que qndo eu salvo as informações do dbedits..os mesmo se auto limpam..impossibilitando a impressão do comprovante..daí fica a pergunta...tem alguma configuração que desabilite este altolimpar???

fucei em tudo e não achei...

valeuu

Compartilhar este post

Link para o post

eae cara...fiz tudo que tu disse direito mas qndo eu rodei o programa o mesmo me deu um erro dizendo que não reconheceu o comando ...'AsString);' e tbm na linha: 'total := ClientDataSet;'

outra coisa que me surgiu aqui pesquisando na net vi que tem componentes para bd...beleza..usei eles e deu tudo ok..só que assim toda a vez que eu cadastro algo na mesma hora tenho que gerar um comprovante do que foi cadastrado só que qndo eu salvo as informações do dbedits..os mesmo se auto limpam..impossibilitando a impressão do comprovante..daí fica a pergunta...tem alguma configuração que desabilite este altolimpar???

fucei em tudo e não achei...

valeuu

Ae maninho seguinte meu kirido ClientData Set voce tem que por o seu neh, o seu client, outra coisa nao use dbedit eles sao meio pesados use apenas edit eh melhor, ah da uma colhada se voce ta salvando direito o que esta nos edit, e ve se nao tem algum clear que voce coloco, para facilitar poste seu codigo facilita a ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.