srnetcave 1 Denunciar post Postado Abril 23, 2010 Olá pessoal, tenho estado muito ocupado com trabalho e não pude estar presente aqui tanto quanto gostaria. Bem, gostaria de falar um pouco sobre IDEs, tenho usado por um tempo Eclipse PDT, no trabalho estava utilizando Zend Studio. Zend Studio tem algumas vantagens sobre PDT, dentre as quais as que mais fazem diferenca pra mim são, code completion e integração com Zend Tool, me permitindo rodar comandos direto do IDE. Agora, oque os dois tem em comum... performance, deixam muito a desejar, principalmente quando trabalham com grandes projetos. Entre outros IDEs no mercado que ja tive expência, tem o Dreamweaver da Adobe, e o Expression da Microsoft. Mas nenhum deles realmente fez o trabalho por completo. Dreamweaver e Expression deixam muito a desejar para quem leva a sério desenvolvimento, PDT e Zend Studio são muito bons, mas o desempenho é muito irritante, principalmente com grandes projetos que é meu caso. Costumava utilizar Netbeans, era muito bom, mas não tinha um bom suporte para PHP como autocompletar para codigo, phpdoc. Recentemente, me deparei com NetBeans 6.9 M1 que ainda está em fase de desenvolvimento, mas ja suporta code completion e acesso a Zend Tool para Zend Framework. Resolvi testar e fiquei bem impressionado, rapido como costumava ser, e o suporte ao Framework é bem completo, ainda falta algumas coisas como code completion para view_helpers direto na view, mas isso é uma coisa mínima comparando com o desempenho. E outra coisa, eu criei um projeto, adicionei o jquery-1.4.2 dentro da minha pasta public/js dentro do meu projeto e bam...code completion para o jquery tb...muito bom. Quem quiser testar, aqui vai o link para baixar, se baixar apenas a IDE para PHP é só 30mb. O link é para a versão Beta ;) http://download.netbeans.org/netbeans/6.9/beta/ Espero que facilite a vida de quem programa PHP e utiliza Zend Framework :D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites