Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Víctor Luiz

[Resolvido] Armazenar um campo da consula SQL

Recommended Posts

Bom dia pessoal,

Desculpe se estou postando algo que já está no forum, mas procurei e não encontrei.

Estou iniciando na programação, e comecei estou empacado nisto.

Por exemplo, fiz uma consulta para pegar o nome e o CPF do cliente, mas quero armazenar apenas o nome dele na variável, como posso fazer?

$consulta = "mysql_query('SELECT nome, cpf FROM clientes WHERE login = '$login'";
$nomeUsuario = // AQUI EU GOSTARIA DE ATRIBUIR O NOME DO USUÁRIO A VARIÁVEL

Como eu poderia receber o nome do usuário através da consulta?

Se alguém tiver apenas o link para isso, já ajuda bastante.

Atenciosamente,

Víctor Luiz

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atente para os nomes das variáveis, faça-as remeter a algo que lhe ajude a entender o que está contido nelas.

mysql_query() retorna um resource, também conhecido como recordset

consulta, propriamente dita é a instrução que será passada como parâmetro da função mysql_query()

<?php

$consulta = "SELECT `nome`,`cpf` FROM `clientes` WHERE `login`='{$login}'";

$recordset = mysql_query($consulta);

Temos em mãos um resource que contém uma série de informações sobre a nossa consulta, como tempo, dados, nome dos campos, número de linhas etc.

Precisamos filtrá-lo, através de funções que nos ajudem a obter o que precisamos.

Você precisa dos dados, consultando o manual, encontramos algumas funções que nos ajudam a resgatar os dados.

A minha favorita é mysql_fetch_assoc(), que retorna uma matriz associativa (onde cada índice corresponde ao nome do campo)

continuando o código, temos

$linha = mysql_fetch_assoc($recordset);

echo $linha['nome'];

Compartilhar este post

Link para o post

Atente para os nomes das variáveis, faça-as remeter a algo que lhe ajude a entender o que está contido nelas.

mysql_query() retorna um resource, também conhecido como recordset

consulta, propriamente dita é a instrução que será passada como parâmetro da função mysql_query()

<?php

$consulta = "SELECT `nome`,`cpf` FROM `clientes` WHERE `login`='{$login}'";

$recordset = mysql_query($consulta);

Temos em mãos um resource que contém uma série de informações sobre a nossa consulta, como tempo, dados, nome dos campos, número de linhas etc.

Precisamos filtrá-lo, através de funções que nos ajudem a obter o que precisamos.

Você precisa dos dados, consultando o manual, encontramos algumas funções que nos ajudam a resgatar os dados.

A minha favorita é mysql_fetch_assoc(), que retorna uma matriz associativa (onde cada índice corresponde ao nome do campo)

continuando o código, temos

$linha = mysql_fetch_assoc($recordset);

echo $linha['nome'];

Muito obrigado Evandro, me ajudou bastante.

Darei uma pesquisada sobre as opções desse mysql_fetch_assoc().

Valeu pessoal. RESOLVIDO!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.