Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

mateushim

Como aumentar performace aplicando MVC no Asp

Recommended Posts

Seguinte galera

Estou desenvolvendo um projeto em MVC, só que ele está grande e ta começando a ficar lento, muito lento

O modelo que estou utilizado pode ser representado pela imagem abaixo

Imagem Postada

Estou utilizado 3 paginas.

A pagina da interface chama as interações da pagina de Controle, a partir de funções JQuery, passando os parametros no formato do tipo JSON

Na pagina de controle coloquei os pagina(s) modelo(s) a partir de includes.

Nessas paginas de modelos fiz no formato de classe(inicio com [Class Nome], depois declaro as variaveis, e chamo as funções com o tipo [sub nome])

O sistema fico bem estruturado, bem organizado

Só que está lento

Em alguns lugares removi a paginas de modelo, e coloquei direto na pagina de controle e parece que ficou mais rapido

Queria trocar uma ideia com vocês para saber se essa lentidão pode ser das varias includes que estou utilizando, do Jquery que estou aplicando que pesa, ou outras coisas que nao percebi

Nesse momento estou pensando em desistir dessa estrutura e fazer um modelo que deixe muito mais rapido o sistema

sei que o banco de dados também está pesando, mas, quero que pelo menos as paginas estejam bem otimizadas

gostaria de sugestões

grato.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porque o banco de dados está pesando? Você otimizou o banco de dados também?

Talvez o problema não esteja na estrutura que você criou.

Compartilhar este post

Link para o post

uma dica para o banco de dados, é ter uma relacionamento entre as tabelas, na verdade, a impôrtancia de uma modelagem de dados bem definida até os mínimos detalhes, como os campos de relacionamentos, um velho ditado diz, que um relacionamento bem definido é a alma do aplicativo, pois daí saem todas as consultas e operações com o banco, influenciando diretamente na otimização e performance do aplicativo

Compartilhar este post

Link para o post

O banco de dados está bem relacionado e bem estruturado.

Tirei certas funções da aplicação e coloquei em triggers

Mas o que pesa são as listagem

Estou utilizando MSSQL 2008

O que eu acho que está pesado é o AJAX, não sei o porque, mas acho que é isso

qdo carrego uma paginas estou utilizando o load do jquery

para mudar a pagina estou utilizando a seguinte função:

function ajaxPagina(url,div) {
	$.ajaxSetup ({ cache: false }); //ficava sempre a do cache, para garantir coloquei aqui
	$("#"+div).load(url);
}

Compartilhar este post

Link para o post

o AJAX não é para pesar, mas dá uma olhada neste link

AJAX serve para melhorar o desempenho para todos, seja do sobrecarregado servidor ou do usuário que ainda utiliza modem, AJAX não é um framework, tecnologia, API ou biblioteca. AJAX é uma técnica que pode envolver o uso de várias tecnologias (Javascript, XML, DOM, etc).

um péssimo exemplo é quando temos mega formulários em alguns sites e o submit é uma chamada usando AJAX. Se não utilizar um framework decente, isso dá um trabalho enorme para implementar. E o que ganhamos com isso ? Mais manutenção, o ganho de desempenho é minúsculo. Os vários dados do formulário terão que ser enviados de qualquer forma, todo um processo de parse deve ser feito via javascript e parse de dados é algo que o próprio browser já faz naturalmente ao fazer o submit, ou seja, apenas processando à toa.

Então devemos pesar bem quando utilizar a técnica, pode até ser para algo bonitinho, mas vale mesmo a pena ganhar mais manutenção ? Pense sempre em desempenho e não perca a usabilidade de vista.

Compartilhar este post

Link para o post

O que aconteceu nesse artigo parece que está acontecendo cmg agora

Me contrataram para colocar tudo em Ajax, pensando que ia ganhar desempenho, até eu pensei que ia ficar mais rapido

Fiquei estudando 1 mes o Jquery para csg montar uma estrutura legal para o projeto

Realmente, fiz tudo em Ajax com Jquery, tudo estruturado e ficou lento e o cliente nao gostou

Vou colocar tudo em Frame, vamo ver o que vai dar

Compartilhar este post

Link para o post

é como citei no link "Aplicativos online feitos em AJAX desapontam usuários", dependendo do foco eu também ja senti uma certa demora na aplicação, coloca ao inves de frame põe em <div></div>, usando tableless

Compartilhar este post

Link para o post

mateushim, ainda dentro desse tópico e aproveitando sua deixa, gostaria de saber mais detalhadamente como você fez esta estrutura em MVC, tenho alguns projetos para desenvolver em ASP, e programo no mesmo há uns 3 anos mas ainda não tive tanta a coragem de meter a cara e pensar em como fazer isso ... até então meu código andava meio "espaguete"

Atualmente tenho desenvolvido no CakePHP (framework PHP), e tenho visto o quanto otimiza a aplicação não só na questão de rapidez e usabilidade como também na manutenção...

Então gostaria que se possível me mandasse pm, ou me adicionasse no MSN (tenho ele no perfil) para trocarmos uma ideia para saber mais a fundo como chamou os elementos na página se utilizou apenas HTML nas "views" (que é o correto, sem processamento) entre outros...

Agradeço!

Abração

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.