Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Victor Ferreira

Formatar texto dentro de Textarea ou afins

Recommended Posts

Pessoal, a minha intenção é a mais fácil de entender possível: estou querendo construir um editor de texto para o navegador exatamente como este que estou utilizando agora para criar a thread. Isto é, o usuário deve poder colocar texto e depois formatá-lo (bold, italic etc).

O primeiro problema apareceu quando, num teste, tentei criar um <strong> ou <b> dentro do textarea onde o pessoal iria digitar o texto que seria, posteriormente, submetido ao servidor etc.

O que aconteceu: virou texto plano, ficou exatamente como estava escrito dentro do editor html: <textarea...><b>texto aqui</b></textarea>

A intenção é, que quando o cara 'ligue' o Bold, por exemplo, ou selecione um texto e pressione Bold, chame um javascript, que passaria dinamicamente pro PHP os parametros que ele deveria formatar e depois apresentar na tela.

Então, como eu vou conseguir, através de PHP ou Javascript, formatar esse texto ai, se não dá pra renderizar o negrito dentro da tag TEXTAREA? Alguém sabe ou já fez este trabalho alguma vez?

Grande abraço!

@edit

gostaria de uma solução PHP/HTML/CSS/Javascript. Se entrar em Applets, eu teria que começar a estudar Java antes do que ue estava programando, ai vou deixar o projeto pra mais tarde.

Abração!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

hehehhe Sei desse problema.

Fui ver o código do Gmail uma vez e descobri que para fazer desse jeito que você quer (que é igual ao do Gmail) é usado iframe com uma interação com JavaScript.

Aqui no fórum é assim: é feito um tag (denominado BBCode) e quando o post é submetido, todo ele passa por uma análise e o PHP pega o que vai ter [ b ], por exemplo, e transforma em <b>.

Quer fazer de qual jeito? Movo pra JavaScript ou PHP? Você quem sabe.

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que para PHP. em Javascript eu me garanto um pouco mais. a Dificuldade maior vai ser lá no servidor, que vai tratar de formatar o texto.

Compartilhar este post

Link para o post

O que aconteceu: virou texto plano, ficou exatamente como estava escrito dentro do editor html: <textarea...><b>texto aqui</b></textarea>

como o que foi submetido, foi gravado no teu banco de dados?

< .. >  ? ou < .. >

pode te ajudar:

http://br2.php.net/html_entities

A intenção é, que quando o cara 'ligue' o Bold, por exemplo, ou selecione um texto e pressione Bold, chame um javascript, que passaria dinamicamente pro PHP os parametros que ele deveria formatar e depois apresentar na tela.

? porque ?

para fazer a exibição em tempo real, realmente não dá para 'formatar o textarea'.

Os editores famosos:

TinyMCE

CKeditor..

fazem isso criando iFrames, e sei lá oque mais ^_^

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.