Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

celi

Como colocar aqueles links: conteudo.asp?id=25

Recommended Posts

Então galera estou aqui novamente e pra variar com uma nova pergunta. Bom sou iniciante e estou pelomenos tentando montar meu primeiro site, gostaria de saber como faço para aparecer aqule link exemplo: ao invés de aparecer contato.asp aparecer deste jeito index.asp?id=25.

Alguem poderia explicar?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Celi,

Para isso você deve usar uma querystring, leia a respeito, qualquer dúvida poste aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Saudações Celi,

recentemente eu precisei de algo parecido, veja só:

Tenho uma página index.asp que tem um menu. Neste menu tem link para outras páginas que eu gostaria que fosse aberta dentro desta página index.asp

Ex.:

código de está no menu da página index.asp

<div id="menuesquerdo">
            <ul id="menu">
             <li><a href="index.asp" title="Página Inicial">Página Inicial</a></li>
             <li><a href="index.asp?link=diretores" title="Diretoria" target="_parent">Diretoria</a></li>
             <li><a href="index.asp?link=instituto" title="Conheça o Instituto">O Instituto</a></li>
             <li><a href="index.asp?link=serviconline" title="Serviços Online para os Segurados">Serviços Online</a></li>
             <li><a href="index.asp?link=legislacao" title="Legislação">Legislação</a></li>
             <li><a href="http://www1.previdencia.gov.br/sps/app/draa/draa_default.asp?tipo=1" title="Avaliação Atuarial">Avaliação Atuarial</a></li>
             <li><a href="index.asp?link=noticias" title="Notúcias">Notícias</a></li>
             <li><a href="index.asp?link=duvidas" title="Dúvidas">Dúvidas</a></li>
             <li><a href="index.asp?link=conta" title="Prestação de Contas">Prestação de Contas</a></li>
             <li><a href="index.asp?link=fale" title="Fale Conosco">Fale Conosco</a></li>                                         
          </ul>
      </div>    

Página index.asp

Quando você clicar no menu acima (que estará dentro da página index, o navegador irá abrir novamente a página index.asp e executará os select case abaixo, até encontrar o valor da variável que irá chamar a página que você deseja. Veja o conteúdo restante da página index.asp:

<body topmargin="0">
<div id="geral">
	<div id="conteudo">
		<div id="topo">
		<!--#include file="topo.html" -->
		</div>
        <!--#include file="menu.asp" -->
 <% 
Dim link '****Aqui eu crio a varivel
link=Request.QueryString("link") '****Aqui eu pego o valor que veio na url do site acionado pelo clique no menu%>
    <%
	Select case link '***agora eu faço uma condicional, baseado no contedo da varivel
	case "diretores" ' caso a varivel tenha a palavra: diretores, execute a lina de baixo:
	server.Execute("executepgdiretores.asp") 'este comando faz com que seja executado o arquivo dentro do parenteses e este arquivo tem um <!--#inlcude file="nomedoarquivo.asp"-->)
	case "instituto" ' ****idem
	server.Execute("executepginstituto.asp") '****idem
	case "legislacao" ' ****idem
	server.Execute("executepglegislacao.asp") '****idem
	case "serviconline" ' ****idem
	server.Execute("executepgserviconline.asp") '****idem
	case "requerimento" ' ****idem
	server.Execute("executepgrequerimento.asp") '****idem
	case "noticias" ' ****idem
	server.Execute("executepgnoticias.asp") '****idem
	case "duvidas" ' ****idem
	server.Execute("executepgduvidas.asp") '****idem
	case "contas" ' ****idem
	server.Execute("executepgcontas.asp") '****idem
	case "processo" ' ****idem
	server.Execute("executeprocesso.asp") '****idem
	case "conta" ' ****idem
	server.Execute("executepgconta.asp") '****idem
	case "ctc" ' ****idem
	server.Execute("executectc.asp") '****idem
	case "fale" ' ****idem
	server.Execute("executepgfale.asp") '****idem
	case else '**** caso a varivel esteja vazia, inclua a pgina index original
	server.execute("executepginicial.asp")
	end select
    %> 

<div class="clear"></div>
</div>
<!--#include file="rodape.asp"-->

</div>

</body>
</html>

É isso... expliquei meio por cima... é claro, não sou um exímio conhecedor de asp e como você estou aprendendo... mas já faz uns bons anos que estou nessa.

Vai postando aí as dúvidas.

boa sorte

Jardel

Compartilhar este post

Link para o post

complementando, O Request.QueryString é similar com o Request.Form e a sua definição formal é quase idêntica também:

Request.QueryString(elemento)[(index)|.Count]

Aquando de lidarmos com o objeto Request nós estamos a aceder a informação dado ou devolvida por um cliente. O acesso por QueryString é a informação que está a seguir ao URL na barra de endereço do browser. Para começar vamos ver um exemplo prático.

num dilema : vou alterar o index da minha página por cada vez que existem novas sub-páginas, ou fazer algo para o fazer automaticamente? Eu claro, escolhi o último. Aqui está como. Quase todo o link na minha página default.asp é composta da seguinte maneira:

verifica.asp?pagina=<nome da página aqui>

O script verifica.asp vai então validar se a página pedida existe, e se isso acontecer ele vai redirecionar a pessoa à mesma, senão para uma outra que tem o símbolo de estar em construção. O código é o seguinte.

Arquivo verifica.asp:

<%
Response.Expires=0
pagina=Request.QueryString("pagina")
path = Server.MapPath(pagina)
Set fs = Server.CreateObject("Scripting.FileSystemObject")
If Not fs.FileExists(path) Then
Response.Redirect "construcao.asp"
Else
Response.Redirect pagina
End If
%>

Response.expires=0 diz aos proxies e browsers para não fazer cache à página. A próxima linha é o foco deste artigo. Na mesma eu peço o nome da página dada pelo link na variável pagina. Então posso usar a mesma para o processo que vou fazer. Em particular eu faço um assign do path da path real do ficheiro usando o método Server.MapPath e então testar a existência do mesmo usando o objecto Scripting.FileSystemObject. Se a página existe então fazemos o Response.Redirect (que serve para redirecionamento) para enviar o utilizador para o objetivo.

De volta ao Request.QueryString. Este método de passar a informação pode ser usada de duas maneiras, com dois objetivos diferentes em mente. Vimos o primeiro e vamos agora passar ao segundo. Se já leu o meu artigo sobre o Request.Form, vai notar que existem dois formulários de fazer posting ao form:

<form name="nome_do_form" action="página" method="post_ou_get">

Depois de dado o valor pelo método de atribuição, o browser vai passar toda a informação para o servidor para o link pedido, assim como nas headers de HTTP. Para aceder a esta informação por ASP, tem de usar a coleção Request.QueryString da mesma maneira do Request.Form. Vamos então ver com mais algum detalhe:

<form method="get">
Your name<input type="text" name="name"><br>
Your age<select name="age">
<option value="0">Under 18</option>
<option value="1">Between 18 and 23</option>
<option value="2">Between 24 and 45</option>
<option value="3">Older than 45</option>
</select>
</form>

Este pequeno formulário de HMTL é a base da nossa discussão. Vamos dizer que temos um script que aceita o nosso form. E que queremos que a informação recolhida do user para variáveis. Então o código será:

<%
name=Request.QueryString("name")
age_classe=Request.QueryString("age")

%><html>
<head>
<title>QueryString Example</title>
</head>
<body>
your name:<%=name%><br>
You are aged <%
Select Case age_classe
Case 0
Response.Write "under 18 years."
Case 1
Response.Write "between 19 and 23 years."
Case 2
Response.Write "between 24 and 45 years."
Case 3
Response.Write " more than 45 years."
End Select
%>
</body>
</html>

Compartilhar este post

Link para o post

Então galera estou aqui novamente e pra variar com uma nova pergunta. Bom sou iniciante e estou pelomenos tentando montar meu primeiro site, gostaria de saber como faço para aparecer aqule link exemplo: ao invés de aparecer contato.asp aparecer deste jeito index.asp?id=25.

Alguem poderia explicar?

você vai trocar a url correta pela url errada

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.