Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

EUA estudam investigar Apple por antitruste, diz fonte

Recommended Posts

EUA estudam investigar Apple por antitruste, diz fonte

Reuters

Por Gabriel Madway

SAN FRANCISCO (Reuters) - Reguladores norte-americanos estão considerando abrir uma investigação para determinar se a Apple está violando leis antitruste ao exigir o uso de seus próprios programas para desenvolver aplicativos para iPhone e iPad, afirmou uma fonte próxima ao caso na segunda-feira.

A Apple protagoniza no momento uma disputa com a Adobe Systems, fabricante do popular software Flash, usado em vídeos e games na Internet.

Embora o Flash seja praticamente onipresente na Internet, a Apple afirma que o programa usa muita bateria e o presidente-executivo da gigante de computação, Steve Jobs, disse na semana passada que o software não poderá ser usado no iPhone ou iPad, nem como ferramenta para a criação de aplicativos para os aparelhos.

A Apple vendeu mais de 50 milhões de iPhones desde que o smartphone foi lançado em 2007, e 1 milhão de iPads desde 3 de abril, quando chegou às prateleiras. A popularidade dos aparelhos implica em uma maior fiscalização das operações da Apple no segmento móvel.

Os responsáveis por fiscalizar violações à lei de antitruste nos EUA são a Comissão Federal de Comércio e o departamento de Justiça, mas ainda não foi decidido qual dos dois órgãos investigará a Apple, disse a fonte, que aceitou falar sob condições de anonimato devido a razões de negócios.

O jornal New York Post foi o primeiro a noticiar o interesse das agências reguladoras nas políticas da Apple. O diário informou que os dois órgãos estariam negociando qual irá cuidar da operação, e a decisão deve sair em breve.

"O que eles (Apple) estão fazendo é claramente anti-competitivo ... Eles querem apenas uma via e querem cobrar pedágio nessa via", disse o ex-diretor de políticas da Comissão, David Balto.

A Apple, a Adobe e o departamento de Justiça não quiseram comentar o caso. Já a Comissão não respondeu a pedidos.

A Apple já foi investigada pela Comissão recentemente por outras razões. Sob pressão de outros membros da Comissão, o presidente-executivo do Google, Eric Schmidt, renunciou o cargo de diretor do conselho no ano passado.

Após meses de brigas, a disputa entre Apple e Adobe estourou na semana passada após Jobs publicar uma carta aberta em que critica o software Flash por ser inadequado ao uso em aparelhos móveis.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia-e-games/noticia/2010/05/eua-estudam-investigar-apple-por-antitruste-diz-fonte.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apesar de tudo, estou com a Adobe, a Apple que se vire em relação a bateria, em relação a segurança os aparelhos deles são desbloqueados 1, 2 dias depois de começarem a ser vendidos, em relação a segurança do flash não é tão grave assim como o Jobs disse, se fosse assim o flash não estaria na maioria dos sites, para mim o mesmo risco que o flash tem outros plugins tb tem, inclusive plugins como firefox, recentemente crhome e por ae vai, a questão é educar os usuários para não ir clicando e aceitando tudo o que aparece na frente do PC.

TO COM O FLASH!

Compartilhar este post

Link para o post

Entendo o lado do jobs e até acho que até certo ponto esta certo mas quanto a proibição do uso do flash não acho certo, poderia alertar seus usuários sobre as desvantagens mas não impedir de usar as vantagens

Compartilhar este post

Link para o post

Eu discordo! To com o Jobs e não abro.

A Adobe não se preocupa em melhorar o Flash pra Mac, e eu sei por experiência própria.

O problema é que a Adobe tá começando a ficar incomodada por que vende-se iPhone, iPad e Ipod como nunca e eles estão ficando de fora. Agora querem apelar.

Não sinto nem um pouco de falta do flash no meu iPhone.

Se o site está em flash e não consigo ver, azar do dono do site, vou pra concorrência.

Pra mim, que venha o HTML5 com tudo. (Até a M$ já embarcou nessa onda de apoio ao HTML5)

:)

Compartilhar este post

Link para o post

A acusação antitruste não tem a ver com a Adobe, mas sim por práticas ilícitas de monopólio em relação ao iPhone, operadoras de telefonia móvel e AppleStore.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais esquentou por causa dessa briga besta da Apple, engraçado que o Stive antes não reclamava, so depois que começou a bloquear nos dispositivos moveis o uso do flash, por que ele não bloqueia no Safari? se a causa principal seja o MAC?

O que ele quer mesmo é não jogar produtos que não sejam da apple no dispositivos moveis e se pudesse fazer o mesmo no MAC faria.

Compartilhar este post

Link para o post

Ele reclamava antes sim Patrique, e a Adobe nem dava bola.

Mas antes não tinha iPhone e iPad, hoje tem.

Ai a Adobe sentiu-se incomodada. Mas tem bastante gente que tá "contra" ela. É bom fazer algo logo.

No fim, quem perde são usuário de Mac e de Flash. Como já disse, iPhone não precisa ter flash (só se for na camera) :)

Mais esquentou por causa dessa briga besta da Apple, engraçado que o Stive antes não reclamava, so depois que começou a bloquear nos dispositivos moveis o uso do flash, por que ele não bloqueia no Safari? se a causa principal seja o MAC?

Compartilhar este post

Link para o post

Não sou usuário MAC, talvez por isso nunca antes havia escutado que o flash não era 100% nos MACs, fui saber disso a pouco tempo.

Particulamente não sei se este HTML5 poderá chegar perto da interatividade que o flash chega e também ninguém sabe se vai vingar ou não, muito se fala e talz mais até agora nenhuma certeza.

Mais é isso o jeito é deixar essa briga de cachorro grande e so assistir de camarote hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza!

E ainda rola muita coisa desse assunto.

Mais é isso o jeito é deixar essa briga de cachorro grande e so assistir de camarote hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.