Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marcelo de Assis

[Resolvido] Diferenças WebForms x MVC 2

Recommended Posts

Olá!

Pessoal, estamos(aqui na empresa) migrando parte de um sistema enorme que até o momento havia sido feito com PHP com um sistema de Templates(TBS).

Devido à produtividade deixando a desejar, resolvemos prosseguir o projeto com .NET usando Visual Studio.

Fomos apresentados ao Visual Studio com WebForms, e gostamos bastante do nível de produtividade, arrastar componentes e não ter muita preocupação com scripts dos lados.

Mas nos foi cogitado usar o MVC 2, mas parece que ele não suporta essas facilidades que eu falei.

O que vocês me recomendam, sabendo que a nossa prioridade seria agilidade de desenvolvimento e aprendizado?

Agradeço de antemão! ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O MVC também sera produtivo, mas para construir telas simples e sem frescuras, tenho pouco conhecimento, mas os poucos testes que fiz om MVC quando tinha que implementar algo na tela da um pouco de trabalho, eu que já acostumei a trabalhar com camadas, não gosto nada da idéia de misturar código html com codigo de programação.

Pode até ser mais produtivo, mas acredito que vai exigir mais conhecimento dos desenvolvedores.

Abraços...

Compartilhar este post

Link para o post

Como o quintelab falou, vai exigir mais conhecimento dos desenvolvedores.

A MS tentou criar o ambiente WinForms para a web (dai o nome WebForms), e conseguiu. Você arrasta aqui e solta ali, puxa um datasource e está pronto uma grid com paginação e ordenação. Olha este quote aqui, do Rob Cornery, funcionário na Microsoft:

"WebForms is a lie. It’s abstraction wrapped in deception covered in lie sauce presented on a plate full of diversion and sleight of hand. Nothing you do with Webforms has anything to do with the web – you let it do the work for you.

(…) You’re working in a lie. The web is *not* stateful and works with this stuff called HTML sent across wires using another thing called HTTP (…)"

Fonte1: http://blog.wekeroad.com/blog/i-spose-ill-just-say-it-you-should-learn-mvc/

Fonte2: http://unplugged.giggio.net/unplugged/post/Webforms-e-uma-mentira.aspx

Obs.: Leia o post inteiro, tem 7 motivos para usar MVC ao invés de WebForms.

Pois é, se o próprio integrante da MS fala que o WebForms é uma mentira, você já consegue tirar suas conclusões.

Depois que eu comecei a usar o MVC1 (nunca usei o 2), eu cheguei a um conclusão, não volto mais para WebForms.

Não vou dizer nunca, porque é feio. Para protótipos o WebForms é fantástico, você faz um bom protótipo em poucos minutos, com acesso à dados, grid paginada, editável, drag and drop etc. Isso leva horas para ser feito em MVC.

MVC dá mais trabalho, precisa fazer bastante coisa manual, mas o código fica limpo (se bem escrito). Tanto o HTML quanto o C#. O MVC já te obrigado a deixar tudo separado em camadas, o que é bom. E outra, WebForms é um pesadelo para WebDesigners, já que o HTML é gerado pelo WebForms, nunca se sabe o que será cuspido pelo WebControl.

Sobre misturar HTML com C# (famoso Spaghetti), sim, é horrível, mas tem soluções elegantes, tipo assim:

http://blog.wekeroad.com/blog/asp-net-mvc-avoiding-tag-soup/

Obs2.: Sou meio suspeito para falar WebForms x MVC, sou muito fã do ASP.NET MVC, talvez a opinião de um fã ASP.NET WeForms possa ter dar mais algumas dicas.

Compartilhar este post

Link para o post

Foi bom o Oenning postar pois tem mais conhecimento de MVC, mas eu também não trabalho arrastando componentes para a tela, pelo menos não os de conexão, acho terrível utilizar o acesso a dados desta forma.

Criei meu próprio FrameWork, mas não dispenso o uso de componentes como GridView e DataList.

Abraços...

Compartilhar este post

Link para o post

Foi bom o Oenning postar pois tem mais conhecimento de MVC, mas eu também não trabalho arrastando componentes para a tela, pelo menos não os de conexão, acho terrível utilizar o acesso a dados desta forma.

Criei meu próprio FrameWork, mas não dispenso o uso de componentes como GridView e DataList.

Abraços...

Ah, com certeza. Se for optar por usar WebForms, prefira usar algum ORM ou fazer um pequeno framework próprio para acesso aos dados, usar aqueles <asp:SqlDataSource> é morte na certa.

Sobre o drag and drop, mesmo em WebForms, eu prefiro escrever as tags do que arrastar, acho que me acostumei assim, desde o php :/

Compartilhar este post

Link para o post

Senhores, obrigado pelas opiniões.

Então o MVC é exatamente o que eu pensava.

Agora estamos entre a cruz e a espada, pois precisamos de um bom HTML gerado, mas a equipe ainda não domina o padrão MVC e a nossa atual prioridade seria a agilidade no desenvolvimento.

Vou apresentar os resultados da minha "pesquisa" para a equipe e vou sugerir usarmos inicialmente WebForms, para posteriormente usarmos o MVC.

Abs e obrigado mais uma vez!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.