Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Kamillots

Access - Teletransportando dados

Recommended Posts

Olá todos

Estou tentando fazer um controle de estoque relativamente simples.

Aqui as tabelas e relações de como estou tentando fazer:

Imagem Postada

O fato é o seguinte, criei um formulario chamado Entrada na tabela ControleEntrada com subformulário chamado Compras na tabela de mesmo nome (Compras).Eis a tela do Formulário:

Imagem Postada

Eis a tela do Subformulário

Imagem Postada

Bem, o fato é q sou iniciante nesse ramo e não tenho muito ao que ou a quem recorrer, então gostaria de pedir uma ajuda a vocês se puderem :)

Como podem ver o subformulario consegue puxar os campos da tabela Produto e CodEntrada da tabela ControleEntrada. Mas na verdade eu queria que a coisa funcionasse num sistema de login.

O Funcionário digita o codigo dele e pra tudo q fosse adicionado na segunda tela os dados no campo CodEntrada da tabela Compras seriam sempre o mesmo número.

Por exemplo,

digamos q fiz compras hj e meu codigo de funcionario é 1

ao digitar 1 na primeira tela, a tabela ControleEntrada gerará um numero automatico para o campo CodEntrada (essa é a chave da tabela afinal), digamos que seja 12 como na imagem. Ao apertar 'OK', vamos para a segunda tela: o subformulario, e lá deve já aparecer aquele numero 12, no campo CodEntrada (q tbm gostaria q estivesse bloqueado para q não pudesse ser mudado) então pra todas as vezes q eu adicionar uma 'skol' q seja ali, e apertar 'Salvar e adcionar novo' (o sistema obviamente terá q salvar o registro) e ir para o proximo registro, aonde deve estar automatico o campo CodEntrada preenchido com o numero 12, até q saiam e entrem denovo pela tela Entrada q gerará o numero 13. Entenderam?

Gostaria de saber como faço isso =X

Obrigado a todos espero que possam me ajudar :)

Edit:

Já tentei fazer umas gambiarras, como por exemplo uma macro que copia e cola

Imagem Postada

Mas pra isso eu abro mão de deixar o campo bloqueado e o pior é q só funciona quando quer, normalmente depois de abrir o formulário de entrada o subformulário acaba salvando sozinho não sei porque e enfim...please help *-* xD

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

Aparentemente os relacionamentos das tabelas estão corretos; inclusive ControleEntrada.CodEntrada e Compras.CodEntrada.

Então basta acrescentar o formulário filho - Compras - ao formulário pai - ControleEntrada...

1) Aumentar o tamanho do form ControleEntrada;

2) Abrir em modo design, de maneira que possa visualizar os objetos da barra lateral esquerda;

3) Selecionar e arrastar o form Compras para dentro do form ControleEntrada;

4) Pronto...

Como o relacionamento já está feito, o Access fará o link automáticamente, mas caso não ocorra...

1) Selecionar as propriedades do form Compras;

2) Ir até a aba dados;

3) Digitar "CodEntrada" em Campo mestre e campo filho;

4) Pronto...

Sempre que abrir o form ControleEntrada - e cadastrar alguma informação - o form Compras entenderá que o CodEntrada deverá ser o mesmo.

Acho que era isso...

PS: "Vida longa e prospera."

Sem mais,

Julien Sorel

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, obrigado por responder :)

mas acho q um de nós não entendeu alguma coisa pq isso não funcionou :S

Nem o arrastar/soltar (pois aparece até o cursorzinho de não-permitido) e nem essa idéia de campos pais e filhos...

Olha eu tinha nomeado no formulário os campos com um nome diferente,

O campo de CodEntrada, no formulário Entrada se chamava CodEntrada1 e no formulário de Compras se chamava CodEntrada2...

De qq forma renomeei os campos para CodEntrada somente, abri o formulário Compras no modo design, arrastei o trekinho do formulário Compras lá do painel de navegação pra cima do formulário Entrada e ainda o cursor indicava não-permitido, segurei control, e ele mudou pra um cursor de adicionar, mas ao soltar ele criava uma cópia do formulário Compras no grupo de Compras e mais nada :P

Essa idéia de campos mestre e campos filho na tabela Compras também não mudou nada =(

O que será?? http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/ermm.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Tentei criar um "manual", mas não consegui colar no post - se preferir, basta me enviar uma mensagem informando o seu e-mail que te repasso...

Caso contrário, tenta isto:

Rapaz, obrigado por responder :)

mas acho q um de nós não entendeu alguma coisa pq isso não funcionou :S

Nem o arrastar/soltar (pois aparece até o cursorzinho de não-permitido) e nem essa idéia de campos pais e filhos...

Em modo DESIGN, usando o form pai - "ControleEntrada"...

* Aumente a parte inferior do form;

* Clique no objeto form "Compras" e arraste até a área livre do form pai;

* Pronto.

Olha eu tinha nomeado no formulário os campos com um nome diferente,

O campo de CodEntrada, no formulário Entrada se chamava CodEntrada1 e no formulário de Compras se chamava CodEntrada2...

Não é necessário alterar nenhum campo, o relacionamento das tabelas está correto.

De qq forma renomeei os campos para CodEntrada somente, abri o formulário Compras no modo design, arrastei o trekinho do formulário Compras lá do painel de navegação pra cima do formulário Entrada e ainda o cursor indicava não-permitido, segurei control, e ele mudou pra um cursor de adicionar, mas ao soltar ele criava uma cópia do formulário Compras no grupo de Compras e mais nada :P

Essa idéia de campos mestre e campos filho na tabela Compras também não mudou nada =(

O que será?? http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/ermm.gif

Caso não funcione, informar o seu e-mail; enviarei um "manual"...

Sem mais,

Julien Sorel

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Em resposta a mensagem enviada, tenta isto...

Em enventos, quando o campo "Nome do Produto", da table "Compras" perder o foco, use este procedimento de envento:

form_Compras.CodEntrada = form_ControleEntrada.CodEntrada

Toda vez que você preencher o campo com o nome do produto, o campo CodEntrada ficará iguual ao do "formulário pai".

PS: eu recomendo a utilização de sub-formulários nestes casos...

Sem mais,

Julien Sorel

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.