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João Prado

Nove sugestões para criar logos apresentáveis

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O design de logotipos é um dos aspectos mais difíceis do design. É uma daquelas coisas que você acha difícil separar gosto pessoal de uma boa comunicação e criação de marca. Eis algumas sugestões que deviam ser seguidas quando você está trabalhando em um logo novo.

 

1. Não mostre ao cliente nenhum logo que você não ame

Esta é a regra mais importante. Muitos anos atrás eu tive essa idéia tola que eu mostraria esse “logo animal” junto com “esses dois outros logos toscos para fazer a minha preferida parecer ainda mais animal”. O problema é que o cliente quase sempre escolhe o logo tosco e daí você se ferra ao ter que usar ela. Nunca, nunca, nunca mostre ao cliente um logo que você não ame!

 

 

2. Mostre aos logos em preto e branco APENAS

Eu sempre explico ao cliente que trabalhamos nas cores do logo depois do logo final ser aprovado. O motivo é simples: você não quer dar algo a mais para ele se preocupar. O cliente vai passar um tempo ridicularmente longo apenas pensando no esquema de cores em vez de pensar no que realmente importa, nesse caso a imagem do logo. Com raras excessões, a maioria dos clientes provavelmente irão trabalhar em preto e branco ou apenas uma cor, então o logo precisa ficar bom em preto e branco. E quando digo preto e branco, eu quero dizer preto e branco sem gradientes ou tons de cinza.

 

3. Faça sempre seus logos em formato vetorial Qualquer logo, até mesmo para um site de internet, precisa ser redimensionado para usos diferentes. Fazendo um logo no Photoshop deixa você sem uma base que pode ser utilizada mais tarde. Fazendo seu logo em um programa de desenho vetorial (Adobe Illustrator, Corel Draw, etc) também vai permitir que você “quebre” o logo e utilize os pedaços em outros aspectos do trabalho do seu cliente. Além do mais, você vai ter mais flexibilidade para utilizar o logo em diferentes mídias (outdoor, multimídia, etc) sem perder a qualidade com o bônus adicional de ser mais fácil de editar mais tarde.

 

 

4. Vá direto ao topo Nunca aceite um trabalho onde um comitê de 10 pessoas devem aprovar seu design. Você vai acabar levando um logo ótimo e tornando-o numa gigante poça de m**** em questão de horas ao tentar agradar as 10 pessoas. Descubra quem é o manda-chuva que vai tomar as decisões e trabalhe apenas com ele. Se não há um único manda-chuva, não aceite o trabalho. Você vai se agradecer mais tarde.

 

 

5. Tenha certeza que ele vai funcionar com tamanhos ridicularmente pequenos

Isso vai junto com a regra do preto e branco. Clientes vão querer usar aquele logo em diferentes coisas, inclusive imprimindo-os em canetas e afins. Esse logo precisa funcionar em um tamanho minúsculo! Você talvez até queira pensar em como que o logo vai ficar em um banner alto e magro, num banner quadrado e em um largo. Pergunte-se: é fácil de caber ele em qualquer ambiente?

 

 

6. Evite usar filtros, efeitos e outras piras.

Um logo é um gigante investimento para uma empresa. Criar um logo que segue a tendência ou que é cheio de firulas vai resultar em um logo ultrapassado e tosco no ano que vem. Não estou dizendo para evitar totalmente, mas lembre-se que o logo não pode perder sua identidade se for impresso em um jornal, por exemplo. Para mídias digitais (TV e web) é normal haver versões com efeitos de luz e sombra. Mas a versão final não pode ter estes efeitos como essenciais.

 

 

7. Crie uma arte simples

Não tente fazer um design muito complexo. Não use mais de duas fontes e apenas uma imagem gráfica. Um logo que é complexo demais não serve para nada além de diluir a marca e ficar horrível em tamanhos pequenos.

 

8. Produza filhos Não nesse sentido! Quando você estiver com um design que você goste, veja se é possível usar apenas uma parte do logo. O logo da Coca-Cola é o exemplo perfeito: você pode usar o tipo como também pode utilizar o lacinho que as pessoas ainda vão saber que é a Coca-Cola, embora não esteja explícito. A Apple é outro grande exemplo. Eles deixaram de utilizar a palavra “Apple” junto com o logo anos atrás, mesmo assim você ainda sabe reconhecer qual é a empresa quando vê aquela maçã comida.

 

 

9. Conselho final: pense adiante

Não faça um logo que fique bom apenas em um pedaço branco de papel. Seu cliente provavelmente vai querer utilizá-lo em propagandas, comerciais de TV, outdoors e até quem sabe em um caminhão. Faça um logo que “funcione” com diferentes clientes finais. Verifique se o logo é balanceado. Ele fica bom se colocado no final de um propaganda impressa, sem importar se ele vai ficar a esquerda, centro ou a direita? Fica legal quando ele têm um endereço web debaixo dele? Fica visível em um fundo escuro? Fica bom em um caneco?

 

Claro que regras foram feitas para serem quebradas. Você é o designer, você dita as regras. Mas você precisa supor que o pior pode acontecer, olhar todas as possibilidades e ver o mundo com os olhos do cliente. Mesmo se você não terminar com um logo que mereça ser premiado, você pelo menos vai fazer seu cliente feliz e, com sorte, ter um bom logo em mãos.

 

 

 

 

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