Pablo RD 5 Denunciar post Postado Maio 24, 2010 Oi pessoal. Estive programa uma boa forma de registrar clientes, e registrar os serviços, notas de pedido, e etc.. Comecei fazendo em Excel, mas é muito manual, e tem muita coisa pra registrar, aí fica mais complicado. Pensei no Access, mas ainda não comecei a estudar... Muitas empresas registram tem os seus clientes cadastrados, e todos os seu serviços e tal, eu preciso disso também, então tou pesquisando. 1. Qual a melhor forma de fazer o que eu quero? Access, MySQL, SQL (me expliquem a diferença entre MySQL e SQL por favor), ou algum programa financeiro específico? 2. Onde eu aprendo MySQL (Ou SQL)? Pensei no W3Schools... Lembrando que, meu objetivo é registrar cada cliente, como numa lista, e cada cliente, tenha uma pasta/diretório/nãoseioque contendo todos os serviços que ela pediu. Na verdade, preciso colocar um "Número de Referência" em cada arte que faço no CorelDRAW. Então eu preciso listar os clientes (telefone, endereço...), listar cada serviço (onde estariam as informações de tipo de papel, tipo de impressão, preço...), e listar as notas de pedidos (com data, preço e tal).... Lembrando também, que não importa se eu tiver que estudar um pouco. Se puderem me ajudar, agradeço muito. ^^ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
koga021 0 Denunciar post Postado Maio 25, 2010 Oi pessoal. Estive programa uma boa forma de registrar clientes, e registrar os serviços, notas de pedido, e etc.. Comecei fazendo em Excel, mas é muito manual, e tem muita coisa pra registrar, aí fica mais complicado. Pensei no Access, mas ainda não comecei a estudar... Muitas empresas registram tem os seus clientes cadastrados, e todos os seu serviços e tal, eu preciso disso também, então tou pesquisando. 1. Qual a melhor forma de fazer o que eu quero? Access, MySQL, SQL (me expliquem a diferença entre MySQL e SQL por favor), ou algum programa financeiro específico? 2. Onde eu aprendo MySQL (Ou SQL)? Pensei no W3Schools... Lembrando que, meu objetivo é registrar cada cliente, como numa lista, e cada cliente, tenha uma pasta/diretório/nãoseioque contendo todos os serviços que ela pediu. Na verdade, preciso colocar um "Número de Referência" em cada arte que faço no CorelDRAW. Então eu preciso listar os clientes (telefone, endereço...), listar cada serviço (onde estariam as informações de tipo de papel, tipo de impressão, preço...), e listar as notas de pedidos (com data, preço e tal).... Lembrando também, que não importa se eu tiver que estudar um pouco. Se puderem me ajudar, agradeço muito. ^^ Mysql é o gerenciador de Banco de Dados de uso livre sem a necessidades de compra de licensa,SQLServer e da Microsoft esse voce precisa comprar a licensa. SQL é a linguagem de acesso a esses BAncos citados acima. Acho que a melhor soluçao e aprender com Mysql, agora nao basta apenas aprender a linguagem SQL, voce precisa tambem conhecer uma linguagem de programaçao que devera executar o codigo SQL e assim gerar o resultado formatando o mesmo ao seu gosto. E bom voce estudar o modelor ER Entidade Relacionamento para ter um conceito melhor do que seja um banco, seus relacionamentos, conceitos de Chave Primaria, chave estrangeira pois voce precisará muito disso. Se voce nao souber nada sobre banco de dados e a programaçao que ira utilizar o SQL,, eu te aconselho a contratar o serviço de algum profissional. Depende tambem se esse seu trabalho for algo de uma suprema importancia para o lugar que voce trabalha te aconselho a tomar mais cuidado ainda, se for apenas algo para facilitar a sua vida, ai sim aprendar MYSQL, PHP aprenda o maximo possivel, porque a partir do momento que voce fizer algo assim, logo logo sera chamado para fazer outras coisa legais e mais complicadas. kkkkk um exemplo do que eu estou falando em seus estudos no modelo ER em Banco de dados. Cada cliente possui um identificador Unico, chamado chave primaria TABELA CLIENTE (INICIO) chave_Primaria nome 1 Joao 2 Andre 3 Marcos 4 Joaquina TABELA CLIENTE (FIM) TABELA PRODUTOS (INICIO) chave_primaria nome 1 Escova de Cabelo 2 Pasta de Dente 3 Teclados 4 Mouse TABELA PRODUTOS (FIM) TABELA VENDAS_PRODUTOS (INICIO) id_venda chave_estrangeira_cliente chave_estrangeira_produto 1 1 1 1 1 2 1 1 3 2 2 3 2 2 4 TABELA VENDAS_PRODUTOS(FIM) Cada tabela possui um identificador Unico(chave primaria), onde esse sera o identificador do produto. E a tabela VENDAS_PRODUTOS possui um campo id_venda(nao é chave primaria), é apenas um campo para identificar o numero da compra, e duas outras colunas (chave_estrangeira_cliente e chave_estrangeira_produto) sao chaves estrangeiras, ou seja sao chaves unicas de outras tabelas que voce ira utilizar na sua tabela VENDAS_PRODUTOS a fim de identificar quem comprou e o que comprou. na tabela VENDAS_PRODUTOS tivemos 2 compras 1ª Cliente JOAO comprou 3 produtos (1,2,3 Escova de cabelos, pasta de dente Teclados) 2º Cliente ANDRE comprou 2 produtos (3,4 Teclados e Mouses) Essa e uma noçao basica de Banco de dados que voce deverá dominar, não sendo dificil, porem para fazer algo que possa afetar seu local de trabalho, e melhor saber o que está fazendo. abraço Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
h4v3st 1 Denunciar post Postado Maio 25, 2010 Pablo começe estudando sobre modelagem de banco de dados (entidade-relacionamento), você precisa entender como funciona a estrutura do que pretende desenvolver e depois começe estudar os comandos SQL. Como nosso amigo koga disse, o MySQL é um gerenciador de banco de dados gratuito, o que é uma vantagem em relação aos outros. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites